Um bate-papo com a figurinista Dana Covarrubias da série Only Murders In The Building

0
117

Claramente os figurinos que os personagens de Steve MartinMartin Short e Selena Gomez, o trio de vizinhos Charles, Oliver e Mabel, respectivamente, em Only Murders In The Building já entraram no imaginário popular e na cultura pop televisiva.

Ao longo de três temporadas, o trio desfilou com diversos looks marcantes em diversos e memoráveis episódios.

Como não lembrar dos chapéus usados por Martin atração? Tão característico por destacar os cabelos brancos do veterano ator de comédia. Ou dos lenços e echarps que o personagem de Short usa, principalmente quando está atrás de molhos para comer? E claro, basicamente qualquer coisa que Gomez, a estrela pop que virou atriz, usa no seriado né?

Em Only Murders In The Building tudo meio que viraliza, ou viralizou de alguma certa forma, e ajudaram a atração a entregar um visual único para essa comédia de murder mystery queridinha dos fãs que chegou ao final da terceira temporada nesta semana.

E a responsável por isso é a figurinista Dana Covarrubias, duplamente indicada pela série ao Emmy, nas edições de 2022 e 2023. Com outras produções no currículo como Bupkis (Peacock), Life and Beth (Hulu), Master of None (Netflix) Ramy (A24), Mrs. Fletcher (HBO) Claws (TNT), Quantico (ABC), entre outras, a figurinista é quem bola todos os visuais marcantes dos protagonistas e dos coadjuvantes que roubam a cena em todas as temporadas.

Covarrubias foi indicada em Melhor Figurino pelo episódio 1×02 – Quem É Tim Kono? e também no ano seguinte por 2×02 – Incriminados. E para o terceiro ano da atração, a figurinista assumiu o desafio junto com a série, de mudar um pouco de ares, afinal, o tema dos novos episódios que terminam no dia 3 foi o teatro musical, a Broadway.

A terceira temporada também foi marcada pela entrada no elenco vários nomes conhecidos de Hollywood como a atriz Meryl Streep e também Jessie Williams, Ashley Park e Paul Rudd.

Confira o nosso bate-papo com Covarrubias abaixo, onde ela revela todas as curiosidades de bastidores do terceiro ano de Only Murders In The Building.

Selena Gomez, Martin Short e Steve Martin em cena de Only Murders In The Building.
Foto: Credit Patrick Harbron, Courtesy of Hulu. All Rights Reserved.

ArrobaNerd: Basicamente cada temporada tem um tema específico a ser seguido e agora na terceira temporada, o foco é a Broadway. Como você e seu time reagiram quando os produtores contaram e anunciaram que a história se passaria, em partes, nos bastidores de um musical da Broadway?

Dana Covarrubias: Eu fiquei absolutamente entusiasmada, pois cresci amando o teatro e me envolvi com isso durante toda a minha vida. Eu me descreveria como uma nerd do teatro quando cresci.

Portanto, fiquei muito empolgada porque, na verdade, fiz faculdade de artes, aprendi sobre atuações e também design de teatro na escola. E assim que saí da faculdade, imediatamente me envolvi com televisão e cinema, então nunca tive a chance de projetar uma produção teatral.

Então, essa foi a minha chance de fazer isso. Foi muito divertido. Sim, fiquei absolutamente entusiasmada.

Cena de Only Murders In The Building.
Foto: Credit Courtesy of Hulu. All Rights Reserved.

ArrobaNerd: Essa temporada tivemos inspirações para diversos musicais conhecidos da Broadway como Jesus Christ Superstar, Guys and Dolls, Chicago. O que você coloca primeiro no seu quadro de ideias para um novo projeto e o que não pode faltar quando você começa seu processo de design?

Dana Covarrubias: A temporada 2 teve um tema especifico no estilo de Hitchcock e a temporada 3 o tema era Broadway, então eu acho que eu quis ir pelos meus musicais da Broadway favoritos.

Eu ficava pensando em quais são os meus musicais favoritos e quais deles têm um design muito específico por si só. Então, acho que meu favorito sempre foi Fosse e qualquer coisa que fosse relacionada a Bob Fosse [famoso coreografo da Broadway]. Eu sempre amei All That Jazz – O Show Deve Continuar, na verdade, eu amo todos eles, eu sou bem obcecada por eles, então eu queria que tivéssemos temas que chamassem a atenção.

Jesus Christ Superstar tem uma paletas de cores tão bonita e é tão especifico. The Little Shop Of Horrors também é um dos meus favoritos. E é [um musical] que é referenciado nessa temporada, um pouquinho.

Então meio que eu olhei essas produções e fui escolhendo. Eu revi os filmes, fui rever algumas peças, para conseguir minhas inspirações. Às vezes eu vejo alguma coisa que eu gosto ou vejo alguma coisa que sei que talvez a Mabel usaria e vou colocando no meu quadro de inspirações.

ArrobaNerd: Você já foi indicada ao Emmy pela série já duas vezes. Tem ficado mais difícil ou mais fácil ter ideias para os visuais dos personagens? Ainda mais que essa temporada temos Meryl Streep no elenco. Como foi trabalhar com ela?

Dana Covarrubias: Ah, eu acho que nossos roteiros são tão bem escritos e tão maravilhosos. Acho que não tenho dificuldade em ter novas ideias porque tudo é me dado no roteiro, sabe? Nós temos [muitas novidades sempre] com novos personagens a cada temporada, com novos atores incríveis, ou nesta temporada [por exemplo] com tudo que envolve as coisas da Broadway. Então, eu me inspiro em tudo isso. Assim, nunca sinto que estou ficando sem ideias ou algo assim.

E os personagens são tão únicos, e [a forma] como eles são escritos, e Loretta, a personagem que Meryl Streep interpreta, nessa temporada tem uma história de fundo tão interessante e isso tudo reflete no figurino dela. E eu acho que nunca falta ideias para criarmos os figurinos, por que está tudo nas páginas.

Cena de Only Murders In The Building.
Foto: Credit Courtesy of Hulu. All Rights Reserved.

E claro, sempre temos conversas com os atores e que sempre vem com mais ideias. Então, sim, eu e Meryl tivemos muitas conversas sobre quem é a personagem dela, e como isso seria refletido nas suas roupas. E claro, foi um como um sonho se realizando para mim interagir com ela dessa forma.

Ela é um lenda. Ela é uma das melhores artistas do nosso tempo e a forma como o cérebro dela funciona [é incrível]. Ela é uma artista maravilhosa, extremamente positiva, e muito divertida de estar junto na mesma sala. Uma energia incrível. Eu ficava me beslicando o tempo todo sem acreditar no que estava por acontecer.

ArrobaNerd: Ao longo das temporadas de Only Murders In The Building, diversas peças de figurinos tiveram conexões com a trama da temporada, e o caso, que o trio principal investiga. Da camiseta com grafitti lá na temporada 1 para agora na temporada 3 termos os lenços de bolso do personagem de Paul Rudd.

É alguma coisa que você e seu time discutem com os roteiristas do seriado na pré-produção ou é uma coisa que vocês se surpreendem quando recebem os roteiros pela primeira vez?

Dana Covarrubias: É alguma coisa que definitivamente é discutido por que são elementos tão importantes para a trama, então é importante que acertamos sabe? Então é uma constante discussão, por que por mais que os roteiros já estão finalizados, eles sempre re-escrevem a história. Muito das vezes temos mudanças… e isso aconteceu com o cara da camiseta manchada [lá no primeiro ano] e agora na temporada 3 com os lenços… as coisas mudaram muito, e o tempo todo.

Não quero dar spoilers, sobre os lenços, mas em um determinado momento bem no começo da temporada, nós sabíamos sobre eles, começamos a fazer, e de uma hora para outra a trama mudou e tivemos que jogar fora todos que tínhamos feito e recriar um design novo para eles.

ArrobaNerd: Nós amamos a atenção on-line que os figurinos de Only Murders In The Building recebem e também ver que, às vezes, as pessoas se fantasiam para o Halloween com eles. Como você se sente sobre isso, e já aconteceu de você cruzar com alguém nas ruas usando uma roupa parecida com aquelas vistas no seriado?

Dana Covarrubias: Sim, totalmente [já aconteceu isso!]. É muito engraçado isso, por que acaba por ser uma coisa meio quem veio primeiro: o ovo ou galinha?, sabe? Tem vezes que eu passo por alguém nas ruas de Nova York e que está vestido igual Charles, Oliver ou Mabel e eu fico: eles estão vestidos assim: Por quê? Por que eles viram o seriado ou eu fiz os designs do seriado por que eu vi alguém usando isso, sabe o que eu quero dizer? Então, às vezes, eu olho e não tenho certeza, do que veio primeiro.

E eu também amo ver os fãs vestidos como eles, para o Halloween. Eu tenho falado isso por anos, até bem antes de trabalhar no seriado, talvez uns 10 anos atrás. Eu sempre falo, o maior prêmio que você pode ter como figurinista é ver as pessoas fantasiadas com os figurinos que você criou para o Halloween.

ArrobaNerd: Para finalizar, em um dos episódios dessa temporada de Only Murders In the Building a personagem de Selena Gomez usa um vestido de noiva muito bonito. Quais foram as inspirações para ele?

Dana Covarrubias: Nossa, esse figurino deu trabalho. Esse foi um que nós não recebemos o roteiro até os momentos finais. Então tivemos que procurar o vestido de casamento em uns 4 dias, ou alguma coisa assim… O que foi muito difícil por que nos EUA muito dos vestidos são feitos, e encomendados, com uma previsão de 6 a 10 semanas para serem entregues.

Então nós teríamos que apenas achar alguma coisa em alguma loja mesmo. Começamos a procurar por diversas lojas de noiva em Nova York e acabamos por achar em uma que não era de alta costura, ou chique, e sim um tipo uma loja mais populares, com mais descontos.

Mas foi o que conseguimos encontrar naquele momento… e nós tínhamos que alterar o vestido, fazer ele caber, então nós trocamos algumas coisas, e fizemos alguns truques para deixar o figurino mais rico e com o aspecto dos anos 1950. Afinal, na trama, era o vestido da mãe de Joy (Andrea Martin) que Mabel usa. Então sabíamos que precisava ser um vestido de casamento dos anos 50.

Os três primeiros anos de Only Murders In The Building estão disponíveis no Star+.

Deixe uma resposta