Destaques Reviews Séries & TV 

O Livro de Boba Fett | Review: Capítulo 1 – Um Estranho Numa Terra Estranha

A nova série Star Wars chegou no Disney+ e traz de volta, mais uma vez, um personagem conhecido da franquia. Aqui o lendário Boba Fett, visto na trilogia original, e depois na série The Mandalorian, está de volta. E com uma série só dele. É o sonho de todo personagem coadjuvante com 5 minutos de tempo de tela. Um presente de Natal atrasado para o personagem e para os fãs da franquia que esperaram o ano todo por conteúdo de Star Wars em live-action.

Na atração temos o ator Temuera Morrison como o personagem que está muito bem aqui mas não dá para deixar não se perguntar: será que um personagem secundário e com pouco destaque como Boba Fett tem chances de sustentar uma atração na plataforma?

Como vimos com The Mandalorian, existe sim a possibilidade de se contar novas histórias dentro do Universo Star Wars sim, só é preciso ter tempo para desenvolver a trama, os personagens, e principalmente saber como encaixar a história apresentada dentro da vasta linha do tempo da franquia. O Livro de Boba Fett, pelo menos nesse primeiro episódio, nos parece levar novamente para o Universo da franquia enquanto esperamos pela artilharia pesada que vem por aí como a série do Andor, Obi-Wan Kenobi e de Ahsoka.

É como se fosse um aperitivo antes do prato principal. Em poucas doses você acaba por se divertir e curtir o momento. Afinal, o capítulo 1 – Um Estranho Numa Terra Estranha deixou o espectador comendo poeira (do deserto!) na expectativa de entregar alguma coisa bombástica no seu final como foi com o primeiro episódio de The Mandalorian. O nível de segredo foi o mesmo, uma campanha de marketing simples, sem episódios liberados pela imprensa, e um o que será que vem aí? foi se criando nas últimas semanas. O Livro de Boba Fett não entregou nada que valesse todo esse auê, por que no final não tinha nada de concreto para entregar. 

Mas o que o capítulo 1 entregou e que vale a pena dar o play? Cenas no deserto, lutas intensas e um bar nos confins da galáxia.

ALERTA DE SPOILER!

Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos da série/filme. Continue a ler por sua conta e risco.

Foto: LucasFilm

Em primeiro lugar, com esse primeiro episódio de O Livro de Boba Fett, os fãs da franquia tiveram a resposta para uma certa pergunta que rondava o personagem desde Star Wars – Episódio VI –  O Retorno de Jedi: como Boba Fett conseguiu sair vivo de dentro da criatura conhecida como Sarlacc Pit? Foi a última vez que nos filmes vimos o personagem. E então O Livro de Boba Fett narra a história do personagem em duas linhas do tempo, uma no passado em que vemos o personagem tentar sobreviver ao deserto, suas armadilhas e desafios e uma nos tempos presente da série em que ele e Fennec Shand (Ming-Na Wen) assumiram o controle da região que era dominada por Jabba the Hutt e Bib Fortuna.

Assim, vemos a dupla nos primeiros dias como os novos lordes do crime onde o episódio vai e volta na história de Boba e como ele chegou onde está. Ao colocar o protagonista na tal câmara que ativa suas memórias e serve para ajudar na sua recuperação (aliás é a mesma que apareceu em Star Wars – Episódio V- O Império Contra-Ataca) podemos ir e voltar na história. Por mais que a trama do presente seja mais interessante na medida que conhecemos outras figuras importantes que devem ajudar, ou atrapalhar, o caminho de Boba e Fennec ao longo dos episódios.

“Jabba governou impondo o medo e pretendo governar impondo respeito.” afirma ele em uma passagem do episódio. Depois de reuniões com os membros do crime, um breve conflito com um representante de um dos líderes do local, e uma visita para um bar no meio da cidade – liderados por um rosto conhecido, o da atriz Jennifer Beals, onde temos a dupla de protagonistas saírem com os capacetes cheios de dinheiro – vemos que eles vão ter um certo problema sim agora que assumiram o “trono” do lugar.

Foto: LucasFilm

E aliás o que acontece depois, foi a parte mais legal do episódio, sem dúvidas, o combate dos dois com os guerreiros que empunhavam escudos vermelhos foi muito boa e trouxe uma certa sensação de perigo para eles que acho que não estavam esperando. Já na parte do passado vemos que quem espera sempre consegue alguma coisa. Afinal, temos Boba preso por criaturas do deserto junto com um outro personagem da raça Rodian. E efetivamente vemos Boba trabalhar para fugir do local e despistar o animal feroz que os vigia. Que ódio dessa criatura. Mas quando eles partem em busca de água, acabam por encontrar uma ameaça muito maior, e com mais garras do que eles imaginavam. Foi quase como um ataque do Godzilla!

Sem nenhuma conexão imediata com os eventos de The Mandalorian, ou algum easter-egg realmente bacana como foi a chegada do Baby Yoda, O Livro de Boba Fett até que entrega um episódio interessante, mesmo que apresente um nada impactante ou que te faça querer assistir o próximo logo de cara. Talvez seja o momento em que a série foi lançada, na última semana de 2021, num ano em que o Disney+ ficou povoado por produções da Marvel Studios. No final, ao julgar por esse primeiro episódio apenas, O Livro de Boba Fett acaba por mostrar que tem sim um  potencial para entregar uma boa história Star Wars. Nada deve ser pior que Han Solo.

O Livro de Boba Fett exibe seus episódios todas às quartas-feiras no Disney+.