Reviews Séries & TV 

Star Trek: Discovery | 3×07 – Unification III

Unificação III, o título deste episódio de Star Trek: Discovery nos remete diretamente aos episódios Unificação I e II da série Star Trek: A Nova Geração, onde temos Spock fazendo suas negociações para colocar Vulcanos e Romulanos em paz, já que são ambos de mesma origem. Aqui vemos que tudo deu certo, mas algumas coisas esqueceram, e Michael luta para fazê-los relembrar de seu irmão.

ALERTA DE SPOILER!

Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos do episódio/série. Continue a ler por sua conta e risco.

Adorei ver como a evolução chegou até esse ponto e o mais bacana foi a forma como colocaram o holograma de Spock para Michael ver os esforços de seu irmão. O sonho dele foi realizado, mesmo com algumas fragilidades atuais.

A maior questão é que eles se fecharam para tudo. Com a Federação e a Frota Estelar querendo uma nova forma de propulsão, isso antes da Combustão, os cientistas Vulcanos fizeram o possível e criaram a SB-19, mas viram que era algo muito perigoso e tentou alertar a Federação, mas não deram atenção, e após isso veio a Combustão, com o dilitium sendo destruído pelo universo.

Aí entra Michael que quer entender mais sobre a Combustão e precisa de informações Vulcanas, com o nome do planeta agora chamado Ni’Var. O problema é que ninguém quer se envolver nessa briga com a Federação, tanto que eles resolveram sair dela.

Michael então dá um ultimato e aqui foi ruim, pois deram um jeito de colocar sua mãe reaparecendo nessa época, depois de se perder no espaço tempo, morando há anos em Ni’Var. Seu papel foi fazer Michael voltar a se conectar com seus amigos da tripulação e com a esperança da Frota Estelar.

Falando a verdade, ela acaba conseguindo os dados que queria do SB-19 e nisso tenta cruzar as informações da caixa-preta da época da Combustão, e eles já tem uma triangulação de milésimos de segundos das 3 primeiras explosões. Somadas com a SB-19, muita coisa ainda irá acontecer, mas outra coisa boa é que Vulcanos e Romulanos podem ficar tranquilos que a Combustão não foram culpa deles.

Sobre voltarem a fazer parte da Federação, será necessária muitas negociações, e Saru estará disposto a encabeçá-las.

Gostei do convite de Saru para Tilly ser a primeira oficial. A questão é que ela é insegura e gostei da forma como Stamets abriu seus olhos e também todos os seus amigos da tripulação aceitaram ela nessa posição e pediram para ela assumir o cargo, e isso até Michael concorda, sendo que ela mesmo queria participar da reunião para conversar com sua amiga.

Ansioso para ver ainda mais desses novos caminhos que Star Trek: Discovery tem traçado, ainda mais honrando cada legado das séries anteriores. Foi uma certa homenagem muito bonita a Leonard Nimoy.