Acima de Qualquer Suspeita | Crítica: Série criminal no seu melhor

Bom elenco liderado por Jake Gyllenhaal faz de Acima de Qualquer Suspeita, uma série criminal no seu melhor. Nossa crítica do seriado da Apple.

0
215
Try Apple TV

Ao longo dos últimos anos, a Apple vem na tentativa de tentar emplacar uma série criminal lá no AppleTV+ dessas de investigação e casos de assassinato no período chamado de temporada de verão, aquela, agora nesse período, no meio do ano. Foi assim com a queridinha da crítica Black Bird, que deu o Emmy de Ator Coadjuvante para Paul Walter Hauser e com Entre Estranhos, estrelada por Tom Holland, mas que acabou não sendo tão bem recebida assim.

E agora, em 2024, após a greve dos atores e roteiristas, o streaming da gigante de tecnologia aposta em Acima de Qualquer Suspeita, onde parece que, enfim, encontrou o caminho para esse tipo de produção. Baseada no livro de mesmo nome do autor Scott Turow, e que serviu de base também para o filme de mesmo nome lançado nos anos 90 com Harrison Ford, a série estrelada por Jake Gyllenhaal deveria estar no radar do público que consome séries agora em junho, igual os pesos pesados que retornam em outras plataformas rivais como The Boys, Casa do Dragão e tudo mais.

Jake Gyllenhaal e Bill Camp em cena de Acima de Qualquer Suspeita. Foto: Courtesy of Apple. All Rights Reserved.

Afinal, para quem gosta do gênero, Acima de Qualquer Suspeita deve ser um filão e entrega uma sériezona daquelas bacana de se acompanhar, sim. E, a sua própria maneira, faz uma que acerta em trazer uma nova roupagem para uma história que já vimos antes, seja em livros e filmes famosos, igual foi com Ripley da Netflix alguns meses, e adapta novamente essa trama, só que agora para o formato serial, e que aqui, é um dá mais tempo de trabalhar as tramas paralelas que são contadas junto com a trama principal.

Fica claro então que os primeiros episódios de Acima de Qualquer Suspeita seguem a cartilha das produções do gênero, e sempre levam a trama para algum lado oposto do que parece ser, o que a série quer que o espectador ache que seja. Ao colocar o caso do assassinato da procuradora Carolyn Polhemus (Renate Reinsve, bem e usada aos poucos aqui depois de roubar as cenas no longa A Pior Pessoa do Mundo) no meio da história que quer contar para todas as ramificações que esse crime traz para a Promotoria da cidade de Chicago e seus funcionários, Acima de Qualquer Suspeita consegue construir essa narrativa bastante tensa em que alguma reviravolta sempre vai acontecer e mudar nossa visão sobre a trama, sobre esses personagens, e até mesmo, sobre a falecida vítima.

Acima de Qualquer Suspeita, então, introduz novas variáveis para essa complexa equação narrativa e apresenta, novos detalhes e camadas para essa história, onde a cada cena que vemos consegue nos deixar dividido e em cima do muro sobre o que realmente aconteceu com a promotora e, principalmente, indagados em tentar descobrir quem é o culpado aqui. 

O seriado basicamente começa com o procurador Rusty Sabich (Gyllenhaal, muito bem) não só descobrindo que a colega morreu, mas também sendo indicado para assumir o caso pelo chefe Raymond Horgan (Bill Camp) que está em plena campanha eleitoral para ver quem vai comandar o escritório nos próximos anos. Enquanto Rusty começa sua investigação, a péssima relação com os colegas no gabinete, os procuradores Nico Della Guarida (O-T Fagbenle) e Tommy Molto (Peter Sarsgaard) é mostrada, e a rivalidade entre eles serve como um pano de fundo para narrativa, e para a construção de personagem e de caráter de Rusty, enquanto a história do caso se desenvolve.

Jake Gyllenhaal, Ruth Negga, Chase Infiniti e Kingston Rumi Southwick em cena de Acima de Qualquer Suspeita. Foto: Courtesy of Apple. All Rights Reserved.

Na medida que conhecemos mais de Rusty, seu trabalho, e também sua esposa Barbara (Ruth Negga, excelente) e filhos, uma peça fundamental na trama é revelada para nós espectadores: Rusty e Carolyn tinham um caso. Acima de Qualquer Suspeita constrói esse quebra cabeça aos poucos, onde fica claro que todos os personagens estão segurando suas cartas perto do peito, onde todos acabam por serem personagens que escondem alguma coisa e não podemos confiar neles ao contarem essa história. 

De Rusty que vê sua persona de bom moço, pai de família, e bom profissional ruir quando Tommy assume o caso e indaga o colega sobre o affair na frente de todo mundo, para os tórridos e cheios de cenas mais picantes flashbacks que mostram Rusty e Carolyn no início do caso, a família descobrindo sobre a traição, e etc. Acima de Qualquer Suspeita então vai nos apresentar diversas novas informações sobre essa história e esses personagens. A dualidade que esses personagens apresentam aqui é muito interessante e os atores estão muito bem em cena.

Gyllenhaal lidera o elenco e mais uma vez acerta no tom de um personagem perturbado e sombrio escondido na boa aparência e carisma; Negga que realmente entrega uma personagem extremamente complexa na medida que descobrimos que sua personagem não só sabia do caso como permanece ao lado do marido por diversas razões, está ótima, e Reinsve que imprime um tom misterioso e entrega pouco sobre sua personagem nos flashbacks que permeiam os episódios. E o mesmo vale para Fagbenle que entrega um sotaque peculiar para seu personagem, que o dá uma característica marcante, ao mesmo tempo, que bastante irritante.

E a atração ainda acerta nesse começo, ao colocar na narrativa, mais uma questão, a de que um serial killer que Rusty e Carolyn prenderam no passado pode estar envolvido no crime da jovem. Assim, Acima de Qualquer Suspeita consegue ficar ainda mais intrigante e boa de se assistir na medida que o procurador de Gyllenhaal se torna o principal suspeito, vai para julgamento, e ainda precisamos saber o que realmente aconteceu na noite do crime e quem é o verdadeiro culpado. 

No meio de cenas de investigação, com as cenas no tribunal liderados por uma juíza linha dura interpretada pela ótima Noma Dumezweni, e as cenas na casa da família Sabich, Acima de Qualquer Suspeita entrega esse jogo de xadrez complexo, sedutor e extremamente empolgante marcado por ótimas atuações desse elenco muito bem escalado, onde quase todos são experts em entregar personagens como aqueles que têm interpretado aqui. Tudo isso faz, definitivamente, com que a série seja realmente must watch no AppleTV+ no momento. 

Acima de Qualquer Suspeita estreia, no Apple TV+, na quarta-feira, 12 de junho, com os dois primeiros episódios, seguidos por um novo toda quarta-feira até 24 de julho.

Try Apple TV

Deixe uma resposta