Reviews Séries & TV 

O Livro de Boba Fett | Review: Capítulo 2 – As tribos de Tatooine

E temos um novo episódio de O Livro de Boba Fett na área. A estrutura desse novo episódio seguiu a mesma do primeiro – vimos as cenas na cidade e flashbacks da vida no deserto de Boba depois dos eventos vistos nos filmes. Mas pelo menos a trama não ficou indo e voltando e o episódio 2 focou em seus minutos iniciais na resolução de quem que enviou os guerreiros que conhecemos anteriormente para atacar a comitiva de Boba Fett e também em mostrar como ele, lá no passado, estreitou sua relação com os seres do deserto, no mais Duna que O Livro de Boba Fett já foi até então, onde o episódio e até mesmo conseguiu fazer um paralelo interessante com a aparição do mesmo lá no segundo ano de The Mandalorian.

Mas o que de bacana o capítulo 2 – As Tribos de Tatooine entregou? Mais cenas no deserto, um Chewbacca do mal, e um trem desgovernado.

ALERTA DE SPOILER!

Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos da série/filme. Continue a ler por sua conta e risco.

Foto: Lucas Film

Como vimos no episódio 1 (leia nossa review aqui) os primeiros momentos de Boba FettFennec Shand (queremos mais cenas para a Ming-Na Wen) na liderança de Tatooine não vão ser os mais tranquilos.

Descobrimos enfim quem são os mascarados com os escudos vermelhos que atacaram a dupla: eles fazem parte da organização da Ordem dos Assassinos Night Wind!

Legal!. Mas quem os contratou?  Essa pergunta já é rapidamente introduzida e desenvolvida dentro dos primeiros minutos do episódio, isso que eu chamo de um roteiro ágil e que não perde tempo. O único membro que sobreviveu é feito de prisioneiro, e Fennec brinca sobre eles terem a fama de serem durões, o que gerou uma cena bem divertida na medida que o personagem dá com a língua nos dentes e diz que o Prefeito (tínhamos conhecido o mordomo dele antes lembram?) foi o responsável. Assim, Boba e Fennec partem em comitiva para visitar o personagem e mostrar para o espectador quem é essa figura tão misteriosa.

A parte mais legal do arco do presente fica com os personagens que conhecemos no episódio 1 tentando se livrar da culpa e da resposta que abriu o episódio. Tanto o Prefeito quanto a dona do Bar, a Madame Garsa (Jennifer Beals de volta!) , tentam convencer Boba que estão do lado dele. O Prefeito e sua voz estranha, mais com uma composição de figurino, maquiagem e efeitos práticos muito bacana, até paga o tributo prometido no episódio 1. O jogo político só se intensifica com a chegada dos primos do falecido Jabba the Hutt e seu guerreiro, um tipo de Chewbacca do mal – onde nas buscas aqui descobri que o personagem é chamado Black Krrsantane e que veio dos quadrinhos de Star Wars! Um easter-egg bacana, mas não ainda no nível que gostaríamos. – que colocam a banca para cima de Boba.

Tirando os efeitos visuais um pouco duvidosos em relação a criação da figura mais encorpada dos gêmeos (nos filmes Jabba era realmente asqueroso!), eu estava super engajado com o episódio, e tipo AGORA VAI! ai Boba voltou para a câmara das memórias e eu pensei: Ih.

Foto: Lucas Film

E foi isso mesmo que aconteceu. O episódio voltou exclusivamente sua trama para o passado. Foi legal ver o plano deles para impedir o trem de avançar pelas dunas do deserto? Foi demais. Mas a trama no presente me parece tão mais interessante. Eu culpo a pandemia que possivelmente não deixou a produção ter muitas cenas na cidade. E assim como em Duna, vimos Boba conquistar seu espaço no meio do povo do deserto, não por medo, mas sim com respeito. 

Afinal, não é todo dia que alguém te ensina a pilotar uma moto do espaço e você pode enfrentar um grupo de guerreiros em um trem em movimento, não é mesmo? Em termos de trama, a invasão ao trem até que foi interessante e nos trouxe um pouco mais de ação para o episódio, sem dúvidas. E navegar dentro da mitologia de Boba até que tem sido um bom veículo para Temuera Morrison colocar uma dramaticidade para o personagem, até mesmo quando temos o personagem com um lagarto dentro do nariz e um ritual de passagem dos mais malucos.

Por enquanto O Livro de Boba Fett, particularmente para mim, a série tem sido uma experiência morna, mas como falei no texto do primeiro episódio, 2022 apenas começou para os fãs de Star Wars. 

O Livro de Boba Fett exibe seus episódios todas às quartas-feiras no Disney+.