Artigos Filmes 

Numa galáxia tão, tão distante… Qual seria o melhor planeta na franquia Star Wars para se morar?

A franquia Star Wars está aí desde de 1977 quando o diretor George Lucas lançou o longa Guerra nas Estrelas, hoje chamado de Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança. Na trama, a princesa Leia (Carrie Fisher) é mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader (Dave Prowse). Assim, o jovem Luke Skywalker (Mark Hammil) e o capitão Han Solo (Harrison Ford) precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.

E como isso, Lucas nos apresentou uma galáxia muito muito distante com diversos personagens icônicos e claro novos planetas. E ao longo dos anos, a franquia só aumentou e com isso, a quantidade de planetas vistos em Star Wars também. Lucas lançou, três anos depois e já nos anos 80, a sequência chamada de Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca e mais de três anos depois Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi.

E foi só no final da década de 90 que fomos revisitar a franquia, e conhecer novos lugares, e personagens.

Tivemos o retorno de Star Wars com o que chamamos de trilogia prequel com os filmes Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), em seguida dos filmes Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones (2002) e Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005).

Após a compra da Lucasfilm pela Disney lá em 2012, por 4 bilhões de dólares, uma nova trilogia foi planejada, novos personagens, e com eles novos planetas, lembram do planeta que a Rey (Daisy Ridley) morava? Assim, o primeiro filme chegou aos cinemas em 2015, onde tivemos o lançamento de Star Wars: O Despertar da Força, logo em seguida, o polêmico Star Wars: Os Últimos Jedi (2017), e por último o encerramento da trilogia, o último filme Star Wars, lançado nos cinemas por enquanto.

Assim, Star Wars: A Ascensão Skywalker concluiu a chamada Saga Skywalker. E todos eles nos levaram para planetas distantes, planetas habitados pelas mais diversas criaturas, naturezas, e claro, muitos deles foram palco de batalhas épicas ao longo da franquia.

Mas qual desses inúmeros planetas que vimos na franquia seria o melhor para morarmos? O Arroba Nerd foi atrás disso e vamos responder aqui.

Alguns dos planetas vistos na franquia Star Wars são muito conhecidos e vivem surgindo novamente nas histórias, seja nos cinemas, ou no primeiro seriado Star Wars em live-action lançado no Disney+, The Mandalorian. O primeiro deles é o deserto árido de Tatooine, o planeta que vive um dos nossos protagonistas, o jovem Luke Skywalker na primeira trilogia, e também Anakin Skywalker, seu pai jovem, na nova trilogia. E segundo o especialista de Star Wars, o apresentador do podcast Matt Hudson (ouvido pelo time de caça níquel online da Betway), o local não chega a ser um dos piores para se morar, mas nesse galáxia tão tão distante, também não é um dos melhores.

Ele afirma “Se você está em Tatooine, a vida é dura, mas muito satisfatória. É quase como uma vida de fazendeiro. No fim das contas, você colhe o que plantou, e se você trabalhar duro de verdade, pode levar uma vida decente lá.”

Hudson lembra ainda que o planeta é banhado por dois sóis. E no final da primeira trilogia, vemos que o jovem jedi Obi-Wan Kenobi (interpretado pelo ator Ewan McGregor) vai morar no local para cuidar da criação de Luke. Mas quando chegamos no primeiro filme da primeira trilogia, ele está bem mais velho nesses quase 20 anos que se passaram. “Ele envelheceu terrivelmente”, afirma o apresentador.

Mas para ele, o melhor planeta da franquia Star Wars para se morar seria o planeta de Alderaan, lar da Princesa Leia e da família Organa. Mas Hudson diz isso antes da explosão, né? Como vimos, a Estrela da Morte do Império Galático comandado por Darth Vader e o Imperador Palpatine explodiu o planeta para mandar uma lição para a Aliança Rebelde. Assim, para o apresentador um outro planeta que parece ser muito promissor é Naboo (que vimos na trilogia prequel) Rainha Amidala (Nathalie Portman) e do icônico Jar Jar Binks. Hudson cita as belas paisagens, e a preocupação dos governantes com a cultura e a educação como um dos principais fatores que fazem o planeta um dos melhores para se morar.

E onde não morar na franquia Star Wars? Mustafar, claro! O planeta de lava que vimos, em Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith (2005), era literalmente o inferno e completamente inabitável. “Não tem ninguém lá a não ser os droids trabalhadores”, afirma o especialista.

E veja uma lista de prós e contras dos planetas da franquia.

media

Confira todos os próximos projetos de Star Wars em live-action e animação que teremos tanto nos cinemas quanto no Disney+.