domingo, 25 fevereiro, 2024
InícioGamesBGS libera balanço e mostra grandiosidade de sua 14ª edição

BGS libera balanço e mostra grandiosidade de sua 14ª edição

A 14ª edição da Brasil Game Show (BGS), que aconteceu entre os dias 11 e 15 de outubro no Expo Center Norte, reforça o quanto o seu público Viveu o Jogo.

O evento se firma em 2023 como maior feira de games da América Latina estabeleceu um novo recorde geral de público, com 328.503 mil pessoas, e cresceu em diversos outros aspectos, como no que diz respeito às atrações – com três vezes mais jogos em pré-lançamentos para o público experimentar e quatro vezes mais convidados internacionais, quando comparada à BGS de 2022.

Os recordes batidos na edição de 2023 demonstram que a Brasil Game Show é um evento que, com a ajuda de todos os patrocinadores, parceiros e players da indústria, se fortalece e se reinventa a cada ano”, afirma o fundador e CEO da Brasil Game Show, Marcelo Tavares. “Procuramos sempre oferecer uma estrutura que faça aumentar ainda mais a paixão do público gamer pelos jogos, abrindo portas e realizando sonhos de milhares de pessoas apaixonadas pelos games. Foi uma edição inesquecível, e já estamos contando os dias para a de 2024, que acontecerá de 9 a 13 de outubro”.

BGS 23 | Evento melhora experiência que cresce e se transforma a cada edição

Edição repleta de recordes

A Brasil Game Show não para de crescer e se reinventar. O reflexo disso pode ser visto em uma simples comparação com a edição 2022, que já tinha números bastante expressivos.

  • Público
    A 14ª edição teve o maior número de pessoas presentes da história do evento, somando visitantes que adquiriram ingressos, credenciados e os que receberam cortesias. Foram 328.503 pessoas em 2023 contra 327.678 em 2022, quando a BGS teve sete dias de duração e até então a edição com o recorde de público da feira
  • Jogos antes do lançamento
    O número de jogos em pré-lançamento disponíveis para serem testados triplicou em relação a 2022. Em 2023, foram 12 games AAA que puderam ser testados antes de chegarem às lojas.
  • Convidados internacionais
    A BGS nunca antes contou com tantas estrelas internacionais do mundo dos games em uma mesma edição. Foram 24 convidados que vieram de fora do Brasil, resultado quatro vezes maior do que na edição anterior.
  • Alimentos doados
    Tradição na maior feira de games da América Latina, a doação de alimentos não perecíveis na entrada da feira garante aos visitantes metade do valor cheio do ingresso. A arrecadação de 2023 foi a maior da história, com 47 toneladas, e foi totalmente destinada a duas organizações não-governamentais: Casa de David e Casas André Luiz. Em 2022, foram pouco mais de 46 toneladas arrecadadas.
  • Jornalistas e influenciadores credenciados
    Em 2022, foram 7.900 jornalistas e influenciadores credenciados. Em 2023, a cobertura de imprensa foi realizada por mais de 2.350 jornalistas e 6.580 influenciadores, totalizando 8.930 participantes na cobertura do evento nos veículos de imprensa e redes sociais. Pela primeira vez, o Lounge Insider, destinado aos criadores de conteúdo com mais de 1 milhão de inscritos, foi disponibilizado no evento, e recebeu cerca de 900 convidados de mais de 550 canais/perfis.
  • Shows
    A Brasil Game Show de 2022 contou com um show da Video Game Orchestra, supergrupo liderado por Shota Nakama que reimagina músicas famosas da história dos games em forma de rock, e com a estreia da turnê mundial da Sonic Symphony, que rodou o mundo com uma homenagem musical completa aos 30 anos da franquia Sonic The Hedgehog.

    Em 2023, todos os dias abertos ao público contaram com shows (12 e 13 com a Video Game Orchestra e 14 e 15 com a Sonic Symphony, os únicos shows do concerto na América Latina em 2023) e a presença ilustre de Jun Senoue, um dos compositores de trilhas da franquia Sonic que marcaram a vida dos gamers.
  • Cosplayers
    A BGS é uma oportunidade para cosplayers de todo o Brasil mostrarem o resultado da arte da personificação de ícones dos animes, jogos, séries, filmes e ícones históricos. Em 2023 foram 2.565 cosplayers amadores e profissionais credenciados para abrilhantarem a feira com suas criações e performances, que puderam ser vistas pelos corredores da feira e no palco da Bauducco, onde foram realizados os concursos oficiais de cosplay do evento.
  • BGS Store
    A edição de 2023 contou com uma megaloja oficial da BGS com o dobro do tamanho da de 2022 e três vezes mais vendas do que no ano anterior. Entre os produtos disponíveis na 14ª edição estavam camisetas, copos, tirantes, pins e várias outras lembranças físicas da maior feira de games da América Latina. BGS Store é fruto de uma parceria entre o evento e a Rank1 e também pode ser acessada virtualmente clicando aqui.

Viva o Game

O slogan da edição deste ano convidava os jogadores a terem experiências imersivas e serviu como um laço para fortalecer a relação dos jogadores com os videogames e tudo o que faz parte deste universo. Mais de 230 títulos estavam disponíveis diariamente para os fãs testarem, entre AAAs inéditos, jogos independentes, arcades, experiências imersivas e games recém-lançados, como Assassin’s Creed Mirage, EA Sports FC 24, Pikmin 4 e Mortal Kombat 1.

Além deles, o público pôde testar dezenas de games que sequer foram lançados, como Super Mario Bros. Wonder, Persona 3 Reload, Like a Dragon Gaiden: The Man Who Erased His Name, Sonic Superstars, Zenless Zone Zero, Prince of Persia: The Lost Crown, The Division Resurgence, Rainbow Six Mobile e S.T.A.L.K.E.R 2: Heart of Chornobyl.

Todos esses títulos estavam disponíveis para serem jogados nas mais diversas plataformas, como PlayStation 5, Nintendo Switch, PCs, dispositivos mobile, simuladores e óculos de realidade virtual.

BGS 23 | Avenida Indie continua seu show e mostra a versatilidade dos pequenos estúdios

BGS Conference

A Brasil Game Show deste ano marcou a primeira edição da BGS Conference, uma conferência na qual diversas marcas importantes do universo gamer subiram ao palco da Monster Energy BGS Arena para revelar informações sobre lançamentos de jogos, filmes, séries, periféricos gamer, eletrodomésticos e muito mais.

Entre as empresas que apresentaram suas novidades estiveram Good Dog, ESTsoft, Ubisoft, TCL, Logitech, Nuuvem, WinZO Games, SEGA, Universal Pictures, Game Connection, Warner Bros. Games, Garena e LG.

Brasil Game Show 2024

A 15ª edição da BGS já está confirmada para acontecer em São Paulo, entre os dias 9 e 15 de outubro de 2024, no Expo Center Norte.


Danilo Artimos
Danilo Artimoshttps://linktr.ee/danartimos
Sou formado em Sistemas de Informações, e amante de cinema, televisão e teatro...

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Confira a lista de dubladores nacionais da animação Patos!

Claudia Raia, Ary Fontoura e mais na lista de dubladores nacionais da animação Patos! Chega em janeiro nos cinemas.

Os vencedores do SAG Awards 2024

Try Apple TV

Últimas

Os vencedores do SAG Awards 2024

Confira a lista completa com os vencedores em TV e Cinema do SAG Awards 2024, o prêmio do sindicato dos atores de Hollywood.