Festival do Rio 2023 | 10 filmes imperdíveis para assistir

0
439

O Festival do Rio 2023 começa oficialmente hoje (6) e vai até o dia 16 com diversas sessões ainda na semana seguinte nas chamadas repescagens. Assim, separamos 10 filmes para ver 1 por dia nessa edição do festival de cinema.

São longas que estrearam nos principais festivais internacionais e alguns que fazem pré-estreia no festival carioca na chamada Première Brasil.

Confira nossa seleção.

Foto: Searchlight Pictures.
  • Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos (Prêmio Leão de Ouro no Festival de Veneza 2023)

A fantástica evolução de Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Desejando conhecer mais sobre o mundo, foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e debochado, para uma aventura por vários continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella se firma em seu propósito de defender a igualdade e a libertação.

Com Emma Stone, Willem Dafoe, Mark Ruffalo entre outros.

Sessões dias 07, 08, 12, 14/10

  • How To Have Sex, de Molly Manning Walker (Prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes)

    Três adolescentes britânicas acumulam ritos de pas- sagem durante as férias bebendo, dançando e tran- sando, no que deveria ser o melhor verão de suas vidas. Enquanto se movimentam pelas ruas ensolara- das de Mália, na Grécia, elas navegam pelas comple- xidades do sexo, consentimento e autodescoberta. Um retrato dolorosamente familiar do início da vida adulta e de como as primeiras experiências sexuais devem — ou não — acontecer. 

    Sessões dias 09, 12, 14/10.

  • Priscilla, de Sofia Coppola (Prêmio de Melhor Atriz para Cailee Spaney no Festival de Veneza 2023)

    Quando a adolescente Priscilla Beaulieu conhece Elvis Presley em uma festa, o homem que é uma estrela meteórica do rock se torna alguém totalmente inesperado em momentos íntimos: uma paixão vibrante, um aliado na solidão, um melhor amigo vulnerável. Através dos olhos de Priscilla, Sofia Coppola revela outro lado do grande mito americano no longo namoro e casamento turbulento de Elvis e Priscilla. De uma base do exército na Alemanha à propriedade dos sonhos em Graceland, um retrato profundo e encantadoramente detalhado do amor, fantasia e fama.

    Sessão de Encerramento do festival no dia 14/10.
  • Firebrand, de Karim Aïnouz

    Na ensanguentada Inglaterra dos Tudor, Katherine Parr, a sexta e última esposa do rei Henrique VIII, é nomeada regente enquanto o tirano batalha no exterior. Ela se esforça para promover um novo futuro com base em suas radicais crenças protestantes. Quando o rei, cada vez mais doente e paranoico, retorna, ele direciona sua fúria contra os radicais, acusando uma amiga de infância da esposa de traição e queimando-a na fogueira. Horrorizada e enlutada, mas forçada a se esconder, Katherine se vê lutando pela própria sobrevivência.

    Com Alicia Vikander e Jude Law.

    Sessão única no festival no 08/10.

  • Pedágio, de Carolina Markowicz

    Suellen, uma cobradora de pedágio, percebe que pode usar o seu trabalho para fazer uma renda ex- tra ilegalmente. Mas é tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

    Exibido nos festivais de Toronto e San Sebastián 2023.

    Sessões dias 11 e 12/10.
  • A Céu Aberto, de Ariana Arriaga e Santiago Arriaga

    Dois irmãos adolescentes fazem uma viagem de carro até a fronteira entre o México e os Estados Unidos para localizar o responsável pelo acidente de carro que causou a morte de seu pai. Acompanhados pela meia-irmã recém-conhecida, os irmãos embarcam em uma tensa jornada de vingança que acabará por levá-los a aceitar a perda.

    Exibido no Festival de Veneza 2023. Sessões dias 09, 10, 12/10.
  • Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno

    Dois bancários, Román e Morán, questionam suas rotinas e seus cotidianos tediosos em Buenos Ai- res. Um deles encontra uma solução: cometer um crime. Ele envolve o parceiro no projeto e, de certo modo, é bem-sucedido no plano. Isso os leva a uma grande mudança de vida, na esperança de uma existência mais satisfatória.

    Exibido na mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023. Sessões dias 06, 08, 11, 15/10
  • Monster, de Hirokazu Kore-Eda (Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro e da Queer Palm no Festival de Cannes 2023)

    Uma mãe sente que há algo errado quando seu filho começa a se comportar de maneira estranha. Ao descobrir que um professor é o responsável, ela vai até a escola exigindo saber o que está acontecen- do. Enquanto o caso se desenrola pelos olhos da mãe, do professor e da criança, a verdade começa a surgir.

    Sessões dias 08, 09, 12 e 14/10.
  • As Polacas, de João Jardim

    1917. Fugindo da fome, do antissemitismo e da guerra na Polônia, Rebeca chega ao Rio de Janei- ro pronta para recomeçar a vida. Ao contrário das promessas de felicidade, a realidade encontrada na cidade é muito diferente. Ao descobrir que o marido faleceu, acaba se tornando refém de uma rede de prostituição e tráfico de mulheres judias, chefiada pelo impiedoso Tzvi. Obrigada a transgredir suas próprias crenças, ela encontra aliadas que vivem o mesmo drama e, juntas, lutam por liberdade.

    Sessões dias 10 e 11/10.
  • As Miçangas, de Rafaela Camelo e Emanuel Lavor

    Duas jovens se isolam numa casa no coração do Cerrado. Silenciosas, preparam um aborto sem se darem conta de que há uma serpente ali dentro. Exibido no Festival de Berlim 2023.

    Sessões dias 11 e 12/10.
     

Bônus: Vidas Passadas, de Celine Song

Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profunda- mente conectados, se separam depois que a família de Nora decide sair da Coreia do Sul. Vinte anos de- pois, eles se reencontram em Nova York para uma semana fatídica em que confrontam noções de des- tino, amor e as escolhas de suas vidas, neste como- vente romance moderno.

Seleção oficial do Festival de Berlim e exibido no Festival de Sundance 2023. Sessões 09, 10, 11, 14/10.

Try Apple TV

Deixe uma resposta