O Amor Mandou Mensagem | Crítica: Um romance para deixar cair na caixa postal

0
1314

Só para avisar, eu amooooo comédias românticas e filmes do gênero, sabe daqueles raiz, anos 2000, onde a protagonista fazia de tudo para encontrar o amor pelas ruas de Nova York, ou naquela cidadezinha idílica no interior e etc. E estava realmente empolgado para O Amor Mandou Mensagem (Love Again, 2023).

Afinal, vamos lá, um filme com Céline Dion bancando a fada madrinha/cupido de um casal? O quê? Para mim era sim, e não teria como ficar melhor. E aí também colocam a carismática Priyanka Chopra Jonas com o bonitão Sam Heughan (que convenhamos também é um bom ator lá Outlander) para fazer um casal e eu achei: nossa isso aqui vai ser o paraíso dos romances, vai ser o meu A Galeria dos Corações Partidos de 2023.

Priyanka Chopra Jonas e Sam Heughan em cena de O Amor Mandou Mensagem.
Foto: Sony Pictures. CTMG. All Rights Reserved.

Eu estava errado. Infelizmente. Não é que O Amor Mandou Mensagem seja ruim, apenas que para mim entrega um filme extremamente irregular, com muitos altos e baixos para contar essa história de amor moderna. E mesmo com atores carismáticos, O Amor Mandou Mensagem, talvez, seja um daqueles que você possa deixar cair na caixa postal, sabe?

A premissa até que é interessante (mesmo que duvidosa!) e totalmente dentro do gênero de romance: Uma jovem vê seu namorado morrer de forma repentina e fica em luto por muito tempo. Anos depois, ela resolve mandar mensagens para o celular antigo dele, como uma forma de processar o luto. O que a escritora de livros infantis, Mira (Chopra Jonas) não sabe, é que o crítico musical Rob (Heughan) recebe todas elas em seu novo celular corporativo. Ele lê, não responde, mas acaba por ficar completamente obcecado por elas.

E essa brincadeira do destino, vai dar muito pano pra manga para O Amor Mandou Mensagem. E claro, nessa confusão toda, temos também Céline Dion na história, na medida que Rob é designado para fazer um “perfil” da cantora para a revista que trabalha, mesmo tendo desacreditado no amor depois de tomar um pé na bunda de sua ex-namorada. 

E por mais que uma das regras de filmes do gênero seja deixar as coincidências de lado, e apelar um pouco para conveniências, acho que o texto de O Amor Mandou Mensagem (escrito por Jim Strouse e baseado no longa alemão de 2016 Text for You e no livro de mesmo nome) abusa muito disso para contar essa história.

Claro, Chopra Jonas e Heughan tem uma química absurda e estão muito bem quando interagem entre si, e também com os outros personagens, as cenas de Rob com o chefe Mohsen (Omid Djalili), por exemplo, também são muito boas, mas acho que de maneira geral, é um nível acima do que eu prefiro nesse tipo de filme.

É o tom mais realista, de uma coisa que pode acontecer com qualquer um, que para mim é a regra principal do gênero e que O Amor Mandou Mensagem exagera um pouco aqui e entrega uma coisa mais para uma fábula do que efetivamente uma história de romance mais tradicional.

Sam Heughan e Celine Dion em cena de O Amor Mandou Mensagem.
Foto: Sony Pictures. CTMG. All Rights Reserved.

Como falamos, quando o filme é bom, putz O Amor Mandou Mensagem é muito bom, as cenas do encontro de Mira com Rob pela primeira vez nas escadarias da ópera, onde a câmera congela e só estão os dois no frame, para depois, Mira cair na realidade e trombar com uma pessoa no salão lotado é divertida, e muito boa. As cenas em que Rob e o colega de redação Billy (Russell Tovey) vão para um bar, quando ele descobre que Mia finalmente vai para um encontro de aplicativo depois de anos, e ele fica lá só observando (não de uma maneira Joe de You, claro!) e o colega consegue o telefone de um cara que está também no lugar, também é muito boa.

Mas também O Amor Mandou Mensagem erra muito, principalmente nas cenas com Céline Dion, que no final, serve para ser como uma terapeuta de Rob, mas que realmente apenas está ali pela piada que é repetida toda vez que a cantora aparece e que convenhamos é boa na primeira vez, mas na segunda, e terceira nem tanto, e que por mais que Céline esteja no meu coração (fãs de Titanic vamos lá!), a direção não sabe seguir em frente, com esse arco.

Temos também tudo que envolve a irmã de Mira, Suzy (Sofia Barclay) que também é uma irritante colega de quarto e uma personagem completamente descartável, a estrutura narrativa que demora para engrenar na história, nas reviravoltas típicas dos filmes do gênero, e como falamos nas conveniências gigantes da trama. Não é por que é clichê, que você não pode usar de uma boa forma e acho que O Amor Mandou Mensagem não sabe usar eles bem aqui.

E fica claro que os bons momentos de O Amor Mandou Mensagem não chegam a compensar os maus momentos. E nem mesmo a participação de Nick Jonas, o marido de Chopra Jonas na vida real, em uma cena extremamente boa, ajuda o filme a ganhar uns pontinhos extras.

Claro, o final novelesco, o timing cômico de Heughan e Chopra Jonas, até faz O Amor Mandou Mensagem ser um filme bonitinho e gostosinho de se ver, mas é tudo muito “-inho” e no meio de tantas coisas mais interessantes sobre o tema que tem saído por aí, talvez, O Amor Mandou Mensagem seja um para você ver a mensagem, esquecer que viu, e só responder num outro dia, sabe? 

Avaliação: 2 de 5.

Onde assistir O Amor Mandou Mensagem?

O Amor Mandou Mensagem está em cartaz nos cinemas nacionais.

Deixe uma resposta