Onde Nascem os Fortes | Primeiras Impressões

Estreou na noite da última segunda-feira, dia 23 de abril, a nova supersérie da Rede Globo, intitulada Onde Nascem os Fortes. Nós do Arroba Nerd não poderíamos ficar de fora dessa nova atração, produzida pela maior multinacional do país, não é mesmo? Ainda mais com esse elenco de peso, minha gente. Confira, logo abaixo, as nossas primeiras impressões do seriado:

No piloto, somos apresentados ao casal de irmãos gêmeos da família Ferreira da Silva, Maria e Nonato, interpretados pelos atores Alice Wegmann (Cidade Proibida) e Marco Pigossi (A Força do Querer).  Ambos, apesar de morarem em Recife, Pernambuco, têm raízes em uma pequena cidade do sertão nordestino e acabam decidindo viajar para lá, com o objetivo de realizarem trilhas de bicicleta. Vida fitness de atleta que fala, né? 

Tudo anda muito tranquilo… Porém, Maria se apaixona por Hermano Gouveia (Gabriel Leone de Os Dias Eram Assim), filho de um poderoso empresário local, chamado Pedro (Alexandre Nero de Filhos da Pátria). Esse homem acaba brigando com Nonato em um bar, por ele estar dando em cima de sua amante e colega de trabalho, Joana (Maeve Jinkings de A Regra do Jogo). Ele acaba dando um basta na situação: além de mandar os seus capangas baterem muito no jovem rapaz, ele mente para a sua amada sobre o que realmente aconteceu na noite anterior. O que será que fizeram com ele? Está morto ou vivo? Preso em algum lugar em cárcere privado? Só assistindo, como sempre, para sabermos! 

Foto: Globo – Divulgação.

A partir desse ocorrido, a trama irá se desenvolver e iremos ver o que realmente aconteceu com o irmão gêmeo de Maria. Não nos é mostrado muito nesse piloto, mas sabemos que a jovem fará de tudo para encontrá-lo. Uma das características mais marcantes do episódio – de 49 minutos de duração – é a fotografia do sertão do Nordeste. Belas imagens são mostradas e fazem os olhos de qualquer espectador ficarem vidrados na televisão!

As produções televisivas desse horário noturno, a famosa faixa das 23 horas, são marcadas por serem mais ousadas. Seja no quesito de violência ou nas cenas de sexo, isso é e será bastante abordado em Onde Nascem os Fortes. Devo destacar, também, a trilha sonora: é impecável, minha gente! Vale um post especial só para ela depois. A música de abertura é bastante intensa e reflexiva, chamada Todo Homem, escrita e cantada pela família Veloso, incluindo Zeca, Caetano e Moreno.

Uma das características da supersérie é a quebra de paradigmas em relação aos contrantes destinados ao povo nordestino. A nossa sociedade é bastante presa em tabus e conceitos pré-determinados, muitas das vezes, infelizmente, negativos. No entanto, o seriado tenta mostrar uma nova abordagem, com personagens com um visual bem urbano, sendo algo bastante diferente do que a mídia realmente mostra naquele local. Não existe somente a seca, famílias pobres e muito calor. Há sim, cidades, pessoas com carros, famílias trabalhando em grandes empresas, ou seja, são gente como a gente! A região do sertão nordestino apresenta as mesmas características de uma grande cidade, basta a gente, apenas, abrir os olhos e a mente para observarmos isso!

Foto: Globo – Divulgação.

Segundo informações cedidas pelo criador, George Moura (Amores Roubados), esses contrastes foram e serão a base para a análise que pautará os caminhos dos protagonistas até o fim dessa história. “São lugares inóspitos, mas onde se podem construir sonhos”. Tanto é que a mãe de Maria, Cássia, interpretada pela grande atriz, Patrícia Pillar (A Favorita), voltará a sua cidade natal para tentar achar o seu filho. Nesse meio tempo, vamos conhecer o seu passado, com segredos e reviravoltas.

No elenco ainda temos: o juiz Ramiro Curió (Fábio Assunção de As Brasileiras), homem poderoso que será responsável por muitos assassinatos; Ramirinho Curió Jr. (interpretado pelo ator Jesuíta Barbosa de Justiça), que também incorporará a Shakira do Sertão, mulher que canta e dança nas noites nordestinas, sendo tudo no sigilo; Rosinete Gouveia (Débora Bloch de Treze Dias Longe do Sol), esposa de Pedro, que cuida de sua filha, Aurora (Lara Tremouroux de Filhos da Pátria), que tem uma doença estranha e misteriosa, sem explicações pelos médicos.

Onde Nascem os Fortes iá desafiar o público, pois iremos acompanhar os personagens na busca por suas origens, afinal, ao mesmo tempo em que ela nos constroem como pessoas, elas também podem nos destruir.

Em fim, a série tem um potencial enorme para ser desenvolvido e, ao meu ver, entregará um bom trabalho, pois o sertão é grande e tem muita coisa para ser desbravada nesse local do Brasil. Ao todo, serão 53 episódios, exibidos nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, posteriormente, à novela das 21h, O Outro Lado do Paraíso.

E você, meu caro leitor? Assistiu a nova série da Rede Globo? O que achou? Irá acompanhar? Deixem as suas impressões, também, logo abaixo nos comentários!

Arthur Barbosa

22 anos, Técnico em Química de Beagá, Minas Gerais. Não consegue ficar longe da escrita de séries, por isso está nos bastidores do Arroba Nerd. É Vestibulando de Medicina e pretende adentrar nas portas da UFMG. Acredita que em um dia próximo a Netflix irá dominar o mundo.