Perfil HQ | Erik Killmonger (Marvel)

Nos últimos dias tivemos o lançamento do segundo trailer de Pantera Negra (confira aqui), e nele pudemos ver um pouco mais dos vilões que aparecerão no longa, como o Garra Sônica (mas ainda sem o traje vermelho clássico do personagem) e Erik Killmonger, que será o grande rival do herói, interpretado aqui por Michael B. Jordan, que talvez alguns se lembrem dele do mal fadado Quarteto Fantástico, onde ele foi o Tocha Humana, sendo assim no MCU agora temos os dois atores que foram o Tocha Humana da FOX em diferentes papéis.

Origem

Filho de um dos capangas do Garra Sônica, após perder a batalha contra o Pantera, toda sua família foi exilada de Wakanda por traição ao reino, então N’Jadaka (seu verdadeiro nome) passa os anos seguintes no exterior onde muda seu nome, estuda e treina para se vingar de seu antigo rei. Killmonger é o exato paralelo de T’Chala, o Pantera Negra, um plebeu que sofreu com a monarquia Wakandana, mas como T’Chala estudou e treinou o bastante para ser seu equivalente. Trabalhou com diversos outros vilões ao longo dos anos em sua busca por vingança contra o rei e contra o Garra Sônica, chegando a trabalhar com o Mandarim, Barão Macabro e Rei Cadáver.

Melhores Histórias

Jungle Action #6 a #8: Onde vemos justamente a primeira aventura do vilão contra o Pantera Negra, e também sua origem, que em muitos pontos nos lembra o próprio T’Chala com sua busca por aperfeiçoamento, o orgulho e a sede de vingança por seu pai.

Iron Man Annual #5: Numa trama pra atacar o Homem de Ferro e o Pantera Negra, o Mandarim ressuscita Erik Killmonger para que lute contra os dois heróis. É uma aventura cheia de reviravoltas, quase uma aventura dos Agentes da SHIELD. Vale a pena conferir.

Black Panther Vol. 4 #35 a #38: Aqui temos uma ótima trama de invasão e política a Wakanda, com Killmonger sequestrando Shuri, a irmã do Pantera Negra, e forçando seu exército a entrar na cidade. Nesta época, Pantera estava casado com Tempestade, e mesmo com o auxílio da Deusa do Clima, só foi com a ajuda de Monica Rambeau (a heroína hoje conhecida por Espectro) que conseguiram derrotar Killmonger.

Pelo pouco mostrado até agora, podemos esperar que Killmonger seja um vilão equivalente ao herói, uma fórmula um tanto quanto batida já nos filmes do MCU, como vimos no primeiro Homem de Ferro e na sua sequência, com dois vilões principais usando armaduras tal qual o herói, mas espero que não seja um vilão genérico como alguns outros do MCU, e sim uma ameaça constante e carismática.

Lucas Rafael Faccioli

Nerd leitor de quadrinhos. Marvete de coração, dcnauta em crescimento.