10 filmes imperdíveis para ver na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2023

0
570

A edição 2023 da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo começa no próximo dia 19 e vai até 01º de novembro.

Assim, a capital paulista recebe diversos queridinhos que passaram nos festivais internacionais e que devem pipocar nas principais listas na temporada de premiações que começam nos próximos meses.

Assim separamos 10 filmes imperdíveis para ver e colocar na programação.

A Besta (Foi Exibido no Festival de Veneza)

Foto: Courtesy of Mostra Internacional de SP.

Em um futuro próximo, em que a inteligência artificial dominou tudo, as emoções humanas se tornaram uma ameaça. Para livrar-se delas, Gabrielle precisa purificar seu DNA voltando às suas vidas passadas. É dessa maneira que ela se reencontra com Louis, seu grande amor. Gabrielle, então, passa a ser dominada pela premonição de que uma catástrofe se aproxima.

Direção e roteiro de Bertrand Bonello.

Elenco: Léa Seydoux, George MacKay, Guslagie Malanda, Dasha Nekrasova, Martin Scali, Élina Löwensohn, Marta Hoskins.

Sessões dias 20, 25, 26 e 30/10.

Anatomia de uma Queda (Vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2023).

Foto: Courtesy of Mostra Internacional de SP.

Durante o último ano, Sandra, uma escritora alemã, e Samuel, seu marido francês, viveram juntos com Daniel, o filho de 11 anos do casal, em uma pequena e isolada cidade nos Alpes. Quando Samuel é encontrado morto, a polícia passa a tratar o caso como um suposto homicídio, e Sandra se torna a principal suspeita. Aos poucos, o julgamento se transforma não apenas numa investigação das circunstâncias da morte, mas em uma jornada psicológica e perturbadora às profundezas da conturbada relação entre Sandra e Samuel.

Direção: Justine Triet

Elenco: Sandra Hüller, Swann Arlaud, Milo Machado Graner, Antoine Reinartz, Samuel Theis, Jehnny Beth, Saadia Bentaïeb.

Sessões dias 18, 25, 31/10 e 1/11

La Chimera (Exibido no Festival de Cannes)

Foto: Courtesy of Mostra Internacional de SP.

Todos têm sua própria Quimera, algo que buscam, mas nunca conseguem encontrar. Para uma gangue de ladrões de antigos objetos funerários e maravilhas arqueológicas, a Quimera significa o desejo pelo dinheiro fácil. Para Arthur, a Quimera se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um mitológico caminho para a vida após a morte. Numa jornada entre vivos e mortos, entre florestas e cidades, entre celebrações e solidão, desenrolam-se os destinos entrelaçados desses personagens, todos à procura da Quimera.

Direção e roteiro: Alice Rohrwacher

Elenco: Josh O’Connor, Carol Duarte, Isabella Rossellini, Alba Rohrwacher, Vincenzo Nemolato, Giuliano Mantovani, Melchiorre Pala.

Sessões: 25, 28, 29, 31/10 e 01/11.

Maestro (Exibido no Festival de Veneza)

Foto: Courtesy of Mostra Internacional de SP.

O filme narra a história do relacionamento entre o maestro e compositor Leonard Bernstein (1918-1990) e a atriz Felicia Montealegre Cohn Bernstein (1922-1978). Uma carta de amor à vida e à arte. Um retrato sobre a família e o amor, afirma a sinopse.

Direção: Bradley Cooper

Elenco: Carey Mulligan, Bradley Cooper, Matt Bomer, Maya Hawke, Sarah Silverman.

Sessões dias: 27/10 e 01/11.

O Mal Não Existe (Vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza)

Foto: Courtesy of Mostra Internacional de SP.

Takumi e a filha, Hana, vivem em um vilarejo nos arredores de Tóquio. Lá, gerações de famílias levam uma vida simples, ditada pelos recursos e ciclos da natureza. Takumi descobre que duas grandes empresas planejam construir, perto de sua casa, um local que será um camping de luxo para turistas que desejam “escapar” da cidade. Mas a construção terá impacto no fornecimento de água e será uma ameaça ao equilíbrio ambiental do lugar.

Direção e roteiro: Ryusuke Hamaguchi

Sessões: 21, 24, 29 e 31/10.

Pedágio (Exibido nos festivais de Toronto, de San Sebastián e no Festival do Rio)

Foto: Courtesy of Mostra Internacional de SP.

Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida do filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro.

Direção e roteiro: Carolina Markowicz.

Sessões 20 e 24/10.

Puan (Vencedor dos prêmios de Melhor Atuação Principal, para Marcelo Subiotto, e de Melhor Roteiro no Festival de San Sebastián)

Foto: Courtesy of Mostra Internacional de SP.

Marcelo leciona filosofia na Universidade Pública de Buenos Aires. Quando o chefe de departamento morre repentinamente, ele tem esperanças de ser promovido —afinal, dedicou anos da vida para dar aulas na instituição. Mas os planos do docente podem ser arruinados por Rafael, um professor com experiência em universidades europeias e que retornou à Argentina para brigar pelo cargo. Marcelo, então, tenta provar que merece a promoção e dá início a uma batalha filosófica, enquanto vê sua vida e o país entrarem em uma espiral de caos.

Direção e roteiro de María Alché, Benjamín Naishtat.

Sessões dias 25 e 31/10

Sem Coração (Exibido na sessão Horizontes do Festival de Veneza)

Foto: Courtesy of Mostra Internacional de SP.

Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando as últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de “Sem Coração” por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa.

Direção: Nara Normande, Tião.

Sessões dias: 22 e 25/10.

O Sequestro do Voo 375 (Exibido no Festival do Rio)

Foto: Courtesy of Mostra Internacional de SP.

Nonato é um trabalhador que, em 1988, se rebela contra o presidente e as dificuldades de um país em crise e orquestra o sequestro de um voo comercial para um atentado ao Palácio do Planalto. Murilo, o piloto desse avião, se vê responsável pela vida de mais de cem pessoas a bordo e mesmo com toda a tensão criada pelo sequestrador dentro da aeronave, executa a manobra mais impressionante da sua carreira e muda a história da aviação. Baseado numa história real.

Direção: Marcus Baldini

Sessões: 29/10 e 01/11

The Persian Version (Vencedor dos prêmios do público e de melhor roteiro na seção U.S. Dramatic Competition do Festival de Sundance.)

Foto: Courtesy of Mostra Internacional de SP.

Com origem em dois países em desacordo, a iraniana-americana Leila se esforça para encontrar algum equilíbrio e abraçar essas culturas opostas, ao mesmo tempo em que desafia os rótulos que a sociedade rapidamente impõe sobre ela. Quando sua família se reúne em Nova York para o transplante de coração de seu pai, Leila se esforça para manter sua vida “real” separada da vida familiar.

Com direção e roteiro de Maryam Keshavarz.

Sessões: 23, 27 e 30/10.

Bônus:

Zona de Interesse (Vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica do Festival de Cannes)

Foto: Courtesy of Mostra Internacional de SP.

Rudolf Höss, o comandante de Auschwitz, e a esposa, Hedwig, desfrutam de uma vida aparentemente bucólica em uma casa com um jardim ao lado do campo de concentração. Baseado na obra de Martin Amis.

Direção e roteiro: Jonathan Glazer.

Elenco: Christian Friedel, Sandra Hüller, Johann Karthaus, Luis Noah Witte, Nele Ahrensmeier, Lilli Falk, Anastazja Drobniak.

Sessões 28, 30 e 31/10.

Try Apple TV
Try Apple TV

Deixe uma resposta