sábado, 07 junho, 2025

TOP 5 MAIS LIDAS

Posts relacionados

Streamings e estúdios se reúnem no Rio de Janeiro para palestras e painéis na Rio2C; confira os destaques da programação

Entre os próximos dias, 27 até 01º de junho, a Cidade das Artes no Rio de Janeiro vai respirar criatividade!

A cidade recebe a edição 2025 do Rio2C, o encontro anual que oferece palestras, painéis, Keynotes e rodadas de bate-papo que abordam discussões sobre temas que cercam e fazem parte do mercado da indústria criativa nacional e internacional.

Segundo a organização, a missão principal desses 6 dias de evento é estimular a criação e fortalecer as conexões entre diversos setores, promovendo a evolução e o desenvolvimento da indústria criativa.

Em 2024, o Rio2C levou mais de 50 mil pessoas para a cidade do Rio. Foram 1663 palestrantes em 21 palcos.

Para a edição 2025, a programação do Rio2C contará com um palco exclusivo da Samsung TV Plus, onde a plataforma de streaming gratuito da marca promove um Summit, em que os painéis e palestras foram escolhidos especialmente para se aprofundar em um dos grandes assuntos em ascensão do mundo do entretenimento: FAST.

O novo modelo de consumir o streaming chega com tudo ao palco Samsung TV Plus FAST Summit, com palestras que detalham sua criação, o cenário de mercado e o impacto que ele causa junto ao conteúdo ao vivo.

No dia 27, o primeiro dia do evento teremos como destaques as palestras Panorama Atual do FAST (10h) e O Impacto do Conteúdo ao Vivo no FAST (11h15), Estratégias de Plataforma – Diferentes Caminhos para Crescer com FAST (13h45) e O Poder dos Dados (15h).

No dia 28 é a vez do painel FAST na Corrida da Monetização: O Conteúdo Localizado Sai na Frente? liderado pelo executivo da Samsung TV Plus, Felipe Gagliardi.

Mas não só a Samsung TV Plus estará presente na edição 2025. Outros streamings também estarão por lá. É o caso da Netflix, da Max da Warner Bros. Discovery, e o Prime Video. Estúdios de cinema como a Amazon MGM Studios, a Walt Disney Company e a Sony Pictures estarão presentes e trarão executivos para falarem sobre as principais tendências, novidades e assuntos que cercam o mercado audiovisual nacional.

Confira outros destaques da programação.

27 de maio

  • Construindo Pontes: Experiências de Parceria no Audiovisual – 11h40

O painel vai reunir e promover um encontro entre grandes produtoras nacionais. Estarão presentes os executivos Renato D’Angelo, o General Manager da The Walt Disney Company Brasil, Fabiano Gullane, o produtor e sócio-diretor da produtora Gullane e ainda Alex Medeiros, o Head de Dramaturgia, Documentários e Filmes do Globo Play.

  • Da TV ao Streaming: A Força da Novela Brasileira – 15h15

O painel promoverá um encontro e uma conversa com autores e executivos sobre um dos produtos nacionais mais amados do país. Estarão presentes Roseane Svartman (Globo), George Moura (Globo), Leonora Bardini (TV Globo) e Manuela Dias (TV Globo).

28 de maio

  • One2Many Adriana Naves, Roku, EUA – 10h45

O painel promoverá um encontro exclusivo com a executiva Adriana Naves, Head of Content Distribution da Roku, que abordará suas estratégias de desenvolvimento e expansão do portfólio de conteúdo da plataforma na América Latina, estratégias de distribuição e iniciativas de monetização.

  • Passaporte para o Mundo: Internacionalização do Audiovisual – 11h

O painel vai reunir e promover um encontro entre executivos de diversas empresas para falarem as nuances das coproduções internacionais onde vão mostrar e explorar os caminhos para o sucesso no mercado audiovisual global, revelando estratégias de distribuição e modelos de negócios inovadores.

Estarão presentes os executivos Javiera Balmaceda, a Head de Originals LATAM da Amazon MGM Studios, Camino De Valcárcel, da Secuoya Studios e também Fabiano Gullane, da Gullane.

  • A Construção de Franquias Fantásticas para Além das Telas – 11h30

A executiva Mary Livanos, produtora executiva de sucessos como WandaVision, As Marvels e Guardiões da Galáxia Vol.2, e Gandja Monteiro, diretora de episódios aclamados de Agatha Desde Sempre, Wandinha e The Witcher, vão bater um papo sobre suas trajetórias e experiências na vanguarda da produção audiovisual de franquias e IPs icônicos. O painel tem como missão ser um mergulho nos bastidores da criação de universos narrativos imersivos, desde a concepção de propriedades intelectuais originadas em quadrinhos, games e contos, até a expansão dessas franquias em produtos de consumo que conquistam fãs ao redor do mundo.

  • 30 minutos com Netflix – 14h

Esse painel vai trazer 3 executivas da plataforma líder em streaming em todo mundo para falarem sobre a estratégia da empresa em intensificar seus investimentos em produções locais em diversos países, visando expandir seu alcance global e fortalecer seu portfólio de streaming, incluindo documentários, séries e longas-metragens. Estarão presentes Hana Vaisman, Diretora de Séries de Ficção para o Brasil, Líder de Filmes para o Brasil, a executiva Higia Ikeda e também Elisa Chalfon, a Líder de Conteúdos de Não-Ficção.

  • Masterclass Desvendando o Unscripted com Glauco Sabino, Head de Não-Ficção, Amazon – 14h30

O painel vai falar sobre as principais tendências, desafios e oportunidades no cenário atual do conteúdo não roteirizado, com foco especial no mercado brasileiro e latino-americano.

29 de maio

  • As Diversas Aplicações da IA no Audiovisual – 10h30

A polêmica IA no audiovisual! O painel propõe uma análise abrangente e multifacetada das aplicações da inteligência artificial na indústria audiovisual. Paulo Barcellos, o CEO da O2, José Almeida Jr. da GLOBO, e ainda a consultora de IA da Foco, Janaina Augustin e também Felipe Rebelo, supervisor de efeitos especiais da BL3ND VFX estarão presentes no painel.

  • MAX: HISTÓRIAS QUE GERAM IMPACTO – 11h30

A Max, agora HBO Max, o serviço de streaming da Warner Bros. Discovery realiza um painel no evento, onde alguns executivos da empresa vão mostrar como a plataforma cria, desenvolve, e transmite conteúdos originais que “são ousados e culturalmente relevantes e que tem o poder de mover pessoas, gerar conversas e transformar realidades.” Segundo a empresa, o painel focará em mostrar a força da plataforma de streaming como uma criadora de narrativas que vão além da tela com propósito, identidade e força cultural.

Estarão presentes as executivas Renata Rezende, Diretora De Produção de Conteúdo Roteirzado, Lívia Ghelli, a Head de Kids e Animation no Brasil e também Adriana Cechetti, Diretora de Produção e Desenvolvimento De Não Ficção e ainda a VP de Conteúdo da Warner Bros Discovery, a executiva Monica Pimental. Entre outros convidados teremos Grazi Massafera (que estrela a produção Dona Beija para a plataforma), Marjore Estiano e Emílio Dantas (que estrelam a minissérie Ângela Diniz: O Crime da Praia dos Ossos).

  • Oportunidades de Marketing Digital para Audiovisual – 14h30

O painel focará em mostrar e debater como é possível cativar a atenção na era digital e como isso se torna um aliado valioso para as empresas no audiovisual. Será debatido a forma e as nuances do comportamento do espectador através da análise de dados e traduzimos esses insights em campanhas de marketing personalizadas, que não apenas promovem produções, mas cultivam comunidades de fãs leais.

O painel terá participação das executivas Daniela Okuma, a General Manager de Soluções Globais do TikTok no Brasil, Marina Kosa da Tano, e também Camilia Pacheco, a Diretora executiva de Marketing do Brasil e América Latina para a Sony Pictures.

  • Masterclass Como Construir Audiência no Streaming, com Fabio Lima, Sofá Digital – 15h30

O CEO da Sofá Digital, o executivo Fabio Lima, falará sobre como o uso dados e palavras-chave ajuda a mapear o comportamento do público e a identificar as tendências do mercado audiovisual.

  • Telenovelas no TikTok: O poder da plataforma em expandir audiências – 17h

O painel contará como produtores de conteúdo podem usar o poder dos fãs para gerar mais conversas e engajamento na rede social TikTok. Estarão presentes o colunista do UOL Chico Barney, o criador de Conteúdo Arthur Viana e o executivo Diego Moreno, Gerente de Parcerias do TikTok.

  • “O Auto da Compadecida 2”: Desvendando os Bastidores da Produção Virtual – 17h15

Segundo a organização, o painel oferece uma imersão completa nos processos técnicos e criativos que moldaram a produção virtual de “O Auto da Compadecida 2”, um marco na cinematografia brasileira que integrou tradição narrativa e tecnologia de ponta.

Tani Pacheco, diretora de produção, e Claudio Lima Peralta, o diretor de Efeitos Visuais, ambos da Conspiração Filmes estarão presentes.

30 de maio

  • A Economia do Streaming – 10h

O painel vai focar em explora como o setor de audiovisual pode aproveitar oportunidades, superar desafios na economia do streaming e entender como os modelos de monetização (FVOD, SVOD, TVOD, AVOD, FAST) são crucial nesta nova era de negócios. O debate ainda focará em mostra como a análise de audiência ajuda no projeção de monetização e estão ali como ferramentas estratégicas para a tomada de decisões em um ambiente de janelas fluidas. 

No painel participarão os executivos Adriana Naves, a Diretora de Distribuição de Conteúdo para a América Latina da Roku, o Head de Filme e TV do Google Phillipe Carrasco e ainda o CEO da Sofá Digital, o executivo Fabio Lima.

  • Terror: Gênero em Alta – 10h

O painel vai debater e falar sobre o notável potencial criativo nacional e a significativa expansão do mercado brasileiro de terror. Segundo a organização serão apresentadas soluções criativas e analisados exemplos recentes de sucesso do terror nacional, demonstrando o vigor e as possibilidades deste gênero no país. 

Estarão presentes os cineastas Gabriela Amaral Almeida (O Animal Cordial, A Sombra do Pai), Rodrigo Aragão (O Cemitério das Almas Perdidas) e também o escritor Igor Verde e o executivo Alex Medeiros, o Head de Dramaturgia, Documetários e Filmes.

  • 30 minutos com Warner Bros. Discovery – 11h30

As executivas Adriana Cechetti, Diretora Sênior de Produção e Desenvolvimento de Não Ficção, e Silvia Fu, Diretora de Conteúdo Senior GE em Warner Bros. Discovery, compartilham com exclusividade as estratégias da Warner Bros. Discovery para aquisição de conteúdo estrangeiro, visando diversificar seu portfólio e atender às demandas de um público global heterogêneo.

  • O Poder do Casting no Reality: Construindo Elencos Autênticos e Cativantes – 14h

O painel focado em produções não roteirizadas focará em apresentar e detalhar como se dá a construção do arco narrativo dos participantes selecionados e desafios na escolha do elenco de cada programa. O foco é debater como encontrar o equilíbrio de personalidades, diversidade e representatividade, pessoas que sejam autênticas e não estejam apenas criando um personagem para as câmeras.

No bate-papo estarão Marisa Mestiço da TV Bandeirantes, Elisa Chalfon, a líder de Conteúdos de Não-Ficção da Netflix, a produtora de conteúdo do Grupo Globo e a coordenadora de conteúdo da TV Globo, Luciana Ladeira.

  • Business Talk Histórias Que Tocam: Conexão no Centro da Narrativa com Cecilia Mendonça, Disney Latin America – 14h

O painel com a executiva do Grupo Disney vai mostrar e explorar a construção de narrativas que criam conexões verdadeiras com o público.

  • 30 minutos com Amazon – 14h45

Os executivos Julia Priolli, Head de Ficção, Rodrigo Guimarães, Head de Original Movies, e Glauco Sabino, Head de Não-Ficção, compartilham com exclusividade as estratégias da Amazon para produção e aquisição de conteúdo original. 

  • Regulamentação do VOD: O Próximo Capítulo da Indústria Audiovisual Brasileira – 16h30

Segundo a organização do evento, o painel vai focar em mostrar como a dinâmica do mercado de VoD, impulsionada pelo seu faturamento crescente e audiência significativa, destaca a necessidade de um diálogo sobre normas que assegurem um ambiente competitivo equitativo entre produtoras nacionais e estrangeiras, bem como entre as plataformas de streaming. Especialistas da indústria audiovisual debatem o cenário da regulação do VoD no Brasil, aprofundando a análise das propostas de lei em tramitação na Câmara e no Senado.

A Secretaria de Audio Visual do Ministério da Cultura Joelma Oliveira Gonzaga lidera a rodada de bate-papo.

31 de julho

  • Sempre Estivemos Aqui: Narrativas Queer no Cinema – 12h30

Segundo informações, o painel “tem com o objetivo promover uma discussão sobre o papel do cinema na visibilidade e na construção de narrativas diversas e inclusivas, destacando a importância da representatividade Queer na arte e na sociedade brasileira.” Estarão presentes o time da CineDrag, formado por Heduardo Carvalho e Chanel, e ainda Tatiana Issa da Producing Partners e o ator Ícaro Silva.

01º de junho

  • Made in Brazil: Como Nossas Histórias Viraram Sucesso Mundial – 12h30

Executivos da indústria audiovisual contam casos, debatem e falam sobre a popularização de produções brasileiras que nos últimos tempos tem conquistado o mundo. O painel vai examinar como filmes e séries originais do Brasil se transformam em sucessos internacionais. Entre os presentes André Carreira da Camisa Listrada, o roteirista Paulo Cursino, a diretora Nathalia Ramos e a gerente de financiamento e vendas Maria Paula Carvalho.

  • A Arte de Criar Vilões – 14h

Segundo a organização, as atrizes Bianca Comparato e Bárbara Paz e o roteirista e autor Raphael Montes compartilham seus processos criativos na construção de personagens complexos e ambíguos que cativam o público.

O Rio2C acontece entre os dias 27 de maio até 01º de junho na cidade do Rio de Janeiro.

Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Deixe uma resposta

Últimas Notícias