Considerado o primeiro Blockbuster na história moderna dos cinemas, as comemorações dos 50 anos de lançamento de Tubarão, do diretor Steven Spielberg, começaram.
O clássico retorna aos cinemas nacionais com previsão de retorno para 30 Outubro e será a oportunidade do público ver ou rever o longa que foi lançado em 1975.
Na trama, um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, na Nova Inglaterra, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco. O chefe de polícia Martin Brody quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos. O cientista Matt Hooper e o pescador Quint se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.
No elenco temos os atores Roy Scheider, Robert Shaw, Richard Dreyfuss, e Lorraine Gary.
Indicado para Melhor Filme e vencedor em 3 categorias (Melhor Edição, Melhor Música e Melhor Som), o longa moldou a indústria na época. O orçamento ficou abaixo de US$ 10 milhões e mundialmente o filme fez quase de US$ 480 milhões em bilheteria mundiais. [dados do Box Office Mojo].
E agora a Amblin Documentaries, de Steven Spielberg, vão contar essa história no documentário Tubarão: A História de um Clássico.
O projeto é descrito como um relato completo e aprofundado oferece um olhar sem filtros sobre o caos e a criatividade por trás da realização de Tubarão que vai apresentar cenas e imagens inéditas dos arquivos pessoais de Spielberg e Wendy Benchley, incluindo vídeos caseiros e takes pouco conhecidos.
A sinopse continua: Sinceramente honesto com novas reflexões, Spielberg relembra os perigos da produção: desde lidar com um tubarão mecânico com defeito e constantes atrasos climáticos, até o estresse pós-traumático da pós-produção e o medo de que o filme encerrasse sua carreira.
O documentário também revisita o infame “efeito Tubarão” – a onda de medo de tubarões que ele desencadeou – e o reformula como um legado de admiração, curiosidade e respeito duradouro pelo maior predador do oceano. Apresentando entrevistas inéditas com membros do elenco, equipe, cineastas e defensores dos tubarões.
Segundo a National Geographic, o documentário traz entrevistas exclusivas com o elenco e equipe originais, incluindo Joe Alves (designer de produção), Jonathan Filley (Cassidy), Lorraine Gary (Ellen Brody), Carl Gottlieb (Meadows, roteirista), Jeffrey Kramer (Hendricks), Ian Shaw (filho de Robert Shaw, que interpretou Quint), Jeffrey Voorhees (Alex Kintner) e o compositor John Williams – além de uma longa lista de cineastas contemporâneos e grandes fãs do filme, entre eles J.J. Abrams, Emily Blunt, James Cameron, Cameron Crowe, George Lucas, Greg Nicotero, Jordan Peele, Steven Soderbergh, Guillermo del Toro, Robert Zemeckis e outros.
Tubarão: A História de Um Clássico chega em 10 de julho no Disney+.
Você pode assistir Tubarão no streaming abaixo.