Documentário Jair Rodrigues: Deixa Que Digam chega em abril

0
379
Jair Rodrigues

Do diretor Rubens Rewald, o documentário Jair Rodrigues: Deixa Que Digam chega dia 27 de abril nos cinemas e aprofunda nas nuances do cantor Jair Rodrigues, indo do auge da ditadura militar mostrando a alegria e seu riso largo.

Quando se faz um filme, é importante que a narrativa tenha conflito. Eu tinha como objetivo pesquisar se era um mito ele ser tido como o homem mais feliz do mundo. Queria encontrar uma zona de sombra no personagem. Perguntamos sobre Jair aparentar tristeza e ninguém nunca viu. Era pura alegria. Então, fizemos um longa que mostra a realidade de Jair, essa pessoa que representa um país alegre, otimista, que não existe mais. Representante de um país que se perdeu e está tentando se recuperar”, comenta o diretor Rubens Rewald.

Jair Rodrigues: Deixa Que Digam foi exibido no Festival Tudo É Verdade de 2020, venceu a categoria Melhor Filme pelo Voto do Público na Mostra XIII Brazilian Film Festival, de Chicago, em 2022, o longa chega aos cinemas pela distribuição da Elo Studios.

O longa caminha entre momentos marcantes de Jair como apresentador no programa Fino da Bossa, ao lado de Elis Regina; a interpretação da música “Disparada”, de Geraldo Vandré e Theo de Barros; à sua liberdade artística em meio à ditadura militar, quando dava a parecer não se posicionar sobre política e não falar sobre racismo: “Jairzão não era um artista que se mostrou militante, mas nas entrelinhas, militava”, diz Rappin’ Hood em depoimento ao filme. 

Para o músico e pesquisador Salloma Salomão, “não era possível ter um ativismo contundente nos anos 70. (…) Racismo impõe que os negros sejam afáveis, sobretudo quando estão diante de brancos. Os negros aprenderam a dosar o seu sentimento em relação ao racismo e alguns criaram arquétipos ou personagens. É um personagem para andar num mundo onde os negros não andam. Os negros podem andar no mundo do gênero samba, do samba estilo de vida, mas não nos negócios do entretenimento. Para isso, ele precisa lidar direto com os brancos, que são aqueles que detém os meios de produção do entretenimento”.

O documentário também aborda o lado pessoal do cantor, em imagens íntimas ao lado do filho, Jairzinho, enquanto compunham juntos, e em shows com a participação de Luciana Mello.

Jair Rodrigues: Deixa Que Digam chega dia 27 de abril nos cinemas.

Try Apple TV

Deixe uma resposta