Saintia Shô #1 | Resenha

Saintia ShôE como antigo fã eu sou dá máxima: Os Cavaleiros do Zodiáco nunca são demais. Com isso em mente eis que me deparei com Saintia Shô, produção de 2013 pelas mãos de Chimaki Kuori (Gundam SEED), que usa a mitologia de Masami Kurumada para nos apresentar as Saintias… E logo no início sabemos que Shoko, nome de nossa principal, foi sugestão de Kurumada.

GUERRA GALÁTICA?

Não, dessa vez a série se passa por trás deste plano de fundo e nos apresentam amazonas, ou melhor, saintias. Adorei que logo de início somos apresentados a este conceito sem destruir o que aprendemos na série principal.

As saintia são uma guarda pessoa, amazonas que diferente das mulheres cavaleiros, não se abdicaram de sua feminilidade para lutar por Athena. As saintia fazem de tudo, de todo o cuidado pessoal, até uma proteção mais forte.

Só que agora vamos a Shoko… Ela tem uma ligação com a vilã da vez, Éris e sua maçã, pois ela é a hospedeira ideal, ao mesmo tempo que é uma escolhida para ser uma Saintia, a de Equulus (Cavalo Menor), substituindo sua irmã, Kyoko, que anos após o sumiço, acaba desaparecendo novamente por conta de Éris.

SIMPLICIDADE E LEVEZA

A trama de Saintia Shô é simples, assim como todo o enredo de Kurumada para Os Cavaleiros do Zodiáco, mas Kuori traz leveza as suas personagens e Saori é forte e ainda demonstra precisar compreender a sua força como Athena, enquanto Shoko é divertida, faminta… Uma versão feminina do Seiya com mais carisma e disposição.

Nesta edição vimos Saori, Tatsumi e Miro de Escopião, da série clássica, e ficamos na espreita por um desenvolvimento de Mii e das dríades. Assim, conseguimos gostar das personagens e ligar as histórias. Só que confesso que achei o desenho das armaduras bem breguinhas…

Este primeiro volume de Saintia Shô apresenta muito bem as personagens, conta sua história sem muita enrolação, traz uma nova energia a série e ainda mantém a nostalgia da criação de Kurumada. A edição da JBC traz páginas coloridas e mantém a qualidade de suas produções.

FICHA TÉCNICA

Título: Saintia Shô #1
Título Original: Saint Seiya – Saintia Shô #1
Autor: Chimaki Kuori e Masami Kurumada (ideia original)
Editora: JBC
Ano: 2016
Gênero: Ação, Aventura