Bilheteria | Garfield come lasanha e a concorrência

0
58

A estratégia da Sony Pictures de antecipar o lançamento do novo filme do gato Garfield deu certo. A animação Garfield – Fora de Casa abriu em 18 mercados internacionais antes da estreia nos EUA marcada para o Feriado do Dia Memorial no final do mês.

O longa estreou com US$ 22 milhões em todo mundo [via BoxOfficeMojo]. Foram US$8.4 milhões no México e US$ 3,2 milhões na Espanha. [Via Exhibitor Relations Co.] E o Brasil se mostrou um mercado importante para o lançamento antecipado do filme. Foi revelado que o país está no Top 5 mercados com maior fandom do Garfield no mundo. São 98% de reconhecimento de marca. [Via Portal Exibidor].

E a decisão da Sony Pictures em antecipar o longa foi extremamente acertada. Uma vitória para o estúdio depois de Madame Teia. Afinal, por enquanto Garfiled – Fora de Casa será a única animação de um major estúdio em cartaz e isso até a metade de junho com a estreia de Divertida Mente 2 (Disney). E se deu certo com Kung Fu Panda 4 (Universal Pictures) que já levou mais de 2 milhões de pessoas (números abaixo) imagina com o Garfield.

E isso, claro, refletiu nos números de estreia de Garfiled – Fora de Casa no Brasil.

Confira os dados para o período de 02 até 05 de maio aqui no Brasil foram liberados pela Comscore.

Na quarta-feira, no feriado do dia 1º de maio, a Sony Pictures reportou que Garfield – Fora de Casa se tornou o maior dia de abertura de 2024 no Brasil. Além disso, o longa animado também se tornou a maior abertura de uma animação distribuída pela Sony, onde ficou a frente de franquias amadas como Aranhaverso e Hotel Transilvânia.

Com o filme, o dia 1º de maio também se consagrou como a maior quarta-feira do ano. Mas o estúdio não divulgou números, então ficava um pouco difícil analisarmos e comparamos.

Mas agora temos os valores para o final de semana. No período, 326, 25 mil pessoas foram assistir o longa nos cinemas brasileiros o que gerou um faturamento de R$ 6,93 milhões. E se olharmos os valores com as sessões de pré-estreia, Garfield – Fora de Casa levou mais de 540, 11 mil pessoas na abertura no Brasil. Foram R$ 11,47 milhões arrecadados.

Em comparação, Homem-Aranha: Através do AranhaVerso, do mesmo estúdio e lançado em junho de 2023, levou mais de 890 mil pessoas e faturou R$ 18, 46 milhões por aqui. No começo do ano, a animação Wish: O Poder dos Desejos (Disney) levou 356 mil pessoas e faturou R$ 7,72 milhões no final daquela semana. Já Patos! (Universal Pictures), depois de fazer sessões de pré-estreia na virada do ano, estreou com valores acumulados de 378, 28 mil de público e R$ 7,48 milhões arrecadados na semana de 4 até 7 de janeiro.

E o que era para ser o filme do início da temporada de verão, O Dublê (Universal Pictures) estreou com um público de 129 mil pessoas e faturou R$ 2,97 milhões no período. Com as sessões de pré-estreia na terça-feira, 30 de abril, o longa fechou a semana com público de 190, 45 mil e um faturamento de R$ 4,24 milhões. Nos EUA, estreou com US$28,5 milhões. Em todo mundo, o longa abriu com US$65,4 milhões. [via BoxOfficeMojo]

O drama Guerra Civil (Diamond) foi para terceira semana e deve se posicionar entre os maiores lançamentos do estúdio no Brasil. Mesmo que a tal cobiçada meta de levar 1 milhão de pessoas deverá ser difícil de ser batida. No período levou novas 94,84 mil pessoas aos cinemas e faturou novos R$ 2,28 milhões. As salas premium como IMAX parece que tem feito a diferença para o longa. No total, já são 804,09 mil pessoas que assistiram o longa até agora. Um faturamento de R$ 18,68 milhões.

O relançamento de Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma levou 33 mil pessoas aos cinemas. O último longa Star Wars lançado nos cinemas foi em 2019.

A semana começa com Planeta dos macacos – O reinado (Disney) que muitos dizem ser realmente o filme que vai começar a temporada de verão nos EUA. No Brasil, a Disney estima 3 milhões de ingressos vendidos. [via Portal Exibidor] Vamos saber nas próximas semanas se a meta vai se concretizar. Será o único blockbuster em cartaz até o lançamento de Furiosa: Uma Saga Mad Max (Warner Bros) em 23 de maio.

O Top 10 em bilheteria nacional (em números de pessoas no período/total acumulado)

1º lugar – Garfield – Fora de Casa (Sony Pictures) – 540, 11 mil pessoas (incluindo sessões de pré-estreia) ESTREIA DA SEMANA

2º lugar – O Dublê (Universal Pictures) – 190, 45 mil pessoas (incluindo sessões de pré-estreia) ESTREIA DA SEMANA

3º lugar – Guerra Civil (Diamond) – 94,84 mil pessoas no período/804, 09 mil pessoas no total. 3 semanas em cartaz.

4º lugar – Férias Trocadas (Downtown Filmes/Paris Filmes) – 66, 37 mil pessoas (incluindo sessões de pré-estreia) ESTREIA DA SEMANA

5º lugar – The Chosen – Os Escolhidos: Temporada 4 – Episódios 3 e 4 (Paris Filmes) – 47,94 mil pessoas. ESTREIA DA SEMANA

6º lugar – Godzilla e Kong: O Novo Império (Warner Bros.) – 42, 46 mil pessoas no período. 2,10 milhões de pessoas no total. 6 semanas em cartaz.

7º lugar – Star Wars: Episódio 1 – A Ameaça Fantasma (Relançamento/Disney) – 33, 25 mil pessoas. (4 & 5 de maio apenas).

8º lugar – Rivais (Warner) – 28, 56 mil pessoas no período/ 111,66 mil pessoas no total. 2 semanas em cartaz.

9º lugar – A Teia (California) – 23, 49 mil pessoas no período. ESTREIA DA SEMANA

10º lugar – Kung Fu Panda 4 (Universal Pictures) – 21, 24 mil pessoas no período/ 2,12 milhões no total. 7 semanas em cartaz.

Try Apple TV

Deixe uma resposta