Festival do Rio 2018 | Confira 10 destaques da edição desse ano!

O Festival do Rio 2018 anunciou hoje (19) sua programação onde serão exibidos mais de 200 filmes de quase 60 países, de  diretores consagrados, premiados e alguns inéditos.

A edição desse ano acontece entre os dias  1 a 11 de novembro, onde o público que terá a chance de encontrar e conversar com os maiores talentos do cinema brasileiro em sessões de gala abertas ao público.

Separamos 10 filmes para ficar de olho e que farão suas estreias no país no Festival.

1 – Se a rua Beale falasse (If Beale street could talk)

Barry Jenkins dirige e escreve o roteiro do filme que foi aplaudido no TIFF e no NYFF!

Se a Rua Beale falasse é baseado no romance de James Baldwin onde o filme acompanha Tish (Kiki Layne), uma grávida do Harlem, que luta para livrar seu marido de uma acusação criminal injusta e de subtextos racistas a tempo de tê-lo em casa para o nascimento de seu bebê.

2 – Colette

Estrelado por Keira Knightley, Colette é uma romancista francesa que sofre com o seu casamento abusivo.

Para superá-lo, ela emerge como uma grande escritora no seu país e, consequentemente, como uma candidata para o Prêmio Nobel em Literatura.

3 – O ódio que você semeia

Com uma boa recepção no TIFF, O Ódio que Você Semeia é baseado num livro de mesmo nome.

Protagonizado por Amandla Stenberg na trama vamos acompanhar uma adolescente presencia o assassinato de seu melhor amigo por um policial.

Ela é forçada a testemunhar no tribunal por ser a única pessoa presente na cena do crime. Mesmo sofrendo uma série de chantagens, ela está disposta a dizer a verdade.

4 – No portal da eternidade  

Destaque no Festival de Veneza desse ano, No Portal da Eternidade tem direção e roteiro de Julius Schnabel.

O filme é baseado nas pinturas de Vicent van Gogh (Willem Dafoe) que frequentemente estão relacionadas a acontecimentos de sua vida, o longa trata das obras do artista, que mesmo tendo passado por tragédias pessoais, manteve o otimismo em seus trabalhos.

Dafoe ganhou Melhor Ator no mesmo Festival com o longa.

5 – Vox Lux

Um dos destaques do Festival de Veneza desse ano, Vox Lux está cercado de mistério. A produtora americana Neon ainda não liberou o primeiro trailer completo da produção.

Escrito e dirigido por Brady Corbet em Vox Lux iremos acompanhar Celeste (Natalie Portman), uma pop star super famosa que irá confrontar seu legado durante as horas que faltam para ela se apresentar num grande evento.

A sinopse é curta e apenas diz que “uma série de atípicos eventos vão trazer inesperado sucesso para uma pop star.”

6 – White boy Rick

Com destaque para Matthew McConaughey, o longa tem dividido as opiniões da crítica americana.

Ambientando na Detroit dos anos 1980, no auge da epidemia de crack e da Guerra às Drogas; White Boy Rick é baseado na tocante história real de um pai colarinho azul e de seu filho adolescente, Rick Wershe Jr., que se tornou um informante infiltrado da polícia e, depois, um traficante, antes de ser abandonado por seus agentes e parceiros e sentenciado à prisão perpétua.

7 – A pé ele não vai longe 

Estrelado por Joaquin Phoenix e Jonah HillA pé ele não vai longe tem direção de Gus Van Sant e conta a história de John um homem conturbado que, quando bêbado, bate o carro e sofre um grave acidente.

Tetraplégico, ele transforma sua vida, tornando-se um dos cartunistas mais improváveis do mundo, usando as limitações físicas para desenvolver uma carreira artística.

8 – O favorito 

Estrelado pelos atores Hugh Jackman e Vera Farmiga, O Favorito conta a história do Senador Gary Hart, candidato que concorre para a Presidência dos EUA pelo partido Democrata em 1988.

Hart vê sua campanha ficar cada vez mais difícil quando um escândalo sexual é divulgado.

Destaque do Festival de Telluride.

9 – Três estranhos idênticos

Documentário dirigido por Tim Wardle e estrelado por Robert Shafran, Edward Galland e David Kellman.

A produção examina um conjunto de trigêmeos americanos que foram adotados como bebês de seis meses por famílias separadas, sem saber que cada criança tinha irmãos.

Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance.

10 – Peterloo

Um dos destaques do Festival de Veneza desse ano o filme tem direção de Mike Leigh a produção irá contar a história sobre o massacre de Peterloo.

Em 1819 o exército inglês avançou contra uma multidão de mais de 50.000 pessoas reunidas em uma manifestação na cidade de Manchester para buscar a reforma da representação parlamentar.

Os filmes que estrearam na Mostra de SP estão na tag do festival.

 

Miguel Morales

Sempre posso ser visto lá no Twitter falando sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema e claro outras besteiras. Uso chapéu branco e grito It's Handled! Me segue lá: twitter.com/mpmorales