Documentário Cartas para um Ladrão de Livros chega aos cinemas essa semana!

Depois de passar pelos Festival do Rio e pela Mostra de SP, o documentário Cartas para um Ladrão de Livros chega aos cinemas de São Paulo e Rio de Janeiro.

O documentário criado pelos brasileiros Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros conta a história de Laéssio Rodrigues de Oliveira, considerado pelas autoridades brasileiras o principal ladrão de obras raras do país.

Laéssio é acusado de roubar bibliotecas em pelo menos cinco estados do Brasil, sempre na procura de obras de elevado raras e que tenham grande valor histórico, artístico ou econômico. Os objetos de cobiça do ladrão sempre foram de fotos da corte brasileira do século 19, passando pelos primeiros mapas do país feitos a mão, a gravuras assinadas por artistas europeus, como o alemão Rugendas.

Confira o trailer:

O documentário tem como ponto de partida as correspondências trocadas entre um dos diretores do filme e o próprio Laéssio, nos períodos em que ele estava preso. Ao todo, Laéssio já passou mais de dez anos detido em penitenciárias de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde se encontra atualmente recolhido.

Resultado de um projeto de cinco anos, o documentário, além de traçar um perfil da polêmica figura de Laéssio, a partir de depoimentos reveladores, levanta o debate sobre a preservação da memória do país.

Cartas para um Ladrão de Livros chega aos cinemas em 01 de março.

Miguel Morales

Sempre posso ser visto lá no Twitter falando sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema e claro outras besteiras. Uso chapéu branco e grito It's Handled! Me segue lá: twitter.com/mpmorales