sábado, 05 julho, 2025

TOP 5 MAIS LIDAS

Posts relacionados

“O consumidor aderir ao serviço foi a melhor resposta” afirma Aline Jabbour sobre os desafios e a evolução do mercado FAST no Brasil

Durante o Rio2C tivemos a oportunidade de participar de palestras sobre um dos modelos que mais tem crescido no mercado de streaming: o FAST.

Como descobrimos, a sigla FAST vem das iniciais de Free Ad-Supported Television, ou seja são canais de  streaming gratuitos que se assemelham a canais de  TV do modelo tradicional e que oferecem em suas programações programas com intervalos. 

Rio2C | “O Brasil cresce mais rapidamente do que qualquer outro país do mundo” quando se trata de conteúdo FAST, afirma executiva em painel

Os canais FAST normalmente são acessíveis em TVs conectadas ou por aparelhos conectados as TVs. Entre os principais destaques de canais FAST temos o Samsung TV Plus, Pluto TV, ROKU e até mesmo o GloboPlay.

E o mercado do Brasil é um dos TOP 3 mercados globais para FAST atrás de Reino Unido e EUA e um dos líderes dentro do mercado FAST, onde a Samsung TV Plus está em 9º lugar no TOP 10 no país de serviços de streaming mais vistos. 

Rio2C |”A televisão nunca deixou de ser o protagonista na casa das famílias.” afirma Aline Jabbour em painel sobre estratégias no FAST

Assim, fomos bater um papo com a executiva Aline Jabbour, a diretora da Samsung TV Plus para a América Latina que nos contou curiosidades sobre o mercado, nos deu algumas informações de como anda o mercado FAST no país, e ainda algumas dicas de o que assistir no SamsungTvPlus.

Você conhece esse serviço gratuito de streaming? Confira como funciona e quais canais

ArrobaNerd: Te acompanhei nas palestras que você deu ao longo dos dias e uma frase que você mencionou muito “foi mudar o pensamento do mercado sobre FAST”. Eu queria saber: já estamos no ponto em que o mercado está mudado, está para mudar, ainda falta um pouco mais? Qual que é a sua visão sobre isso?

Aline Jabbour: Lançamos o SamsungTVPlus em 2020… no finalzinho de 2020 né? Naquele momento, quando começamos a conversar com os provedores de conteúdo, eles achavam assim: “Ah, pode fechar, não vai dar certo. Televisão linear já mudou. As pessoas querem escolher o que vão assistir.”

Então existia uma descrença muito grande do mercado. E fomos evoluindo, [o mercado] foi crescendo e as pessoas começaram a falar: “Ah, mas é conteúdo velho. Ninguém quer ver esse conteúdo. Não é conteúdo de qualidade, é conteúdo que não tá em nenhum lugar.” Mas fomos, continuamos, e fomos evoluindo. E hoje, sim, a percepção do mercado é outra. E por que é outra. Por que os consumidores vieram. Então quem ditou o FAST e o que ele é hoje, o que representado para [o mercado do Brasil] não fui eu, não foram os provedores de conteúdo, foi o consumidor. Então, o consumidor aderir ao serviço é a melhor resposta que tem. Então, não temos conteúdo ruim, não temos conteúdo que ninguém quer, temos um conteúdo que o consumidor quer assistir.

ArrobaNerd: E ótimo que isso já um gancho para minha próxima pergunta. Em uma das palestras você disse também que FAST não é um depositário de conteúdo e que vocês tem diversos conteúdos, tão em busca de conteúdos prêmios e trabalham mais em um tipo de curadoria. Além de conscientizar o mercado, como que a Samsung TvPlus tenta conscientizar o público: seja aquele consumidor que ela atingiu, quer atingir e que tenta atingir. E qual é, e quem são o público, que vocês miram hoje?

Aline Jabbour: Para nós, a televisão ela é a protagonista da sala. Dos nossos consumidores. Então precisamos ter conteúdo para todo mundo e para todos os gostos. Precisamos ter conteúdo para as crianças, para os jovens, para os adultos, para idosos e de todos os interesses né? Desde de quem gosta de um anime até quem gosta de um filme romântico. Então esse é o nosso critério essencial para atingir todo mundo. É ter um conteúdo que todo mundo pode assistir.

ArrobaNerd: E conforme aí foi apresentado no painel de ontem, o Brasil está tá aí no top 3 mercados internacionais, atrás do Reino Unido e dos Estados Unidos, vocês falaram sobre o SamsungTVPlus focar em qualidade versus quantidade. Mas a pergunta é: Como vocês estão trabalhando para avançar nesse ranking?

Aline Jabbour: Olha, primeiro que é quando falamos de rankings, depende muito de um olhar e de um contexto né? Nosso serviço é um serviço que está disponível nas Smart TVs da Samsung. Então, quando a gente olha todo o consumo de conteúdo nas nossas Smart TVs, o Samsung TV Plus é a plataforma que número 1.

Quando a gente olha todos os streamings que são assistidos, o Samsung TV Plus é o terceiro aplicativo. Então, você imagina, né? Existem aqueles aplicativos premium que investem milhões. Então, a resposta que temos do consumidor é essa. Se o nosso serviço já é é o primeiro FAST, é o que mais cresce em quantidade de usuários entrando na plataforma e está em terceiro lugar, isso mostra a relevância que temos para os nossos consumidores.

ArrobaNerd: Em um bate-papo com uma pessoa que trabalha no mercado de entretenimento uma vez falamos sobre os concorrentes do negócio e a conclusão era que não se via somente, X,Y, Z como concorrente, e sim, também a pirataria. Em relação ao Mercado FAST e em relação a esse comentário, como você encara hoje quem são concorrentes da Samsung TV Plus?

Aline Jabbour: Olha eu fecho também com essa resposta da pirataria sabe. Por que estamos disponibilizando para o público um conteúdo de qualidade de graça na tela da TV. Então isso já é uma resposta para combater a pirataria né? A pirataria, infelizmente, existe no nosso país. É algo que a gente não pode deixar de não olhar, mas é, a pirataria. É uma resposta e uma solução para a pirataria mais do que qualquer coisa.

ArrobaNerd: E voltando no assunto de curadoria. Como tem sido esse trabalho para o Samsung TV Plus nessa área? Por exemplo, do que ter um destaque maior na Home, quando o espectador abre o app, do que decidir sobre o que focar uma postagem nas redes sociais. Como que tem sido esse trabalho de curadoria? Porque é isso, às vezes, queremos assistir um conteúdo mais de forma passiva, mas também, às vezes, quer uma coisa bem específica e etc.

Aline Jabbour: Exatamente, exatamente. Então, é, o Samsung TV Plus tem um grande diferencial. Primeiro que a gente tem uma uma curadoria inteligente, usamos os artifícios, que existem e são automáticos.

Então, conseguimos identificar o que você já assistiu, o que que você gosta de assistir e consegue com isso fazer sugestões, mas temos também tem o olhar humano, né? Que é muito importante. […] Não é só o que você gosta. Você olha as tendências, do que tá acontecendo no Brasil, você olha o que outras plataformas estão transmitindo. ÀS vezes tem a morte de um Papa, tem um conclave, você consegue fazer uma curadoria ali. Então temos uma equipe que faz uma curadoria.

Então, não deixamos tudo para o automático. Tem um olhar humano. Lançamos não muito recentemente, tem 1 ano mais ou menos, conteúdos também sobre demanda. Porque se a gente quer ser o protagonista ali da sala do, né, dos nossos consumidores, se queremos ter conteúdo para todo mundo, precisamos também tem que entender que, às vezes, tem uma coisa que eu quero ir lá e escolher.

Então temos hoje no SamsungTVPlus um catálogo enorme de filmes, de séries, de conteúdo infantil e temos lançado cada vez mais mais conteúdo sobre demanda. Então a gente realmente quer ser a plataforma que tá e que tem para todos os tipos de público e para todos os momentos.

ArrobaNerd: Aí para finalizar, deixando ao lado a Aline, a executiva, e falando da Aline consumidora de SamsungTV Plus? Qual que é a sua dica do que assistir no nesse momento? O que você tem assistido no momento?

Aline Jabbour: Olha, é, eu gosto muito dos canais de notícias! É a hora que eu consigo parar e me informado que aconteceu ao longo do dia. Eu gosto muito de filmes e eu gosto de filmes que trazem faz aquele aconcheguinho, né? Então, é, eu gosto de todo dia, antes de dormir, assistir um filme que me relaxa, então eu assisto muito um canal que chama Cine & Pipoca, que ele tem, é, às vezes são filmes que eu já assisti, mas que eu quero ver de novo, porque eu acredito que a nostalgia traz aquele aconchego, né?

Então, eu eu gosto do final do dia assistir um aconcheguinho. É, e eu tenho gostado muito zapperar canais que trazem algumas, é, algumas coisas diferentes, que, às vezes, não é muito da minha faixa etária, mas que traz ali para o TV Plus uma forma de eu me conectar com o com o público mais jovem. Então, por exemplo, eu gosto de assistir o Dia TV. Eu adoro as entrevistas da Blogueirinha. É, eu agora a gente lançou o Flow TV. Então, tem muita coisa legal também. É, tem canal com muita entrevista, documentários e coisas mais de lifestyle que eu gosto também de acompanhar. Então, eu gosto do meu aconchego da noite, o filminho e eu gosto de me inteirar o que está acontecendo no mundo.

A autor viajou à convite da SamsungTVPlus para cobrir o Rio2c.

Os dados foram compilados e apresentados pela Omdia.

Try Apple TV
Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Deixe uma resposta

Últimas Notícias