Destaques Filmes Notícias 

Mudanças no Oscars: Categoria de Filmes populares e prêmios entregues fora da transmissão!

Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou algumas mudanças na cerimônia que já começam a vale a partir da edição do próximo ano.

A transmissão para a 91ª edição do Oscar já tem data e será realizada em 24 de fevereiro de 2019 mas as mudanças anunciadas hoje (8) já devem entregar em vigor a partir de agora.

São elas:

  • Uma nova categoria foi criada para entregar prêmios para chamados “filmes populares”;
  • A transmissão deverá ser mais enxuta com três horas de duração;
  • A Edição de 2020 será realizada em 9 de Fevereiro.

O que isso significa na prática?

Filmes com apelo mais comerciais, os chamados blockbusters, agora terão uma oportunidade de serem reconhecidos pela Academia e seus votantes. Longas com a temática de super-heróis, filmes de ficção científica e fantasia e claro as grandes produções com orçamento gigantesco e atores super conhecidos agora terão a oportunidade de se destacarem na categoria criada especialmente para eles.

É a chance de longas como os filmes da nova trilogia Star Wars, ou da franquia Harry Potter e até mesmo as produções baseadas em quadrinhos como Logan, Mulher-Maravilha e Pantera Negra (e claro seus atores) de se destacarem em uma premiação que efetivamente premia os melhores daquele ano (independente de seu estilo).

Afinal, esses filmes que efetivamente levarem um alto público aos cinemas (diferente dos filmes premiados que tem pouco apelo comercial) devem também levar seus fãs para assistir a cerimônia que sofre com uma queda de audiência nos EUA mas principalmente globalmente.

Mesmo sendo a premiação mais vista de todas, o Oscar teve sua pior audiência no ano passado com 25 milhões na audiência americana. Se bem essa categoria for muito trabalhada, é a chance de filmes que não tem um apelo tanto artístico também sejam lembrados pela Academia. A idéia é boa e válida.

Outro fator que a Academia mudou é a duração da cerimônia que além de ter o tapete vermelho também transmite a entrega dos prêmios das categorias principais e das categorias técnicas. A Academia anunciou que algumas categorias serão anunciadas durante os comerciais e que na transmissão ao vivo os vencedores serão apenas citados.

Detalhes das novas regras serão anunciados em breve, como por exemplo, a quantidade de filmes que farão parte da categoria e como os membros irão votar nos filmes e outros por menores.