Animações Destaques Especiais Filmes 

4 curiosidades de bastidores de Encanto, a nova animação da Disney

A nova animação da Disney vem aí. Encanto, chega nos cinemas dia 25, e em aquecimento para o lançamento do longa separamos 4 curiosidades de bastidores do filme.

Encanto vai acompanhar uma jovem colombiana que enfrenta a frustração de ser a única membro de sua família sem poderes mágicos.

A protagonista Mirabel tem voz de Stephanie Beatriz (Brooklyn 99).

Completam o elenco de vozes os atores María Cecilia BoteroWilmer ValderramaAdassaDiane GuerreroMauro CastilloAngie CepedaJessica DarrowRhenzy Feliz e Carolina Gaitán

Byron Howard e Jared Bush dirigem o longa ao lado de Charise Castro Smith que escreveu o roteiro. Lin-Manuel Miranda cuidou das músicas.

Saiba quem são os personagens de Encanto, nova animação da Walt Disney Animation Studios

Como a ideia para o filme Encanto surgiu.

O longa é comandado pelo trio Byron Howard, Jared Bush e Charise Castro Smith que comentam um pouco do processo de pré-produção do longa. ​​Howard afirma “Byron e eu trabalhamos em Zootopia, onde tínhamos personagens profundos e histórias mais sofisticadas, sem perder a diversão.”

 “E quisermos aplicar esse tipo de narrativa em uma história com um formato musical. Nós AMAMOS musicais. Eu dirigi Enrolados; Jared dirigiu Moana. E nós sabíamos que se quiséssemos ter um olhar inovador para musicais, nós tínhamos que trabalhar com o melhor. E por sorte, em Moana, Jared trabalhou com Lin-Manuel Miranda.” 

E o diretor comenta que Miranda logo aceitou o desafio. E então o trio começou a discutir outras coisas. “Logo de cara nós começamos a falar sobre o que era mais importante para nós, o que nós temos em comum? Família.”, afirma ele.

“Não importa o tamanho, ou o formato, todo mundo tem uma família. Para Lin, Jared e para mim, nós viemos uma família grande. Então nossas pesquisas iniciais foram sobre nossas próprias famílias.” diz ele.

Já Bush afirma: “Nós queríamos que o filme tivesse uma pergunta central, e uma pergunta que a gente se perguntou de vez em quando….” Howard completa: “O quão bem você realmente são seus familiares? E o quão bem eles te conhecem?”

O time de produção onde o filme poderia se passar e outros detalhes da pré-produção

 Jared Bush, Byron Howard, e Lin-Manuel Miranda em viagem para a Colômbia em 2018
Foto: Disney/D23

Howard comentou mais sobre o processo de pré-produção, e onde Encanto poderia se passar. “Nós começamos a pensar onde nossa história deveria se passar. Lin, Jared e eu pensamos na América Latina, especialmente por conta da importância da família na região. Assim decidimos que queríamos aprender sobre um lugar frequentemente descrito como a encruzilhada da América Latina: Colômbia.”

E então Bush, o co- diretor, comentou que a ajuda de dois colegas, Juan Rendon e Natalie Osma, foi fundamental para eles decidirem que o longa se passaria no país. 

Eles ficavam falando sobre seu país de origem, a Colômbia, um lugar onde a cultura latina é tão rica, cheia de música, dança, arte e comidas, com uma das maiores biodiversidades do mundo e também a casa do “realismo mágico.”” diz ele. 

Então lá em 2018, Lin, seu pai, Luis, Jared e eu arrumamos nossas malas e fomos para lá.” afirma Howard.

Ele diz: “Uma das coisas mais legais foi conseguir estar lá na Colômbia em áreas com essa espiritualidade elevada, lugares mágicos que alguns nativos chamam de Encantos – daí o nome do nosso filme. Eles existem por toda América Latina. Nossos amigos na Colômbia nos contaram que a magia sempre acontece nesses lugares e sempre estiveram presentes por lá.

“E então procuramos uma parceira para o filme (…) e nós tivemos a grande sorte de nos encontrar com a maravilhosa Charise Castro Smith. Nós lemos mais de 20 roteiros e quando vimos o de Castro Smith dizemos sim na mesma hora.” afirma ele.

Sobre a criação da família Madrigal 

Castro Smith comenta: “Nós colocamos bastante do realismo mágico na nossa história sobre uma família e pensamos nesses Encantos e tudo veio à tona. Talvez por que nós percebemos que se a família da nossa história vivesse em um desses locais mágicos, os Encantos, talvez as crianças lá poderiam ser especiais, especiais de uma forma que nos ajudasse a criar essas dinâmicas familiares com a qual todos podemos nos relacionar.” afirma ela.

A co-diretora e co-roteirista afirma “Então temos a figura de uma personagem forte, uma que é a força da família. Temos uma que é perfeita em tudo que a felicidade dela irradia e floresce. E tem também aquela criança mais calada, que não fica muito confortável em falar com os outros, então acaba por falar com animais. E temos também aquele que se preocupa demais com as coisas, e que aqui pode ver o futuro, mas apenas vê coisas ruins.” 

Sobre a criação da Casa Mágica

Mirabel na frente da Casa Madrigal em cena de Encanto
Foto: Disney Animation

Em Encanto, a casa mesmo tem poderes, onde cada quarto, cada cômodo, é um reino fantástico que “representa a personalidade e os poderes mágicos de casa Madrigal que mora lá”.

“Então transformar a Casa Madrigal em um personagem nos deu a chance de trazer um pouco de comédia e também criar esse tipo de personagem que você, como o público, possa se apaixonar e ter um envolvimento emocional com ele.’” afirma ​​Merino um dos produtores do longa.

“Logo no começo nos falamos com arquitetos colombianos e eles nos passaram informações tão boas sobre as construções das casas, os estilos para o design da casita. afirma Bove, um dos produtores da animação.

Ele completa: “Uma das coisas que nós aprendemos com os nossos consultores foi que em certas região, existem muito espaços dentro das casas que são abertos, mas dentro do local, então nós queríamos que a nossa casita tivesse isso, além do grande jardim. Nós tivemos também um consultor botânico para nos ajudar com todas as plantas que nascem e crescem na região.”

Encanto chega em 24 de novembro nos cinemas nacionais.