A estreia de Como Treinar O Seu Dragão mostra que o chamado “verão americano” será dividido em filmes em pares: as adaptações em live-actions e depois os filmes de super-herói.
O primeiro bloco já estreou com o live-action de Lilo & Stitch (Disney) já quase superando a marca de 1 bilhão de bilheteria global depois de 4 semanas em cartaz e agora com o live-action de Como Treinar O Seu Dragão (Universal Pictures) que fez quase US$ 200 milhões em lançamento nos cinemas em todo mundo.
O longa estreou em 82 mercados em todo mundo, sendo que foram US$83,7 milhões apenas nos EUA (acima das projeções dos analistas que variavam entre US$ 65 e US$ 75 milhões, mas abaixo de US$ 100 milhões que os exibidores tinham em mente, segundo informações do Deadline). O longa se beneficiou de uma Press-tour global, do lançamento de atrações nos parques da Universal em Orlando e claro, de uma robusta campanha digital. E o público abraçou o live-action. Depois de um A no CinemaScore e CinemaScore e 98% do público aprovou o longa (vs 78% da crítica no RottenTomatoes).
Em todo mundo, o longa fez US$197, milhões. Os Top 5 melhores mercados internacionais do longa ficaram com México, Reino Unido, China, Brasil e Coreia do Sul. [via Deadline]. No Brasil, o longa levou mais 1 milhão de pessoas aos cinemas no período de 12 até 15 de junho e faturou R$ 23,83 milhões de reais.
Confira a tabela com os dados de bilheteria e Top 10 filmes do mercado nacional (em números de pessoas no período/total acumulado).
Posição | Filme | Pessoas no Período | Bilheteria no período | Pessoas no Total | Bilheteria no total | Semanas em Cartaz |
1º lugar | Como Treinar O Seu Dragão (Universal Pictures) | 1,04 milhões de pessoas | R$ 23,83 milhões | 1,92 milhões de pessoas | R$ 42,56 milhões | ESTREIA DA SEMANA |
2º lugar | Lilo & Stitch (Disney) | 575,70 mil pessoas | R$ 12,87 milhões | 8,61 milhões de pessoas | R$ 179,99 milhões | 4 semanas |
3º lugar | Bailarina – Do Universo de John Wick (Paris Filmes) | 124,99 mil pessoas | R$ 2,96 milhões | 425,09 mil pessoas | R$ 9,64 milhões | 2 semanas |
4º lugar | Missão Impossível: O Acerto Final (Paramount Pictures) | 86,48 mil pessoas | R$ 2,26 milhões | 1,35 milhões de pessoas | R$ 32,53 milhões | 4 semanas |
5º lugar | Premonição 6: Laços de Sangue (Warner Bros) | 52,78 mil pessoas | R$ 1,18 milhões | 1,79 milhões de pessoas | R$ 36,33 milhões | 5 semanas |
6º lugar | Como Eu Era Antes de Você (Warner Bros) | 22,95 mil pessoas | R$ 343,21 mil | – | – | RELANÇAMENTO |
7º lugar | O Diário de Uma Paixão (Warner Bros) | 18,79 mil pessoas | R$ 365,75 mil | – | – | RELANÇAMENTO |
8º lugar | Homem Com H (Paris Filmes) | 12,96 mil pessoas | R$ 326,78 mil | 624,24 mil pessoas | R$ 13,55 milhões | 7 semanas |
9º lugar | June E John (Diamond) | 5,43 mil pessoas | R$ 145,87 mil | 5,43 mil pessoas | R$ 145,87 mil | ESTREIA DA SEMANA |
10º lugar | Nasce uma Estrela (Warner Bros) | 4,47 mil pessoas | R$ 70,99 mil | – | – | RELANÇAMENTO |
Números totais do período | 1,97 milhões de pessoas no total | R$ 44,35 milhões arrecadados no total |