BGS 2019 | Sobreviva em um laboratório da Umbrella em Project Resistance

Project Resistance ou Projeto Resistência é um Spin-off da aclamada franquia Resident Evil da Capcom que foi revelada este ano durante a Tokyo Game Show e que causou reações não muito positivas dos fãs da franquia.

O novo jogo pertencente ao universo de “Resident Evil” traz um game com foco no multiplayer assimétrico (4 contra 1), bem semelhante a títulos como Dead by Daylight e Sexta feira 13. O diferencial é que o Mastermind ou o “assassino” em Project Resistance não enfrenta seus oponentes. Ele fica nos bastidores, dentro de uma sala, controlando todo o ambiente.

Inclusive, se observarmos a história do jogo, o mastermind desta Beta, assim como os outros mastermind’s, trabalham para a Umbrella basicamente sequestrando pessoas aleatórias com o objetivo de testar armas biológicas e de coletar informações através destes experimentos.

Na Beta disponível na Brasil Game Show 2019, o mastermind disponível tinha o nome de “Daniel” e apesar de poucas informações sobre ele, pude compreender que o mesmo tem que vigiar os sobreviventes através de câmeras espalhadas pelo local, e o mesmo também possuí cartas que ditam o que está disponível para que este impeça o avanço dos sobreviventes.

Já os sobreviventes, tem como objetivo fugir das instalações onde se encontram aprisionados, através da solução de quebra-cabeças e ao combater as hordas de inimigos que o mastermind pode enviar. E garanto que não é uma tarefa muito fácil.

Cada sobrevivente conta com uma habilidade única, portanto o trabalho em equipe é fundamental e pode tornar a tarefa de sobreviver bem menos complicada. Vale dizer que também é importante ficar atento a sua barra de saúde e a possibilidade de ser infectado (sim você pode ser infectado caso os zumbis te mordam).

Aqui vai algumas informações sobre os sobreviventes disponíveis durante esta beta fechada:

Samuel Jordan

Soco Rápido: Desliza pra frente e rapidamente bate em um inimigo próximo.

Punho de Ferro: Utiliza suas habilidades de Boxe para dar uma lição no inimigo.

Sam tinha uma carreira promissora no boxe, mas uma grave lesão o obrigou a deixar os ringues. Entretanto seu desejo de voltar ao cenário do luta era forte e por esta razão escolhe seguir carreira médica na esperança de que a mesma o ajudasse a voltar aos ringues, mesmo que sendo um médico de uma equipe. Ele conta com uma ótima resistência, sendo uma boa opção para combate a curta distância.

January Van Sant

Sobrecarregar: Desabilita as câmeras, obstruindo a visão e as ações do Mastermind.

PEM: Prejudica todas as câmeras e aumenta o custo das cartas para o Mastermind.

January é uma habilidosa hacker que investigava os acordos ilegais entre a Umbrella e a Delegacia de Policia de Raccoon City antes de ser sequestrada. Ela tem a habilidade de hackear as câmeras de segurança para dificultar a vida do mastermind.

Valerie Harmon

Instinto de Sobrevivência: Marca as ameaças e itens próximos, deixando-o mais fáceis para os colegas encontrarem.

Kit de Primeiros Socorros Modificado: Utiliza um Spray de Primeiro Socorros para curar ou melhorar as habilidades dos aliados próximos.

Valerie pertencia a equipe de pesquisa interna da Umbrella, e seu projeto principal antes de desaparecer era tentar descobrir o que havia causado a demência de seu companheiro de quarto. Ela é uma química habilidosa e capaz de curar os aliados.

Tyrone Henry

Chute poderoso: Ataca os inimigos em sua frente com um chute poderoso.

Rally: Aumenta a moral de seus colegas, diminuindo o dano por um curto período de tempo.

Trabalhando para o Departamento de Bombeiros de Raccon City, Tyrone combatia um incêndio em uma fabrica da Umbrella quando foi dado como desaparecido. o Departamento de Bombeiros o declarou como: “Morto em Serviço”. Tyrone tem uma alta defesa e se destaca em combate a curta distancia.

Minha conclusão é que Project Resistance tem potencial, mas é uma aposta arriscada já que a Capcom poderia ter buscado um caminho mais seguro ao tentar agradar os fãs se esta tivesse anunciado algo como o Resident Evil Outbreak File 3 ou o Resident Evil 3 Remake. Eu arrisco dizer também que o jogo poderia ter uma melhor aceitação se não levasse o nome ou fizesse parte do universo “Resident Evil”.

Enquanto eu jogava a versão Beta, notei que algumas das músicas eram releituras de músicas pertencentes a trilha sonora de Resident Evil 3 (caso queira escutar clique aqui).

E um suposto vazamento que surgiu esta semana, especula que teremos Annette Birkin como uma mastermind.

Não posso negar que me diverti ao jogar Project Resistance, mas eu me pergunto se este não é apenas uma distração, algo para garantir alguns trocados enquanto a Capcom produz um jogo realmente decente.

Se o Resident Evil: Project Resistance vai vingar só o tempo dirá.

Project Resistance não tem uma janela de lançamento, então especula-se que será lançado em algum momento de 2020.

Victor Augusto

Olá meu nome é Victor Augusto, sou formado em Administração e gosto muito de escrever e falar sobre videogame (principalmente sobre MegaMan), animes, filmes e música. (Twitter: @VictorAugustoRP)