Entrevistas Filmes 

Batemos um papo com Gabriel Iglesias, a voz do Ligeirinho em Space Jam: Um Novo Legado

O comediante Gabriel Iglesias é um ator americano descendente de mexicanos e que dá a voz para o personagem dos Looney Tunes conhecido como Ligeirinho em Space Jam: Um Novo Legado.

Em bate-papo com o Arroba Nerd, e outros jornalistas ao redor do mundo, Iglesias fala sobre o processo de trabalhar no filme, o que ele trouxe para o personagem, e outras curiosidades.

Foto: Warner Bros. Pictures

Para ele, o Ligeirinho poderia ser descrito em uma palavra: icônico. Ele diz: “Ele é um personagem icônico… ele está por aí desde de sempre… E para mim ter a oportunidade de dar voz para o Speedy Gonzales [como o personagem é chamado nos EUA] é uma coisa muito grande. Eu sou o primeiro descendente de mexicanos que dá voz ao personagem. Minha família e meus amigos acham que é incrível, a comunidade inteira tá falando sobre isso também, o que significa muito. Então é um passo muito grande. É uma honra.”

O ator diz que os produtores do filme o fizeram ficar extremamente confortável durante o processo de gravação das vozes para Space Jam: Um Novo Legado em 2020 já com o mundo em pandemia. Iglesias comenta: “Eu gravei tudo da minha sala de casa…e eu estava em uma chamada de Zoom com o diretor do filme e o produtor e estávamos indo e voltando nas falas para termos certeza que eu estava confortável com o personagem. Eles me falaram: “Nós queremos que você fique confortável com as cenas e que a forma como ele fala seja boa para você.” E eles me perguntaram: “Como você acha que o Ligeirinho pode soar e falar? Poderia ser mais parecido com o original ou você quer trocar?” E aquilo foi uma pressão gigante, sabe? Eu tinha a habilidade de criar uma nova voz. E eu não queria prestar um desserviço. Eu queria que as pessoas ouvissem o Ligeirinho e não a minha voz regular. “

Ele completa: “Eles me perguntaram se [se a voz do Ligeirinho] não ficaria muito estereotipada, e eu disse: Vocês não conhecem minha família. Nós estamos tranquilos.” afirma ele de forma bem humorada.

Aliás, o bate-papo com o ator via Zoom foi super descontraído e Iglesias fez muitas piadas que talvez não conseguiremos reproduzir em texto. Mas ele continuou : “O fato que temos finalmente um ator mexicano dando voz para o rato mexicano é uma coisa incrível”. 

Ele diz que leu algumas falas para o time de produção da Warner Bros. e todos amaram. O ator comenta: “Eu sei que ficou bom. Eu faço isso como meu trabalho [risos]”. E completa: “Não pense que só por que eu sou mexicano, eu só posso interpretar um personagem mexicano. Se vocês me derem a oportunidade, eu posso dar voz para o filme todo. Eu posso dar voz para todos os personagens: O Marvin, O Marciano, o Eufrazino, o Pernalonga, o Gaguinho.” 

Em tom super bem humorado ele finaliza: “Eu falei para eles: eu posso fazer o filme todo pela metade do preço. É só vocês me darem uma boa vaga de garagem e boas opções de buffet.”. 

E por conta das gravações das vozes durante a pandemia, Iglesias comentou que é muito fã dos Lakers e não teve a oportunidade de conhecer LeBron James ainda. E que todo o processo do filme foi diferente do tradicional. Por exemplo, Iglesias comentou que não recebeu o roteiro do filme antecipadamente. Ele diz: “Eu não recebi o roteiro do filme logo de cara. O que eu recebi foi uma ligação: “Vamos fazer um novo Space Jam. Você quer fazer parte?” E eu: “Eu gostaria muito sim”. 

E completa: “Só depois que o roteiro foi apresentado para mim e que eles começaram a fazer perguntas do tipo: você está de acordo e confortável com as falas e com o que está sendo dito e como está sendo dito. E eu mudei muita pouca coisa.”

Iglesias diz: “Eu pensei que seria legal colocar algumas palavras em espanhol  [para o personagem falar]  durante o filme e assim as pessoas conseguirem se conectar.” 

E perguntado o que ele achou de mais diferente entre o primeiro filme e Space Jam: Um Novo Legado, Iglesias diz: “A única coisa que esses filmes tem iguais é que ambos falam de basquete e tem os Looney Tunes, pois a história entre eles é muito diferente. Os oponentes, a história com a família, [Space Jam: Um Novo Legado] é um filme totalmente diferente e eu não quero dar muito spoiler. Mas eu me conectei bastante como pai.” 

E claro, Iglesias comentou no nosso bate-papo qual é o seu Looney Tunes favorito e diz: “Eu sempre gostei do Pernalonga. Ele é o principal.Ele é o personagem que se safa de tudo. Você pensa que ele vai perder e ele nunca perde.”

Ele comenta: ”Eu cresci vendo esses desenhos. Eu tenho 45 anos e me lembro acordar cedo antes da escola e ver os desenhos e eles tinha o programa especial do Pernalonga e só passava uma vez por ano e você também tinha que esperar toda a semana para ver um episódio e agora as pessoas podem ir para os seus telefones e ver tudo mas antigamente era a grande sensação.”

E finaliza: “Pernalonga é meu personagem preferido”.

Quando LeBron e seu filho Dom são aprisionados em um espaço digital por uma I.A. trapaceira, LeBron precisa trazê-los de volta para casa em segurança levando o Pernalonga, a Lola Bunny e uma equipe indisciplinada de Looney Tunes a uma vitória contra os campeões digitais da I.A. na quadra: um elenco de peso formado por astros e estrelas do basquetebol como você nunca viu.

Será Tunes contra Valentões no desafio mais arriscado da vida de LeBron, que redefinirá o laço entre ele e seu filho, e reforçará a importância de ser você mesmo. Prontos para arrasar, os Tunes desafiam as convenções, turbinam seus talentos únicos e surpreendem até o “Rei” James jogando à sua própria maneira.

Na direção teremos Malcolm D. Lee e produção Ryan Coogler de Pantera Negra.

O roteiro fica com Juel Taylor, Tony Rettenmaier, Keenan Coogler, e Terence Nance.

No elenco temos LeBron JamesSonequa Martin-Green, Don Cheadle e os jogadores Damian LilliardAnthony DavisKlay ThompsonDiana TaurasiChiney Nneka Ogwumike.

Space Jam: Um Novo Legado chega em 15 de julho nos cinemas nacionais.