Notícias Séries & TV 

4 coisas que precisa saber sobre Foundation, a nova série da Apple TV+

A série Foundation (Fundação) chega na AppleTV+ na próxima sexta-feira 24 e será baseada na obra de Isaac Asimov

Do que se trata Foundation

Em resumo, o seriado narra um bando de exilados em sua jornada monumental para salvar a humanidade e reconstruir a civilização em meio à queda do Império Galáctico.

Mas a série será muito mais do que isso, confira o trailer:

A trama de Foundation (Fundação) se passa no curso de 1000 anos e acompanha esse grupo de pessoas na tentativa de salvar as informações e o que mais de importante a humanidade criou para preservar esse conhecimento na medida que o futuro incerto os aguarda e um período das trevas surgirá com a queda do Império. Esse grupo liderado pelo Dr. Hari Seldon (Jared Harris) deverá estudar, escolher e preservar diversas coisas e criar a fundação para os pilares de uma nova sociedade que surgirá no futuro.

E para isso, o seriado se passará em diversos locais, mostrará diversos planetas, e terá muitos personagens. Confira algumas outras coisas que você precisa saber antes de assistir Foundation.

Vídeo de bastidores de Foundation apresenta cenas inéditas da adaptação para a Apple TV+

Locações e planetas

Lou Llobell em cena de Foundation
Foto: AppleTV+

Como pudemos ver no trailer acima, diversas locações são apresentadas no vídeo. Uma delas é Synnax, um planeta aquático que fica nos confins da galáxia que é moradia Gaal Dornick (Lou Llobell), uma jovem que vai ajudar o Dr. Hari Seldon (Jared Harris) em sua missão. Na obra original, o personagem é do sexo masculino, mas para a série teremos a atriz novata Llobell que assume o papel da matemática.

Dornick é uma das principais personagens do seriado, e veremos a história sendo contada basicamente pelo seu ponto de vista.

Assim, a jovem parte em viagem para Trentor, o centro da galáxia, a capital do Primeiro Império Galático e onde vive o Imperador (Imperadores, mais abaixo). Dornick segue sua viagem para o local em um grande Elevador que conecta uma base no espaço com a superfície. (como visto no trailer).

E isso nos leva para um dos lugares que mais temos destaques na franquia (tanto nos livros quando na série) que é o Palácio do Imperador, onde diversas reuniões acontecem e temos o grande mural que conta a história do Império.

E uma das salas mais importantes fica com a grande Biblioteca do Império, onde o Dr. Seldon faz seus estudos que prometem mudar o destinos dos bilhões de moradores dos planetas e das regiões comandadas pelo Império.

Um matemático que pode mudar o destino da galáxia

O ator Jared Harris em cena de Foundation
Foto: AppleTV+

Nos livros, o Dr. Hari Seldon é um estudioso e matemático que inventa um novo tipo de ciência. Uma ciência estatística chamada de Psico-História que nada mais é que um estudo que quando aplicado com uma certa quantidade de informações pode prever o futuro e a direção que a nossa civilização se encaminha com uma precisão de quase 100%. Com esse tipo de estudo, Seldon consegue prever quem venceria algum tipo de conflito armado, quando uma certa civilização poderia surgir e dominar as outras, e claro, quando uma delas poderia ser vencida.

Assim, nos livros (e na série) Seldon prediz que o Império Galático (que já dominou a galáxia por mais de 10.000 anos) vai cair muito em breve. E assim, teremos o fim da humanidade. Segundo os planos do matemático, levará 1000 anos, se o plano for aceito, para que a humanidade consiga se estabelecer novamente. Mas é claro que o Imperador não está feliz com isso, afinal, somente Seldon consegue ler a complexa fórmula matemática.

O Império (de Clones)

Os atores Cooper Carter, Lee Pace e Terrence Mann em cena de Foundation
Foto: AppleTV+

O Império é representado por três pessoas. Ok, indivíduos. Afinal, o que temos aqui é uma dinastia genética, ou seja, o Império é comandado por três clones de Cleo I, o primeiro Imperador. Ou seja, o que temos na série são três cópias dele, só em que diferentes estágios de idade. É como se tivéssemos três variantes do mesmo personagem, como vimos na série Loki, da Marvel Studios.

Na série temos o ator Cooper Carter (Beyond The After) como a versão mais jovem do Imperador, conhecida como Irmão Dawn, Lee Pace (Halt and Catch Fire) como a versão do Imperador na casa dos 40 anos chamado de Irmão Dia, e Terrence Mann (Sense8) como o Irmão Dust, a versão mais velha e mais sábia.

Assim, ao longo da série sempre vamos ter três Imperadores governando a galáxia de acordo com suas vontades.

Segundo o roteirista David S. Goyer, a ideia é que esses três clones dessa mesma pessoa que existiu há milhares de anos governem toda a galáxia até um determinado ponto de suas vidas até que eles são substituídos.

Fundação (Foundation) será lançado no dia 24 de setembro pela Apple TV+ com os dois primeiros episódios.