Bidu: Caminhos e Juntos | Resenha

BiduUma das coisas que mais me surpreenderam nos últimos anos é essa coleção de graphic novels que a Panini Comics resolveu lançar em cima dos personagens do Mauricio de Souza. A ideia de uma nova roupagem e interpretação para personagens que já fazem parte de nossas vidas trouxe grandes produções e essas duas graphic da Graphic MSP é exemplo disso.

Ler Bidu: Caminhos e Juntos, é voltar a infância e nos admirar lembrando de nossos animais de estimação e para mim é ainda mais especial, já que cresci no interior de Minas Gerais e ter animais no sítio era parte de nosso crescimento. A forma como Eduardo Damasceno e Luís Felipe Garrocho trabalham com o roteiro e os desenhos é tão complementar que saímos apaixonado pela imaginação dada a Bidu, Franjinha, Jeremias, Manfredo e todos os personagens do universo de Bidu.

Caminhos

A primeira edição é intensa, mostrar a solidão de Bidu e Franjinha a sua maneira é bem interessante, mas o foco aqui é o cachorro. A viagem de Bidu é maravilhosa! O crescimento dele, sua jornada, os amigos e até o encontro com Franjinha acaba sendo emocional, nos levando as lágrimas em inúmeros momentos.

Logo de início vemos o lado artístico de Bidu, mas aos poucos vamos indo para outras nuances dos personagens, vendo abordagem de abandono, valentões, e uma aventura em busca de se conhecerem em um momento em que estão perdidos.

Cada página é um deslumbre e a arte de Damasceno é encantadora, enquanto a história de Garrocho nos envolve, principalmente quando vemos quando seu trabalho entra em harmonia tão grande e cenas sem diálogos nos encantam.

Juntos

BiduA segunda edição é mais sentimental e ainda mais emocional. A escolha em mostrar a relação nova de Franjinha e Bidu e como eles se relacionam nessa novidade foi uma saída maravilhosa.

O diário de Franjinha, o seu jeito científico, os estudos, os problemas com as palavras mais difíceis, tudo é tão apaixonante que nos encantamos com a vivacidade do garoto e sua relação com as coisas ao seu redor. Quando as coisas parecem dar errado, ele sempre busca uma saída para convencer a mãe de que Bidu está pronto para eles.

E Bidu também sente dificuldades e vemos como ele vai se adaptando as novidades. A casa vazia, as brincadeiras, os sonhos, o “abandono” quando precisa ficar para fora de casa, o invasor Manfredo, os amigos de Franjinha, tudo é aprendizado.

Aprendizado e amor é o que fica no entorno de Bidu: Juntos e nos emocionamos com os momentos destes dois amigos que precisam aprender um com o outro.

Damasceno e Garrocho nos encantam nos dois encadernados e quando terminamos a leitura já queremos adentrar novamente a este universo. Panini Comics e Mauricio de Sousa mostra que acertaram em cheio na escolha dos dois artistas que demonstram amar o legado de Mauricio de Sousa e, principalmente, de seus personagens.

FICHA TÉCNICA

Título: Bidu: Caminhos
Autor: Eduardo Damasceno (arte) e Luís Felipe Garrocho (roteiro)
Editora: Panini Comics
Selo: Graphic MSP
Ano: 2014
Gênero: Aventura

Título: Bidu: Juntos
Autor: Eduardo Damasceno (arte) e Luís Felipe Garrocho (roteiro)
Editora: Panini Comics
Selo: Graphic MSP
Ano: 2016
Gênero: Aventura