Animadores comentam suas participações em série do Disney+ sobre personagens animados do estúdio

Na série Do Esboço à Realidade lá do Disney+, a Disney convida o espectador para adentrar no processo criação de alguns dos personagens animados do estúdio mais conhecidos dos últimos anos.

Assim um grupo de animadores comentam um pouco sobre os bastidores de trabalharem na Walt Disney Animation, um pouco sobre os personagens que eles desenharam e ainda ensinam o espectador a desenhar esses personagens tão icônicos do estúdio.

Criado por Jason Sterman, o produtor de Olivia Rodrigo: Dirigindo Até Você e Marvel 616, a atração conta com 6 episódios que mostram diversos funcionários da Disney e diversas Eras do estúdio em depoimentos super bacanas. A forma como o projeto foi ganhando forma é muito importante e Sterman comenta: “Tudo começa com as pessoas que vão contar suas histórias e isso acabou levando a qual personagem a ser incluído na temporada.”

Samantha Vilfort has been a Story Artist with Disney Animation for four years, working on Ralph Breaks the Internet and Frozen 2. In this episode of Sketchbook she draws Mirabel, the star of Encanto. (Disney/Richard Harbaugh)
Samantha Vilfort trabalhou em WiFi Ralph: Quebrando a Internet e Frozen 2. Na série ela apresenta para o público Mirabel Madrigal de Encanto.
Foto: Richard Harbaugh/Disney

Assim, o time de produção escolheu os artistas e suas histórias, e não os personagens que eles trouxeram para a vida, para contar essa história em Do Esboço à Realidade. O produtor afirma: “Todos os personagens foram escolhidos pelos indivíduos que foram escolhidos [para o projeto]. Não teve um momento que nós escolhemos os personagens e depois escolhemos os artistas, foi ao contrário. “

Ele completa: “Queríamos que todos desenhassem algum personagem que tivesse uma conexão pessoal com eles. Isso permitiria que eles basicamente ligassem sua própria história pessoal de uma certa maneira que se conectasse com as instruções de como desenhar tal personagem. Você pode ver quais são essas conexões em cada episódio enquanto [a série] apresenta cada um desses artistas incríveis e então eles apresentam você ao personagem que representam alguma coisa para eles.”

Eric Goldberg joined Disney Animation as the supervising animator of Genie for 1992’s Aladdin. He is considered one of the greatest animators in history. In this episode of Sketchbook, he revisits the character Genie. (Disney/Richard Harbaugh)
O veterano da Disney, o animado Eric Goldberg (responsável por diversos personagens na História do estúdio) aqui apresenta o personagem do Gênio de Aladdin.
Foto: Richard Harbaugh/Disney

Samantha Vilfort comenta: “As pessoas tem muita nostalgia sobre animação 2D que nós amamos e continuamos a amar… mas é a mesma quantidade de trabalho. As pessoas acham que computadores deixam as coisas mais fácies ou que deixam as coisas menos trabalhosas. Mas por exemplo, existe alguém que tem que bordar digitalmente os detalhes no vestido de Mirabel [Madrigal de Encanto]. Esse é o trabalho de alguém. Cuidar somente do cabelo de Mirabel, somente da saia dela… ou todas essas outras coisas, ou apenas a forma como o vento se move através das árvores que estão atrás dela enquanto ela anda. Esse é todo o mundo de uma pessoa durante 1 ano, 1 ano e meio.” diz ela.

Vifort completa: “É um trabalho intenso de atenção e preocupação com os detalhes… usamos diferentes ferramentas, mas a forma como essa caixa mágica é pintada é da mesma forma, as mãos, e de uma forma tão bonita. (…) no final do dia é feito com a mesma quantidade de amor, suor, e lágrimas que são colocados em todos os nossos filmes.”

Ainda sobre o assunto a animadora diz: “Nós desenhamos o filme umas sete, oito vezes.. nós desenhamos cada parte do filme repetidamente e jogamos fora os desenhos imediatamente para a próxima exibição teste. E assim quando o filme estreia, basicamente uns 14 de nós que cuidamos da história já desenhamos o filme inteiro, de forma manual, várias vezes.”

In his over 40 years with Disney, Mark Henn has been the Supervising Animator of Ariel, Belle, Jasmine, Tiana, Mulan, young Simba and more. In this episode of Sketchbook, Mark revisits the character young Simba. (Disney/Richard Harbaugh)
Mark Henn um dos maiores animadores do estúdio e que cuidou de personagens como Ariel (A Pequena Sereia), Bela (A Bela E a Fera), Mulan e Simba (O Rei Leão). Na série Henn mostra o jovem Simba.
Foto: Richard Harbaugh/Disney

Eric Goldberg, responsável por vários personagens do estúdio como Gênio em Aladdin (1992), Phill em Hércules (1997), e ainda co-diretor de Pocahontas (1995) comenta: “Um erro muito comum é achar que com animação tradicional você faz mais de 1000 desenhos e com a atual é que o computador faz tudo para você”.

O veterano animador diz: “Como falamos ainda existem muitos artistas que fazem um monte de desenhos e muita iteração em filmes com computação gráfica. Fica parecendo que as coisas são assim; “Ah essa é a velha forma e essa é a nova forma e ninguém faz mais nada e só aperta um botão.”

Ele completa: “Obviamente é uma forma muito simplista de ver as coisas que nós fazemos, e quando você investiga, você percebe a quantidade de desenhos que são feitos em cada um desses processos.”

Do Esboço à Realidade disponível no Disney+.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.