Netflix muda de novo métrica de visualizações de produções para uma mais confusa e sem pé nem cabeça

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Antigamente a Netflix media o sucesso de uma produção pela quantidade de contas que assistiam determinado filme ou série. “Filme tal foi visto por 89 milhões de contas. E você assistiu? Tá esperando o que?” bradava a plataforma de tempos em tempos nas redes sociais que faziam a linha amigona e descolada.

E com a quantidade máxima de contas que assinavam a Netflix na época (no terceiro trimestre de 2021 tinha na faixa dos 213 milhões de contas globalmente) ficava claro que dava para “medir” se alguma coisa ia bem ou não na plataforma fazendo uma pouco de matemática básica.

Mas o problema é que para isso, a Netflix precisava divulgar quantos seguidores ativos em todo mundo tinha de tempos em tempos né? E isso era uma problema para a plataforma em termos de estratégia e no meio da chamada guerra do streaming que popularizou nos anos de pandemia.

A estratégia da Netflix era “vamos ser transparentes!” e ter a imprensa cobrindo nossas métricas, mas não tão transparentes assim. Afinal, a plataforma é uma das poucas que divulga qualquer tipo de métrica on-line. As rivais, como HBO Max e Disney+, vivem de “Filme tal é o mais visto da história/Filme tal foi o mais visto na Região X” sem ao menos dar algum tipo de explicação mais detalhada. Já outras como Prime Video e Apple TV+ nem pensam em abrir a caixa de pandora que é contar como andam das pernas os programas e os usuários.

E nisso, entra a Nielsen (famosa empresa de medição de audiência) que começou a contar as horas vistas dos programas, entre séries e filmes, novos e comprados da plataforma. Mas apenas nos EUA. E lá em Outubro de 2021, a Netflix trocou a métrica de medição para também reportar a quantidade de Horas Vistas.

Ficou mais difícil se termos uma noção de um sucesso de uma produção? Sim. Horas vistas não quer dizer quantas contas viram, mas ao longo dos anos, e com mais produções disponíveis e que nos deram uma certa base de comparação, também ficou fácil termos parâmetros para medirmos o sucesso ou não dessas estreias. Assim, na medida que longas como Entre Facas E Segredos 2, Resgate, O Agente Oculto, e séries como Stranger Things, Wandinha e Dahmer batiam recordes na plataforma e colocavam as métricas lá em cima e nos davam uma comparação com o que estreava bem abaixo disso.

Mas depois de momentos atribulados com queda de assinantes no ano passado, e a polêmica do compartilhamento de senhas em 2023, a Netflix mudou o método, novamente, de contar como as produções foram vistas.

Foto: Netflix/Reprodução

Em 20 de junho entrou no ar a métrica de visualizações (views), ou seja, para cada título a Netflix faz uma conta de quantas horas no total o programa foi visto e divide pela quantidade horas que tem. Ou seja, por exemplo, o longa Resgate 2 (que estreou na semana de 12 de junho de 2023) foi visto por 88,4 milhões de horas, é um filme com pouco mais de 2 horas. Isso dá para o filme um valor de 42,8 milhões de views.

Mas isso não significa que o filme foi visto por 42, 8 milhões de pessoas, ou contas, como era antes. E muito menos que o filme foi visto do começo ou fim. Algum usuário pode ter visto o longa e pausado, ou visto várias vezes, ou apenas visto uma vez.

Já dá para ver a confusão né? Inclusive uma outra mudança de métrica também foi que a Netflix colocava um período para ter algum tipo de definição. Antesera “X horas nos primeiros 28 dias”. Agora isso muda para “Nos primeiros 90 dias”. O que é uma grande mudança né? E dá mais tempo para as produções serem descobertas dentro da Netflix.

E dentro da faixa dos 232 milhões de usuários globais que é o total que a Netflix divulgou pela última vez, fica um pouco mais difícil, mais uma vez, de medir de uma forma palpável se essa métrica se visualização faz algum sentido. Talvez, para o departamento de análise da empresa, , somado com outras variáveis dos servidores da Netflix, esse número até faz algum sentido, mas para o público, para nós imprensa que reportamos, e até mesmo para a concorrência, pode soar como um número aleatório.

Se fica confuso para um filme que tem um começo, meio e fim, imagina para uma série?

Afinal, ao contarmos a quantidade horas vistas, pelas horas dos episódios, como fica para sabermos se os usuários viram toda a temporada? Ou se só viram metade? Ou se só começaram e não terminaram? Os usuários fizeram maratona? Ou viram picado? Mais uma vez, talvez dentro da Netflix, alguém saiba essas respostas.

Com isso os rankings de mais vistos da Netflix mudou completamente. Confira os filmes mais vistos da Netflix de todos os tempos já com a nova métrica da plataforma.

Foto: Netflix/Reprodução.

No final, o que fica claro é que até agora, a Netflix até abre a cortina para nos deixar olhar dentro do quarto, o único problema que é daquelas cortinas blackout que dificulta bastante ter uma VISUALIZAÇÃO ideal da situação.

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