Uma Ideia de Você | Crítica: O romance do ano?

Anne Hathaway e Nicholas Galitzine protagonizam um dos romances mais legais do ano lá no Prime Video. Talvez, o melhor até agora? Nossa crítica de Uma Ideia de Você.

0
221
Try Apple TV

Quando Anne Hathaway esteve no festival SXSW, lá em Março, para divulgar o longa Uma Ideia de Você (The Idea Of You, 2024), a atriz vencedora do Oscar comentou que não queria “ficar presa numa caixinha e fazer certos tipos de filmes por conta da minha idade, gênero ou por que eu ganhei um Oscar. Eu quero me divertir, poxa!” E acho que é exatamente isso que Hathaway faz, e deixa transparecer, aqui.

Ao assistir o filme, e analisar os últimos longas lançados pela atriz, fica nítido que, realmente, Hathaway parece ter se divertido muito em Uma Ideia de Você ao dar vida para essa personagem, com essa história, e com esse filme de maneira geral. Ela é a força que move o longa e que o faz ser bem mais do que parece ser, apenas mais um romance fraquinho e que seria jogado no streaming.

Ao lado de um dos atores mais queridinhos dos últimos tempos, super em alta no gênero de filmes de coming of age, o carismático Nicholas Galitzine, os dois realmente entregam um casal cheio de química e que realmente nos fazem torcer para eles deem certo, afinal, nada mais gostoso do que sentar para assistir um filme de romance e se ver transportado para a tela e vibrando por conta de pessoas fictícias, não é mesmo? 

E depois de Todos Menos Você, Grandes Hits, e de certa forma Rivais, temos aqui um novo romance, um novo casal, para ficarmos obcecados. Afinal, em Uma Ideia de Você conhecemos a história de um uma mulher de 40 anos (Hathaway) que se vê envolvida com o vocalista (Galitzine) de uma das maiores boys band do mundo. Logo depois de um encontro no backstage do show deles em um festival de música, e idas para a galeria de arte que Solène trabalha, as coisas tomam um rumo bastante interessante de se assistir. 

E o talento de Hathaway e o carisma de Galitzine apenas elevam o material que os roteiristas Jennifer Westfeldt e Michael Showalter, que aqui também dirige o longa depois de comandar Doentes de Amor (2017), Os Olhos de Tammy Faye (2021) e Spoiler Alert (2022) tem ao conseguiram adaptar ao simples (narrativamente falando) livro de Robinne Lee. A trama do longa consegue se desvincular do sentimento amargo de fan-fic que o livro tem e realmente consegue entrar discussões interessantes sobre tudo que cerca a escolha de Solène e Hayes de ficarem juntos.

Anne Hathaway e Nicholas Galitzine em Uma Ideia de Você. Foto: Credit: Alisha Wetherill/Prime

O filme é mais direto ao ponto, seja no início do relacionamento, nas viagens que a dupla faz pelo mundo, e no momento depois onde tudo desmorona, os paparazzi, as fãs da banda, e a família de Solène descobrem sobre o envolvimento dos dois. E como Hathaway e Galitzine vendem essa história como ninguém. Ele é apenas um garoto, na frente de uma mulher, pedindo para ela o amar, e os dois impressionam pela química, onde Uma Ideia de Você, sim bebe da fonte de Um Lugar chamado Notting Hill (1999) e entrega uma história misturada com os últimos acontecimentos em Hollywood e que movimentaram até o prestigiado Festival de Veneza alguns anos atrás. (se você for cronicamente on-line vai saber).

E para os fãs do livro, o que mais Uma Ideia de Você acerta são nos momentos juntos entre Hathaway e Galitzine (que são boa parte do filme, vou dizer). E não são nas cenas mais ousadas não, que basicamente foi a única coisa que salvou Galitzine e seu companheiro no fraco romance Vermelho, Branco e Sangue Azul (2023), mesmo que elas existam, são boas, e vão fazer as fãs suspirar. São nas cenas de conversas, da construção dessa relação desses personagens extremamente humanos e complexos com problema de se abrirem para os outros que o longa acaba por se sair melhor, empolgar e emocionar. Assim, de uma forma extremamente bonita, emocionante de assistir e carregado por Hathaway, Galitzine acaba por estar bem melhor do que esteve nos seus últimos papéis, onde Uma Ideia de Você nos faz comprar esse casal pelo que ele é, e não pela ideia, da fanfic, que eles representam.

E meio que o filme acerta quando eles estão juntos, trocando confidências, piadas, tentando conhecer mais um dos outros, e claro, criando momentos únicos e que só os dois sabem o que os pequenos gestos significam. Seja um relógio, um quadro, ou apenas um oi do outro lado de uma sala. E na medida que tanto o roteiro, como a direção, focam muito no casal principal, outros personagens ficam de escanteio no filme, claro, mas dá para perceber que é pelo fato que aqui essa é a história de Solène e Haynes.

Mas isso não impede de termos boas cenas com os personagens secundários que pipocam aqui. Dos momentos de Solène com a filha adolescente Izzy (Ella Rubin), o motivo que no final das contas ela chegou a conhecer Hayes no festival de música, depois que o ex- marido (e mano!), Daniel (Reid Scott) desmarcou de última hora a ida para trabalhar, até mesmo com a melhor amiga Tracy (a hilária Annie Mumolo mesmo que apareça tão pouco), ou até mesmo com os outros membros da banda August Moon que dão as caras no longa de tempos em tempos. 

Ella Rubin e Anne Hathaway em cena de Uma Ideia de Você. Foto: Credit: Alisha Wetherill/Prime

E dá para notar que sim, Uma Ideia de Você é mais enxuto na nossa sua narrativa, ao focar ser sobre esse casal, suas escolhas, e o fato que uma mulher de 40 anos resolve assumir as rédeas de sua vida, e aqui, ela escolher ter um relacionamento com um jovem na faixa dos 20 anos. Hathaway navega pelas complexidades dessa mulher como ninguém, suas vulnerabilidades, anseios, e questões sobre a vida depois dos 40, e realmente está incrível no papel, sem dúvidas.

E no final, Uma Ideia de Você é sobre isso, novos caminhos, tomar escolhas sem olhar para trás, e tentar fazer o que é melhor para você. No caso, aqui, você, uma mulher madura, divorciada após ser traída, com uma filha prestes a ir para a faculdade, que independente do que os outros, as redes sociais, e tudo mais vão dizer, toma uma série de decisões importantes para ela e quem ela quer passar seu tempo. Assim, a história de coming of age de Solène, definitivamente vai entregar um filme emocionante, e talvez, até o momento, o filme de romance do ano. O que você vai sentir com Uma Ideia de Você? Tudo!

Nota:

Uma Ideia de Você chega em 02 de maio.

Onde assistir Uma Ideia de Você no streaming?
Try Apple TV
Try Apple TV

Deixe uma resposta