Casamento Em Família | Crítica: Tom teatral e debate sobre questões amorosas marcam longa

0
1229

O maior triunfo de Casamento em Família (Maybe I Do, 2023) talvez seja de reunir um elenco de grandes nomes em Hollywood para contar essa história sobre questões amorosas e que provocam questionamentos sobre os relacionamentos, o que esses personagens vivem, e as fases das vidas que eles se encontram, neste recorte específico de tempo que o filme mostra esse grupo.

Baseado em uma peça de teatro, o diretor Michael Jacobs traz o tom teatral para essa outra mídia audiovisual na medida em que esses atores debatem seus relacionamentos à rodo e que fazem o texto de Casamento Em Família entregar momentos cheios de discussões sobre viver a dois e com quem dividir as principais etapas da vida. É por conta do bom texto, e do elenco escolhido, que fazem o filme gerar algum tipo de interesse.

Os atores Richard Gere, Diane Keaton, William H. Macy, e Susan Sarandon em Casamento em Família.
Foto: Credit: Paris Filmes/Endeavor Content

Com a premissa de mostrar o relacionamento do casal de pombinhos Michele (Emma Roberts) e Allen (Luke Bracey) na fase de namoro e prestes a noivar em paralelo com os relacionamentos de anos de seus pais, os dela Howard (Richard Gere) e Grace (Diane Keaton) e os dele Sam (Willem Macy) e Monica (Susan Sarandon), o longa junta esse bando de gente famosa para um falatório sem tamanho na medida que descobrimos mais sobre seus passados, os eventos que os levaram até aquele momento, e o que eles esperam para o futuro. Seja o casal prestes a começar uma vida juntos, ou a dupla de casais mais velhos e na casa dos 60, 70 anos. 

Bem mais do que apenas apontar dedos, e falar, personagem X é uma má pessoa, trai seu companheiro, ou personagem Y é um santo, olha o que aguenta o companheiro, Casamento em Família mostra todos os lados dessas moedas, na medida que aos poucos apresenta esses personagens de forma isoladas, e depois os colocam para interagir todos juntos numa casa na medida que o casal principal dos jovens protagonistas reúne seus pais no mesmo teto para anunciarem o noivado depois que uma grande briga acontece entre eles e o relacionamento é colocado em dúvida.

A única questão, e que o filme brinca com uma naturalidade gigante, é que esses personagens já se conheciam de outros momentos, e que eles já tiveram um relacionamento em si fora de seus respectivos casamentos. É quase uma troca de casais, mas que vai mais além do que apenas relações físicas, e sim, de ter alguém novo, fora da relação de anos, para conversar sem ser julgado e tudo mais. 

Susan Sarandon, Emma Roberts e Luke Bracey em cena de Casamento Em Família.
Foto: Credit: John Baer/Endeavor Content/Paris Filmes.

Roberts e Bracey estão muito bem, e repetem a parceria depois do sucesso de Amor Com Data Marcada (2020) na Netflix, mas aqui em Casamento Em Família a dupla se mostra mais madura nesse relacionamento fictício que apresenta com esses novos personagens. E isso se dá por conta do texto que faz a dupla discutir questões mais complexas do que apenas serem uma dupla engraçadinha que marcou a parceria no outro filme.

Roberts e Bracey garantem que o longa captura essa aura de empolgação para o que vem pela frente, mesmo que os dois estejam com um pézinho atrás se devem andar pelo tapete e se encontrarem até o altar para dizer o aguardado: Sim. Mas realmente o grande destaque do longa fica com a língua afiada, e certeira, e incrivelmente deliciosa presença de Susan Sarandon, ah lá Bette Davis, que realmente entrega alguma coisa mais interessante e se sobressai entre seus colegas veteranos, que deixam claro que estão ali no piloto automático e nunca parecem entregar alguma coisa realmente boa com esses personagens.

A falta de química entre os atores mais veteranos reflete em seus personagens, e talvez por isso, eles estejam tão bem escalados aqui em Casamento Em Família que mesmo assim entrega um filme de elenco, onde mesmo se tirarmos alguém dessa equação, talvez, as coisas não iriam sair como saíram.

No final, o longa diverte com as reviravoltas que o texto entrega, e nos faz sair da sessão com um sentimento que foi bacana ver todos esses atores, seja os novatos, quanto os veteranos, em tela discutindo suas relações. O que temos então em Casamento Em Família é um longa simples mas que discute um tema complexo e que vem sendo debatido há anos em Hollywood e no mundo: o amor. 

Avaliação: 3 de 5.

Onde assistir Casamento Em Família?

Casamento Em Família está em cartaz nos cinemas.

Try Apple TV

Deixe uma resposta