O Boticário anuncia equipes vencedoras do seu primeiro campeonato e-sports

Endgame e Mooncats são as grandes vencedoras da Taça das Implacáveis, competição amadora de CS:GO, que reuniu 90 mulheres divididas em 18 times

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Quando uma heroína cresce, milhões nascem. Com esse mote, o Boticário lançou, em setembro, a Taça das Implacáveis, o primeiro campeonato oficial, que contou com a participação de 90 meninas, reunidas em 18 times. Nesta semana, foram anunciadas as equipes campeãs, Endgame e Mooncats, classificadas em primeiro e segundo lugar, respectivamente. A competição, focada em CS:GO (Counter Strike-GO), faz parte do Heroínas do Game, movimento criado pelo Boticário para apoiar e promover o protagonismo feminino no cenário gamer. Entre as ações, está a criação da Comunidade das Heroínas, canal do Boticário no Discord, que já é considerada a primeira e maior comunidade de beleza de uma marca brasileira dentro do aplicativo, contando com mais de 500 integrantes.

Taça das Implacáveis: o primeiro campeonato gamer do Boticário

Os brasileiros estão cada vez mais conectados com jogos eletrônicos. Na última Pesquisa Game Brasil (PGB), o número de pessoas que afirmam ter nos jogos a principal diversão passou de 57,1% em 2020 para 76,5% em 2022. Embora o interesse pelos games esteja aumentando, o cenário é oposto quando se trata das mulheres: a participação feminina vem caindo, de 54% em 2020 para 51% em 2022. Além disso, mesmo sendo a maioria, elas representam apenas 10% nos campeonatos de e-sports.

Para contribuir com a mudança dessa realidade, O Boticário construiu o movimento Heroínas do Game e a sua primeira grande iniciativa: o campeonato Taça das Implacáveis, competição que ocorreu nos dias 22 e 23 outubro de 2022, na plataforma da Gamers Club, apresentado e transmitido no canal da influencer Amanda “AMD” Abreu, personalidade influente no cenário de CS:GO.

A equipe Endgame venceu a final por 2 a 0, com parciais de 16-5, numa partida MD3 contra a Mooncats, e levou o grande prêmio de R$ 3.500,00. Mesmo na liderança, a Endgame abriu mão dos demais prêmios destinados ao grande vencedor por já ter uma identidade de time e por conta de agenda, demonstrando empatia, sororidade e amor pelo game, princípios fundamentais para O Boticário. Assim, além do prêmio de R$ 1.500,00, destinado ao segundo lugar, a Mooncats, vice-campeã, recebe o rebrand em sua logo, o desenvolvimento de uma camisa profissional de time e um media day (filme + vídeo documentário sobre a equipe) que será somado a um grande highlight nas redes do Boticário, além de um fim de semana na Gaming House da equipe Black Dragons com tudo pago.

A atitude da Endgame reforça que estamos no caminho certo ao apoiar o protagonismo feminino. O Boticário, marca que traz amor entre seus principais valores e a equidade como único caminho para o mundo que queremos conquistar, não poderia deixar de apoiar essas meninas tão talentosas, solidárias e apaixonadas pelo que fazem. Um slogan nunca fez tanto sentido; afinal, quando uma nova gamer cresce, milhões de outras se inspiram e nascem com ela. Essa é a mensagem que queremos passar”, comemora Marcela De Masi, diretora de branding e comunicação do Boticário.

Vencer no jogo é bom, mas conquistar o espaço merecido no cenário é ainda melhor. Segundo Vitória Castro, a “Vi” da Endgame, a atuação de marcas, como o Boticário traz mais visibilidade e, consequentemente, auxilia no crescimento do movimento feminino no game. “Quando se é mulher, é difícil lidar com a sociedade como um todo, e no mundo do e-sports não é diferente. Porém, estamos conquistando espaços de qualidade, e acredito que o futuro desse cenário é sermos reconhecidas pelo nosso jogo, pelo nosso trabalho, seja ele coletivo ou individual”, destaca.

Para Natália Silveira, a “nat1zão” da Mooncats, vice-campeã na competição, o campeonato oferece oportunidade de meninas, que ainda não são profissionais nesse cenário, serem notadas. “Não é só um jogo, é uma vida que construímos dentro do Counter Strike, seja pelas amizades, pelos treinos, seja pelas horas dedicadas. Sabíamos que não seria fácil, mas a confiança e empolgação das meninas fez tudo valer a pena para conseguirmos buscar o que estávamos dispostas”, complementa.

Outros campeonatos femininos da Gamers Club também foram patrocinados pelo Boticário. São eles: Goddess Cup (League of Legends e Wild Rift), Masters Feminina (CS:GO) e Game Changers (Valorant).

A comunidade das Heroínas do Game no Discord é a primeira e maior comunidade de beleza de uma marca brasileira dentro do aplicativo

Além da competição, o canal do Boticário no Discord, chamado de Comunidade das Heroínas, também superou as expectativas. São mais de 500 mulheres e pessoas não binárias participando, tornando o canal a primeira e maior comunidade de beleza de uma marca brasileira. Entre as ações realizadas está o Boti Talks, que promove conversas intimistas sobre o cenário feminino de e-sports, além de mix de jogos variados com influencers e pró-players, Get Ready Together (encontro virtual semanal descontraído com as meninas do servidor para se arrumarem para o fim de semana juntas e trocarem ideias de make, produtos e dicas entre si) e a Watch Party, que reúne as pessoas de forma remota para assistirem aos principais campeonatos femininos de e-sports.

Uma das principais ações no canal foi o Masterclass de CS:GO com a Camyy, jogadora profissional de CS:GO das Black Dragons, que realizou uma série de aulas no servidor da marca para garantir que as competidoras tivessem recursos e conhecimento para se desenvolver nas partidas. Em virtude disso, três times amadores que participaram do campeonato foram totalmente formados a partir das trocas no Discord, do Boticário. O canal continuará ativo com diversas ações sendo planejadas.

A presença dessas mais de 500 mulheres no nosso canal do Discord comprova a força feminina no game e a necessidade de comunidades específicas para esse público. Por isso, queremos estar presentes e atuar de forma ativa e efetiva, criando oportunidades, gerando debates, estando no dia a dia de cada uma delas. Essa audiência nos mostra que essa rede de apoio e acolhimento tem um papel importante para elas e nos motiva a continuar”, completa Marcela.


Histórico do Boticário no universo gamer

Em 2021, O Boticário se tornou a primeira marca do segmento a apostar em ativações no Avakin Life – jogo de realidade virtual. Com uma loja hub in-game, a marca viu a plataforma como um canal para amplificar a presença na jornada dos consumidores por meio de novos formatos de interação. Em 2022, O Boticário voltou com sua loja dentro do Carnaval Avakin, além de outras iniciativas para celebrar a data. Também anunciou a parceria e o patrocínio ao time feminino da Black Dragons, que tem como CEO Nicolle Merhy – empresária, streamer e influenciadora digital.

A última ação do Boticário foi em julho junto à Eudora, no lançamento de uma nova frente de NFTs para comemorar o Dia do Batom. A iniciativa tornou as marcas as primeiras do segmento de beleza brasileiro a eternizar os consumidores em uma obra de arte digital e foi mais um passo importante para oferecer aos consumidores ações que unem tecnologia e inovação para gerar conexões genuínas.

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