Minhas Aventuras Com O Superman | Primeiras Impressões: Superman: O Retorno ao clássico

0
1107

Mais de 10 anos atrás, o ator britânico Henry Cavill foi anunciado como o Superman em um novo projeto, em live-action, sobre o personagem. Alguns filmes depois, o conceito do Superman foi redefinido pelo ator e pelo diretor Zack Snyder, que arquitetou todo o novo Universo dos personagens da DC em volta do personagem.

O que tínhamos era um Superman e um Clark Kent mais sério, mais pé chão, e que vivia numa realidade extremamente realista, sombria e sem muita esperança. Nada contra Cavill, ou Snyder, mas o que tínhamos era uma coisa bem diferente das encarnações nos quadrinhos, nas séries animadas, e principalmente do longa dos anos 70 que trouxe para os cinemas o personagem pela primeira vez nas mãos de Christopher Reeves.

E talvez, o Superman de Cavill e Snyder, fosse o tipo de visão para o personagem que o mundo precisava naquele momento. Afinal, até a contrapartida do personagem na rival Marvel encaminhava para esse caminho, onde ficou claro que a graça do Capitão América (com as mesmas características e traços de personalidade) só veio quando o personagem foi colocado no mundo atual.

minhas aventuras com o superman
Foto: Courtesy of Warner Bros. Discovery

Mas ao longo de uma década, outros heróis ganharam força, outras produções fora do eixo da DC se popularizaram, e essa versão do Superman mais sombrio e realista cansou e entrou em um limbo. E mesmo sendo um dos pilares do conceito de super-heróis na grande mídia, o Superman ficou um pouco de lado. Mas com Minhas Aventuras Com O Superman, a nova série animada da DC para a HBO Max, o que temos é um começo unificado, com o lado em live-action, de voltarmos a termos histórias com o Superman em seu arquétipo clássico: o jovem tímido de Kansas, com uma visão positiva sobre o mundo, mesmo que os humanos não veem a sociedade com esses olhos.

E em Minhas Aventuras Com O Superman, o S volta a significar Esperança novamente, e o personagem retorna para o tom inicial, as aventuras que deram certo ao longo dos anos e a forma como o personagem ganhou sua popularidade e entrou para a cultura pop. 

E isso se dá por alguns fatores isolados, e que juntos, deixam o seriado animado como uma aposta bacana de se assistir. O formato animado é uma das coisas que faz a atração dar muito certo, pelo menos nos primeiros episódios, onde dá a possibilidade para Minhas Aventuras Com O Superman acertar nas personalidades desses personagens.

Clark tem o jeito inocente, tímido e ainda lida com seus poderes, onde esse arco parece que será muito bem desenvolvido aqui na série animada. A melhor parte é que em Minhas Aventuras Com o Superman, o personagem é mais Clark, a figura civil, do que o herói, imbatível e super-poderoso, e vemos mais dos conflitos internos que ele enfrenta, basicamente sozinho, já que mantém seu segredo para si.

Lois Lane é sagaz, inteligente, debochada, e claro, um pouco egoísta, e aqui realmente está à altura de todas as outras versões. O fotógrafo Jimmy Olsen finalmente ganha um pouco mais de destaque, depois de anos sendo deixado de lado nas versões em live-action e tá pronto para flash.

Foto: Courtesy of Warner Bros. Discovery

E o trio interage muito bem, entre si, e em duplas, e personifica a geração millennial de uma forma muito interessante de acompanhar essas aventuras no formato serializado. A série tem uma temática bem teen, mas não infantil o suficiente para afastar os adultos.

E como falamos, Clark é, por enquanto, apenas Clark e ainda não é a figura do Superman que conhecemos, e essa talvez seja a grande sacada da equipe dos produtores e roteiristas em como contar essa história nesse formato. Afinal, é com o retorno para o básico, que Minhas Aventuras Com O Superman tem a missão de mostrar o personagem para uma geração inteira que só conhecia a outra, a antiga, e isso é uma coisa muito interessante de se pensar. 

E ao começar os episódios com cenas de flashback do personagem criança em Smallville, com Jonathan e Martha Kent na fazenda, e o personagem por explorar a nave que veio de Krypton, a atração dá chances para termos um Clark extremamente bem desenvolvido.

E assim, a estrutura narrativa do seriado, faz um paralelo interessante com o personagem que começa o seriado no seu primeiro dia como estagiário repórter do Planeta Diário e precisa investigar uma série de robôs que foram roubados por uma vilã cheia de planos. 

minhas aventuras com o superman
Foto: Courtesy of Warner Bros. Discovery

Os dois primeiros capítulos capricham na coloração, e na luz, para deixar a animação chamar atenção. As técnicas usadas acertam em trabalhar nos personagens, que são expressivos e deixam suas personalidades saltarem em tela. O trio principal ainda agradam visualmente, por conta da estética leve, mais puxada para um desenho anime, do que alguma coisa completamente computadorizada. 

E com um arsenal de personagens dos quadrinhos, e arcos narrativos interessantes, e possibilidades de histórias do Superman para serem contadas, fica claro que o futuro é alegre e brilhante para Clark/Superman nessa nova fase, e quem sabe isso não respingue na próxima empreitada do personagem nos cinemas com Superman: Legacy? Mal podemos esperar para ver.

Minhas Aventuras Com O Superman exibe novos episódios todas as quartas-feiras na HBO Max.

Deixe uma resposta