Quais filmes devem aparecer nas principais premiações e no possivelmente no Oscar 2024?

0
180

Acabou TIFF, Veneza, e Telluride. A hora agora é preparar as campanhas para a temporada de premiações que se inicia, mesmo com uma greve que ronda Hollywood.

Assim, depois dos principais festivais internacionais aconteceram, quais filmes devem pipocar na temporada de premiações e no Oscar? Quais filmes ganharam destaque? Quais filmes devem fazer um burburinho e quais “morreram na praia?”

Separamos nossa análise abaixo.

Do Globo de Ouro Ao Oscar… a temporada de premiações vem aí; confira as datas

Filmes que ganharam destaque na temporada

Foto: Searchlight Pictures

Definitivamente a grande surpresa e o grande destaque ficou com o longa Pobres Criaturas (Searchlight Pictures chega em Fevereiro/2024 no Brasil) que levou o Prêmio do Leão de Ouro em Veneza algumas semanas atrás. O novo do diretor Yorgos Lanthimos não só foi super elogiado, mas se posicionou como um dos mais cotados para uma indicação ao Oscar. E não só o filme, mas também a própria atriz Emma Stone (que atua como produtora) que teve sua atuação super elogiada: “Uma atuação principal que define carreiras” afirmou David Rooney do THR.

Lanthimos deixou Veneza também cotado em uma indicação de Melhor Direção, mesmo que a temporada mal tenha começado.

Outro longa que ganhou bastante força nos últimos dias foi Ferrari do diretor Michael Mann. (Neon/Diamond Filmes chega em Fevereiro/2024 no Brasil).

O filme e o ator Adam Driver, se beneficiaram e muito da decisão do SAG-AFTRA em liberar o time do longa em fazer divulgação no festival italiano e nos próximos meses. A próxima parada de Ferrari é no Festival de NY agora em Outubro. Um longo caminho tanto para o filme em si, quanto para Driver, e Mann que também cobiça uma vaguinha em direção.

Também saído de Veneza com boas críticas, mas com uma polêmica que deve atrapalhar o longa nos próximos meses é Maestro (Netflix em Dezembro). Tanto as atuações de Bradley Cooper quanto de Carey Mulligan foram elogiadas e os dois tem chances nas categorias de atuação. Já Cooper em direção deve ficar de fora. Mas Maestro, o filme, deve estar na lista de Melhor Filme, sem dúvidas.

E para finalizar a leva do festival italiana, o longa Priscilla (cinemas Dezembro e MUBI em 2024) surpreendeu e a atriz Cailee Spaeny levou o prêmio Volpi Cup de Melhor Atriz e se jogou na disputa na categoria que está realmente disputadíssima. O mesmo vale para a diretora Sofia Coppola que circula as listas de Melhor Direção.

Saindo de Veneza, e indo para Telluride, um dos longas conseguiu causar um burburinho foi Saltburn da diretora Emerald Fennell que até circula algumas listas na categoria de Melhor Direção, mesmo que vai depender muito da campanha que a MGM/Prime Video fizer.

O mesmo vale para o ator Barry Keoghan em Melhor Ator. Mas o filme em si parece que não chega em Melhor Filme.

Outro que aproveitou bem o destaque no festival americano foi o longa All of Us Strangers da Searchlight Pictures. O nome que mais foi falado, e elogiado, foi de Andrew Scott que poderia fisgar uma vaga em Melhor Ator e deixar o colega Paul Mescal tentar uma vaga em Melhor Ator Coadjuvante. Mas por mais bem recebido que tenha sido talvez fique de fora na competitiva lista de Melhor Filme.

O mesmo vale para outro longa de Telluride, da 20th Century Studios, o The Bikeriders que por mais que também não tenha chances em Melhor Filme talvez possa dar para Austin Butler sua segunda indicação seguida depois de Elvis. Vai depender e muito da campanha que a Disney fizer.

Retratos Fantasmas será o representante do Brasil no Oscar 2024

Foto: Courtesy of TIFF

De Telluride para Toronto. O principal filme que emergiu do festival, super tradicional, canadense foram dois: Origin da diretora Ava DuVernay e American Fiction da MGM e do diretor Cord Jefferson.

Vamos por partes. Origin também fez uma pré-estreia em Veneza, mas fez uma muito mais comentada e com destaque no TIFF. Não só o filme foi comprado pela NEON, uma distribuidora que lançou diversos filmes que foram indicados nas últimas edições do Oscar, mas também o filme, em si, foi muito bem recebido no festival canadense.

A atriz Anjanue Ellis-Taylor é uma forte candidata em Melhor Atriz, o longa em Melhor Filme, e DuVernay (a primeira diretora negra a estrear na história do festival de Veneza) em Melhor Direção.

American Fiction também ganhou bastante destaque em TIFF. Principalmente por ter levado o Prêmio da Audiência da edição 2023. O ator Jeffrey Wright recebeu muitos elogios pela sua atuação e já está na disputa para tentar uma vaguinha em Melhor Ator.

E ainda em Melhor Ator, TIFF nos entregou dois favoritos para a categoria com Colman Domingo por Rustin e ainda Paul Giamatti por Os Rejeitados. Os dois longas devem ser coringas na temporada, mas o segundo tem por trás a produtora Focus Features que realmente tem um bom time de estrategistas.

E os filmes que já estrearam e agora precisam manter o fôlego com estreantes.

Foto: Paramount Pictures.

Primeiramente temos o Assassinos da Lua das Flores de Martin Scorsese, que fez pré-estreia em Cannes no começo do ano e que agora volta um lançamento nos cinemas em Outubro. Principais chances? Melhor Filme, claro, Melhor Direção, Melhor Ator para Leonardo DiCaprio e Melhor Atriz Coadjuvante para Lily Gladstone.

Ainda de Cannes, os longas May December (Segredos de Um Escândalo no Brasil) e as atrizes Nathalie Portman e Julianne Moore devem ter nossa atenção pois devem pipocar na lista de atuação. No Brasil, chega em janeiro. E deve voltar para as discussões quando estrear, sem dúvidas. Se chega na lista? Só a campanha e quanto dinheiro gasto vai dizer.

O mesmo vale para Anatomy of a Fall que deve tentar uma vaga em Melhor Filme Internacional (se a França selecionar o longa) e que tenta uma vaga em Melhor Filme também. Afinal, venceu a Palma de Ouro. A atriz Sandra Hüller também tem sido bastante elogiada e deve aparecer na lista de Melhor Atriz.

Os queridinhos da bilheteria.

Sem dúvidas que Barbie e Oppenheimer vão levar “a disputa” para a temporada de premiação e o Oscar. Ambos os filmes estão cotados para a temporada e para a lista de Melhor Filme. Os diretores, tanto Greta Gerwig quanto Christopher Nolan já devem ter vagas garantidas, assim como Margot Robbie (em Melhor Atriz) e Cillian Murphy em Melhor Ator.

O mesmo para a atriz America Ferrera (em Melhor Atriz Coadjuvante), Ryan Gosling (Melhor Ator Coadjuvante) e Robert Downey Jr. (Melhor Ator Coadjuvante).

Outro filme que vai precisar voltar a fazer uma grande campanha é o Vidas Passadas (Past Lives da A24)) da diretora Celine Song que está super cotado para Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Atriz para Greta Lee.

Filmes que perderam força na temporada.

Foto: Searchlight Pictures

Os já citados acima, mas também Asteroid City do diretor Wes Anderson. Poucas chances depois de ter estreado em Cannes.

De Toronto, os longas Quem Vencer Ganha do diretor Taika Waititi, Pain Hustlers de David Yates e Dinheiro Fácil do diretor Craig Gillespie parecem já estar fora das listas nas principais categorias.

Filmes que ainda vão estrear

De grandes filmes para a temporada que podem movimentar os cenários de indicações: Napoleão (do diretor Ridley Scott) chega em Novembro, Wish: O Poder dos Desejos (da Disney), A Fuga das Galinhas 2 (da Netflix), Bob Marley: One Love (Paramount), Wonka (Warner Bros) e A Cor Púrpura (Warner Bros).

Se fosse para apostar em 10 indicações para a categoria de Melhor Filme, a lista em 19 de setembro, seria essa aqui.

  1. Oppenheimer (Universal Pictures)
  2. Assassinos da Lua Das Flores (Paramount/Apple Original Films)
  3. Pobres Criaturas (Searchlight Pictures)
  4. Barbie (Warner Bros)
  5. Maestro (Netflix)
  6. Napoleão (Sony Pictures/Apple Original Filmes)
  7. Vidas Passadas (A24)
  8. Origin (NEON)
  9. Os Rejeitados (Focus Features)
  10. Ferrari (NEON)
Try Apple TV

Deixe uma resposta