Big Little Lies | 2×03 – The End of the World

A vida continua após a tempestade.

Em 2×03 – The End Of the World parece que quanto mais as Cinco de Monterey tentam colocar o passado para trás, mais o passado vêm movimentar o presente, e mostrar que certas coisas não querem ficar escondidas, por mais que elas tentem.

Para o segundo ano, talvez, Celeste e Nicole Kidman tenham a oportunidade de continuar a levantar e debater perguntas difíceis que vão ainda mais afundo na questão de abuso físico e mental que a personagem viveu. Vemos que complexa e estranha relação com o marido, trouxe marcas muito mais profundas para ela, e que não são visíveis, mesmo que a personagem tente esconder ao puxar a manga do suéter durante a sessão de terapia. Celeste parece viver um grande estágio de negação, onde vemos, claramente, que a personagem sofre ao desapegar da idéia do marido presente, seja nos momentos ruins, quanto nos momentos bons. Ela mesmo afirma “Eu preciso apagar as partes boas?”. A cena final do episódio, com a personagem vendo vídeos antigos do marido, mostra muito bem a complexidade do relacionamento dos dois.

Big Little Lies – 2×03 – The End of the World

Assim, a relação dos personagens com a memória de Perry, seja Celeste, Jane, ou dos filhos e até mesmo com Mary Louise parece que será um dos grandes temas do novo ano. Mary Louise (Meryl Streep continua ótima) também parece que fará de tudo para manter a memória do filho intacta, onde a personagem busca conseguir uma aproximação com Jane e Iggy a todo custo, e faz de tudo para achar uma resposta que seja diferente do que aquela que ela já tem, e longe da figura que foi apresentada sobre filho, e que vimos ao longo da primeira temporada: um homem agressivo, com o rei na barriga e que se achava no direito de possuir as mulheres que passam em sua vida.

E aos poucos vemos, o restante das donas de casas, rachando por conta desse enorme segredo, onde Big Little Lies parece construir sua trama de uma forma deliciada, sutil, mas que nos apresenta esses pequenos alertas, desde dos mais silenciosos, com Bonnie, ainda muito introspectiva, ou ainda, com o discurso emotivo de Madeline na frente de todo o colégio. Aqui, no 2×03 – The End Of the World vemos Renata quase num ataque de nervos, que precisa lidar com as crises de Amabella e os problemas do marido. E Laura Dern, novamente rouba todas as cenas, mas também, mostra que sua personagem parece entrar nesse espiral de pequenos momentos de loucuras que todas elas vivem, e cada uma ao seu modo.

Big Little Lies – 2×03 – The End of the World

Assim, em 2×03 – The End of the World, vemos as personagens acumularem emoções, e segurarem todos os sentimentos possíveis, em que aguardamos, até onde elas irão conseguir levar tudo isso. O mar pode estar calmo em Monterey no momento, mas nada impede dele mudar, a qualquer minuto, de direção.

Big Little Lies retorna com seu próximo episódio no próximo domingo, 30 de junho na HBO e HBO GO.

Miguel Morales

Sempre posso ser visto lá no Twitter falando sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema e claro outras besteiras. Uso chapéu branco e grito It's Handled! Me segue lá: twitter.com/mpmorales