543 personagens, voz de Robin Williams como o Gênio e mais nas curiosidades do curta Era Uma Vez Um Estúdio

0
193

Já disponível no Disney, o curta Era Uma Vez Um Estúdio celebra os 100 anos da Disney no dia que a empresa comemora a ocasião.

São basicamente 12 minutos (com os créditos), onde 543 personagens dos filmes e curtas da Disney Animation dão as caras na medida que o Mickey e Minnie tentam reunir todo mundo para uma foto comemorativa.

Disney celebra 100 anos do estúdio com curta Era Uma Vez Um Estúdio; confira trailer

Com direção de Trent Correy e Dan Abraham, o curta é uma grande celebração da história do estúdio.

Assim separamos algumas curiosidades.

  • O senhor que aparece no começo do curta.
Foto: Disney

Não é um ator, e sim, Burny Mattinson, um funcionário veterano da Disney que trabalhou no estúdio por mais de 70 anos como animador, diretor, roteirista, produtor, desenhista de história. Ele filmou sua participação no ano passado e conseguiu ver uma versão não finalizada do curta momentos antes de falecer em Fevereiro. Serve como uma homenagem para ele também.

  • Homenagem aos primeiros.

O curta presta uma homenagem para os primeiros personagens da história do estúdio. Não só o Mickey e a Minnie, mas também Oswaldo, o Coelho Sortudo que deu as caras pela primeira vez em 1927. A Disney perdeu os direitos do personagem e no curta vemos Mickey falar: “Depois de você” em uma das cenas quando a fila para a foto é formada.

Branca de Neve também é uma personagem que tem um bom destaque nas cenas do curta. A primeira Princesa e a protagonista do primeiro longa-metragem da Disney, Branca de Neve e os Sete Anões (1937) recebe a última personagem animada criada pelo estúdio, a protagonista Asha de Wish: O Poder dos Desejos que será lançado em novembro nos cinemas americanos.

  • Cenas que foram recriadas dos filmes.

Em um dos momentos do curta, vemos os dálmatas parados na frente da TV, assistindo Fantasia (1940) enquanto os personagens se reúnem para tirar a foto. A cena é igualzinha a vista em 101 Dálmatas (1961). E não só essa que os diretores prestam homenagem. No curta vemos em uma outra passagem o leão Scar de O Rei Leão (1994) falar: “Estou cercado de idiotas!” igual a frase do longa.

Em outro destaque também temos as Fadas Madrinhas de A Bela Adormecida (1950) falando que preferem suas cores favoritas enquanto mudam a cor do chapéu da entrada do prédio da Disney.

  • Retorno de diversos animadores, atores e mais.
Foto: Disney

O animador Ruben Aquino que cuidou da personagem da vilã Úrsula na animação A Pequena Sereia (1989) deixou a aposentadoria para desenhar a personagem novamente para o curta. Aqui, a vilã tem uma cena rápida cena.

Na versão original os atores Jodi Benson (Ariel), Jeremy Irons (Scar), Kristen Bell (Anna) e Idina Menzel (Elsa) retornam para darem vozes para os personagens mais uma vez.

No Brasil, Fabio Porchat retornou como voz de Olaf, assim como Zezé Motta, Tiago Abravanel, Ano Gabrielle, Leandro Hassum e diversos outros dubladores.

Guilherme Briggs dubla o Mickey e Mabel Cesar o Minnie na versão nacional do curta.

Para as cenas de personagens tão icônicos como o Gênio de Aladdin (1992) ou até mesmo o Grilo Falante que canta When You Wish Upon a Star, tema das aberturas da Disney e de Pinóquio (1940), a ideia foi vascular os arquivos do estúdio. E não depender de inteligência artificial para fazer com que as vozes voltassem para o curta.

Os diretores procuraram os trechos, montaram um esboço e apresentaram para a família de Robin Williams. O envolvimento do animador Eric Goldberg foi fundamental para o espólio do ator aceitar.

Exibido pela primeira vez no Festival de Annecy, no curta vemos Mickey e Minnie saltarem dos quadros que estão na recepção do prédio da Disney Animation para reunir todos os personagens para uma foto comemorativa para os 100 anos. 

Try Apple TV
Try Apple TV

Deixe uma resposta