Invasão Secreta | Review: 1×06 – Lar

0
685

Para quem Nick Fury ligou no final do episódio 5 de Invasão Secreta?
A agente Sonya Falsworth de Olivia Colman era uma Skrull?
Algum Vingador aparece no último episódio de Invasão Secreta?
O que aconteceu no final de temporada de Invasão Secreta?

O final de temporada de Invasão Secreta era marcado por várias perguntas que pipocaram nos últimos dias sobre o que a trama guardava para o último episódio da temporada da série estrelada por Nick Fury.

E principalmente como a atração poderia dar pistas para o que vem por aí para o personagem e para o MCU.

Tivemos nossas respostas sim, mas assim como foi para os skrulls durante anos depois que eles chegaram na Terra, talvez, elas não sejam as que esperávamos ouvir.

Vamos analisar e comentar tudo que rolou em 1×06 – Lar de Invasão Secreta

Abaixo, depois da imagem.

ALERTA DE SPOILER!

Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos da série/filme.
Continue a ler por sua conta e risco.

Samuel L. Jackson e Olivia Colman em cena de Invasão Secreta.
Foto: Photo by Des Willie. © 2023 MARVEL.


Então é isso, gente. Bem-vindos ao final de temporada de Invasão Secreta. Ou o final da atração, afinal, a atração

tem sido vendida como uma minissérie. E já aviso: Nada realmente muito interessante aconteceu no final de Invasão Secreta!

Nenhuma reviravolta chocante, nenhuma participação especial, nenhuma consequência extremamente empolgante, e principalmente, nada que realmente fale: olha aconteceu isso, então volte e continue a acompanhar essa história. 

Mesmo com um começo forte e interessante, Invasão Secreta caiu numa armadilha que parece que as séries do MCU no Disney+ tem criado: não serem importantes o suficiente para a história do MCU de maneira em geral e apenas serem um passatempo enquanto novos filmes não chegam. E tudo bem ser um passa-tempo, se você faz isso direito.

E quando nem os filmes conseguem se destacar das séries, o que deixa o MCU? Preso em uma vastidão de más escolhas narrativas, em um período de transição extremamente controverso e difícil de defender. 

Talvez o grande propósito de Invasão Secreta tenha sido de mostrar que Nick Fury (Samuel L. Jackson) realmente tinha um coração, além de inteligência, num comparativo com O Mágico de Oz. E levou 5 episódios para vermos isso, na medida que o personagem enfim saiu do transe do luto, pós blip, e se mostrou humano antes de tudo. Mas precisou disso tudo? Claro é um desenvolvimento de personagem bacana… mesmo que não tão bacana, quando analisamos a estrutura da série de maneira geral.

E com Fury de volta, ele é um homem com um plano, como ficou claro no final do episódio da semana passada que prometia muito. Pena que não cumpriu. E por mais interessante que a execução do plano tenha sido, realmente tudo soou muito fácil, narrativamente para dar certo. Claro, o embate entre Fury e Gravik (Kinsley Ben-Adir) era aguardado, mas era claro que os dois lados não estavam nivelados, e se Gravik realmente conhecesse Fury de verdade saberia que o humano não jogaria a toalha assim tão fácil.

Mas no alto da sua arrogância Gravik se ferrou demais. Então não foi surpresa quando descobrimos que era G’ iah (Emilia Clarke) que estava disfarçada de Fury nesse encontro, e logo depois que a máquina skrull é ligada, tanto Gravik, quanto a personagem ganham poderes de super skrull.

Não vou dizer que as cenas de combate entre os dois personagens, com cada um imitando os poderes de Vingadores específicos, não tenha sido legal. Pois foi. Mas apenas durante os breves minutos que a luta rolou. De se transformarem e ficarem grandes como Hulk, voarem e liberaram raio de energia como a Capitã Marvel, braços de árvore como Groot, e poderes psíquicos como a Mantis, foram bons easter-eggs ao longo de uma batalha cercada de efeitos especiais… mas já tava claro quem iria ganhar essa, certo?

Na medida que G’ iah mete um canhão de energia no meio de Gravik, o skrull líder, o agora ex-skull líder, morre e é vida que segue. Mas e a facção rebelde liderada por ele? E o resto dos skrulls? Para onde foi? E os skrulls que ocuparam os corpos das outras pessoas?

E no final, vemos que agora Sonya e G’ iah vão trabalhar juntas nessa nova fase… mas tudo não passou uma certa segurança ou empolgação para qual será o próximo arco desses personagens e o que esperar deles. Afinal, depois de Fury (o verdadeiro) invadir o hospital junto com Sonya e conseguir expor o General Rhodes (Don Cheadle) para o Presidente dos EUA (Dermot Mulroney), o político decretou uma caça aos skrulls e os transformou em inimigos número 1.

Será que os personagens vão aparecer em algum episódio de alguma próxima série? Ou agora vão ser parte do arco de algum próximo filme? Armor Wars parece ser o candidato perfeito, afinal Rhodes é a principal figura nesse projeto depois de ser libertado junto com o Agente Everett Ross (Martin Freeman) do cativeiro… mas o longa nem tem data de estreia.

E com o retorno de Nick Fury, com Priscilla, quer dizer Varra (Charlayne Woodard) para a nave da S.A.B.E.R., Invasão Secreta retorna para onde estávamos, com Fury fora da Terra.

Será que em As Marvels teremos algum tipo de citação aos eventos de Invasão Secreta ou vai ficar elas por elas e ser uma situação igual Doutor Estranho No Multiverso da Loucura e WandaVision, onde os projetos eram para estarem conectados e não estavam realmente?

No final, Invasão Secreta começou bem e decaiu hein? O que esperar do MCU daqui para frente é território desconhecido, onde vemos as bolas de feno passando, já que a Marvel precisa agora focar no próximo projeto e em mais uma pergunta: E a segunda temporada de Loki hein?

Try Apple TV

Deixe uma resposta