Temporada de Verão | Crítica 1ª Temporada: Divertida, novelinha da Netflix empolga por conta de segredos de personagens

Em termos de personagens, Temporada de Verão se mostra muito mais que apenas um calorzinho passageiro e sim, uma temporada de verão inteira digna de calor, chuvas e tudo mais. Aqui, a nova série nacional faz um verão inesquecível e um que promete. Isso porque a Netflix garantiu que atores certos interpretam esses personagens que tem alguma coisa para trabalharem durante esses 8 episódios que compõem a primeira temporada.

E esse é o fio condutor que Temporada de Verão se apoia. Em suas tramas, nos segredos que esses personagens escondem, suas motivações, e complexidades que são exploradas na medida que todos eles estão juntos nesse dominador em comum que é o Hotel Maresia no sul do Brasil.

E para uma produção que tem um personagem chamado Maresia, dono de um hotel chamado Maresia, a régua estava lá embaixo ao dar play nos primeiros episódios da produção da Netflix que o site recebeu antecipadamente. Piadas a parte até que esse não era o pior dos problemas de Temporada de Verão. E até que o veterano ator de novelas Felipe Rocha está bem não faz um mal trabalho como o administrador do lugar, um tiozão paz e amor que toca o hotel ao lado da esposa Vilma (Mayana Neiva num papel mais tranquilo do que seus últimos trabalhos na TV fechada) e que ao longo dos episódios vão ter trabalhar muito, tanto a relação entre eles, quanto o hotel em si.

Elenco reunido em cena de Temporada de Verão
Foto: Aline Arruda/Netflix

A temporada começa com novos funcionários contratados para a alta temporada, ou seja, o verão que vem trincando com hóspedes prontos para curtir as férias, e claro, como diz um dos personagens estão com muito tempo livre e vão fazer o que? Reclamar! 

Assim, os jovens Yasmin (Gabz, muito bem aqui), Helena (Giovanna Rispoli) e Conrado (Maicon Rodrigues) representam o espectador e adentram no lugar para nos apresentar a dinâmica do hotel e como o barco toca no lugar. E no meio de um evento, Temporada de Verão nem se preocupa muito em nos ambientar com nada já nos joga, e joga esses personagens, no meio da ação. Afinal, o hotel recebe uma grande festa e a história já logo começa sem muitas delongas.

É o aniversário da socialite Catarina (Giovanna Lancellotti, a nossa Emma Stone com um olhar intenso e cheia de caras de bocas) que ainda não sabe no começo mas está prestes a ficar noiva do playboy mala sem alça Rodrigo (Léo Bittencourt) por conta de uma pressão de sua mãe e do pai dele. As coisas claro que não terminam bem nessa noite, o noivado é cancelado, traições acontecem, polícia invade o local, pessoas vão presas, afinal, para um novelão como Temporada de Verão se apresenta isso já de praxe, não é mesmo?

Tirando o forte filtro que dá o tom para as cenas, e sempre a luz na cara dos atores para imitar um dia enrolado, Temporada de Verão tem mais pontos positivos do que negativos, e realmente faz um sólido começo para produções nacionais na plataforma em 2022. O time de produção, formado pela dupla Isabel Valiante e Caroline Fioratti, dá conta do recado aqui e realmente consegue mesclar esse cenário paradisíaco com uma história que vale a pena acompanhar. Claro, é tudo muito lavado, perfeitinho, e quase idílico demais, e falta um toque de realidade em muitas coisas, seja atitudes de personagens, conflitos e tudo mais.

Mas a forma como o roteiro é conduzido e boa parte do carisma desses atores jovens é que dá o nome para Temporada de Verão. 4 episódios iniciais me vi completamente envolvido com todos eles, suas tramas, e principalmente os segredos que muitos deles levaram para a ilha e que são desenvolvidos e repercutem na história desse primeiro ano. Temos a jornada da patricinha Catarina que a vê a mãe ser presa por lavagem de dinheiro, seu MBA na Europa ir para o espaço junto com o congelamento de suas contas, suas amigas que a deixam de lado e agora precisa trabalhar pela primeira vez na vida. . Com essa trama inicial, Lancelotti assume um papel de protagonista indireta para a trama até mesmo por ser um dos nomes mais conhecidos do elenco.

Elenco reunido em cena de Temporada de Verão
Foto: Aline Arruda/Netflix

Em Temporada de Verão, temos triângulos (eu diria até quartetos!) amorosos que a trama se apresenta, onde a série deve criar uma legião de fãs no twitter com seus shippes ferrenhos e tudo mais. Outro destaque fica com a trama do jovem Conrado, onde Rodrigues manda muito bem em mostrar a insegurança e nos medos que seu personagem tem em termos primeiro do que quer para a vida, uma longe dos pais helicópteros, e em termos de sua sexualidade; do que realmente aconteceu no passado no instrutor Diego (Jorge López, o destaque internacional com um bom português) e do que esperar do seu futuro com a instrutora de Yoga Marília (Cynthia Senek) ou até mesmo em toda a trama da jovem Yasmin e seu segredo que envolve o passado de outros personagens, da jovem ​​Helena (Rispoli) em busca de explorar sua sexualidade, e do jovem Miguel (André Luiz Frambach, muito bem aqui também), um morador local com trabalho paralelo de drinks “verdes” que não são bem drinks e sua relação conturbada com o pai do seu melhor amigo, Rodrigo (que também seus seus problemas desenvolvidos mais lá para frente na temporada). 

Temporada de Verão amarra isso com uma trilha sonora bacaninha, um ar descontraído, e que te garante bons momentos com esses personagens e nessa ambientação solar. É o grande fio condutor para os episódios, ver esse grupo interagir na medida que a trama coloca eles para trabalhar nesse hotel e vemos as relação entre eles se formar, seja quando eles encontram um celular dado com perdido e usam para tentar comprar um ar condicionado (e alguém não usa o dinheiro para isso), ou quando um deles precisa levar um grupo para mergulhar mas não sabe nadar (mesmo sendo pré-requisito para o trabalho). A temporada se leva nessas pequenas historinhas que boa parte são resolvidas ali em questão de poucos minutos, e que não são tão complexas assim em termos de arcos narrativos, mas que dão um pouco de sustância para a trama maior que envolve a permanência deles nesse trabalho na medida que o próprio Hotel está ameaçado de ficar aberto ou não, e garantir o trabalho deles.

No final, Temporada de Verão entrega uma boa e divertida opção na Netflix. Serve para gastar umas boas horinhas em uma maratoninha sem esperar nada muito complexo ou robusto. Se você já terminou o novo Rebelde, o seriado nacional serve como a próxima coisa para sua lista, sem dúvidas.

Temporada de Verão já está disponível na Netflix.