domingo, 08 junho, 2025

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Rio2C | “O legal é que o Brasil inteiro participou com a Sony da campanha do filme.” diz Camila Pacheco, da Sony Pictures, sobre oportunidades de marketing digital para o audiovisual e o case de Ainda Estou Aqui

Como o trabalho nas redes sociais pode ajudar a alavancar as vendas de ingressos de um filme? Ou até mesmo ajudar a criar um hype para um grande lançamento?

No painel da Rio2C chamado Oportunidades de Marketing Digital para Audiovisual, as executivas Daniela Okuma, a General Manager Global Business Solutions do TikTok Brazil, Camila Pacheco, Diretora Executiva de Marketing Brasil/Latam para a Sony Pictures e Marina Kosa, a sócia e fundadora da Tanto, uma empresa que presta serviços no audiovisual com a parte de trailers debateram o assunto e exploraram um pouco como cativar a atenção na era digital se firma como um ativo valioso para as grandes empresas.

O trio discutiu as nuances do comportamento do espectador através da análise de dados e como isso se traduz para insights em campanhas de marketing personalizadas, que não apenas promovem produções, mas cultivam comunidades de fãs leais.

O trabalho da Sony Pictures e do Tiktok pós pandemia foi um grande estudo de caso de como usar o poder das redes, e principalmente uma rede focada para um público mais jovem, e o painel mostrou como as plataformas digitais transformam a interação entre criadores e público e como as empresas começaram (e continuaram) a explorar estratégias que geram conversas autênticas e amplificam o impacto de narrativas.

O painel ainda desvendou estratégias digitais para os novos tempos, e mostrou o que esperar dessa nova forma de trabalhar com conteúdos no cenário digital e que levam de forma certeira a conquista de novos públicos.

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E com isso batemos um papo com a executiva da Sony para tentarmos desvendar um pouco dos segredos por trás da estratégia digital da Sony Pictures, um dos maiores estúdios de cinema do mundo que trabalha com diversos tipos de filmes, para diversos públicos e diversos nichos, mas que diferente dos EUA onde temos a divisão Sony Pictures, Columbia Pictures, Stage 6, Sony Animation, Sony Classics, aqui para o Brasil, é tudo no mesmo nome: Sony Pictures.

Confira nosso bate-papo com a executiva sobre o tema.

ArrobaNerd: Como fazer os fãs das paginas da Sony Pictures nas redes sociais ficarem engajados ao longo do ano sendo que o estúdio tem filmes que apelam para públicos diferentes? O público de Homem-Aranha é diferente dos filmes de terror, que é diferente dos lançamentos do Sony Classics, mas estão todos sempre seguindo a Sony, o perfil, como uma marca única?


Camila Pacheco: A Sony é um estúdio que realmente possui uma diversidade grande de produtos, dos mais variados gêneros e que, portanto, possui também uma diversidade de seguidores que entram nas páginas sociais em todas as plataformas por conta de algum produto ou gênero que lhe atrai. A questão é que um fã de um determinado filme ou gênero pode também ser atraido por um produto completamente diferente do motivo pelo qual ele entrou na página e isso lhe chamar atenção para um produto que não estava no seu radar.

Hoje em dia, as afinidades podem ser várias e até mesmo surpreender num olhar mais rápido. Uma pessoa que é fã de comédia, pode se ver interessada também em um produto de drama se aquela mensagem ou campanha foi relevante e chamou atenção na nossa página. A gente procura trabalhar essa diversidade de forma ampla atraindo os mais diversos públicos.

ArrobaNerd:⁠ ⁠A Sony Pictures foi um dos primeiros, ou, pelo menos, o que mais fez barulho nas redes ao fazer parceria com o TikTok no Brasil. Como essa parceria foi válida pra estabelecer um novo tipo de voz para Sony nas redes ?

Camila Pacheco: Sempre estamos atentos às tendências e as oportunidades de comunicar com nosso público de maneira eficiente. A Sony foi o primeiro estúdio a abrir uma página no Tik Tok do Brasil, antes mesmo da nossa matriz nos EUA, pois entendemos desde o inicio a importância de estarmos conectados com uma nova geração, e mais ainda, de usar a plataforma como uma maneira de comunicação de entretenimento diferenciada.

Sabemos que o Brasileiro é um povo extremamente conectado e envolvido com o digital. Fomos descobrindo aos poucos como a plataforma funcionava, suas peculiaridades e qual era a maneira de trabalhar com nossos conteúdos e seguimos atentos e acompanhando essas movimentações até hoje.

ArrobaNerd:Temos que falar sobre Ainda Estou Aqui e a vitória no Oscar. Poderia comentar sobre como foi os meses de monitoramento nas redes da Sony com o filme e como isso impactou na trajetória do lançamento do filme no Brasil e nos meses posteriores até Março quando saímos vitoriosos?

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Camila Pacheco: Inegavelmente foi uma das campanhas mais longevas em que trabalhamos. Desde o início, na fase de pré e de lançamento quando o filme estava participando de Festivais Internacionais, até a chegada do filme ao Brasil e nos desdobramentos que fizemos por aqui nos festivais nacionais como Mostra de São Paulo, Festival do Rio, Festival de Recife e demais eventos. Depois, começaram as premiações, como o Globo de Ouro da Fernanda Torres, as Indicações ao Oscar e, claro, o dia do anúncio de Melhor Filme Internacional.

Em todos esses momentos fomos acompanhando a repercussão e abraçando as oportunidades que apareciam para fazermos uma comunicação adequada. O legal é que o Brasil inteiro participou com a gente da campanha do filme.

ArrobaNerd: ⁠ ⁠Poderia falar um pouco sobre como a fanbase do Homem-Aranha e filmes adjacentes do Universo movimentam e impactam a forma de como as redes da Sony são trabalhadas?

Camila Pacheco: São fãs super apaixonados, antenados e engajados. Isso é super legal!

ArrobaNerd: ⁠Poderia comentar sobre a forma como o trabalho das redes da Sony com filmes não blockbusters e de cinema de arte podem ser ajudados por conta de um grande blockbuster?

Camila Pacheco: As audiências [que consomem] usam nossas redes como fonte de informação, e um filme que não estava no radar pode ser visto como interessante e atrativo. Esse ecossistema ajuda a apresentar filmes para audiências não obvias e a criar interesse.

ArrobaNerd: ⁠⁠⁠Dentro do line-up anunciado para os próximos meses de 2025 quais títulos devemos ficar de olho nas redes da Sony ?

Camila Pacheco: Há muitos filmes incríveis vindo ai como Exterminio: A Evolução, com a volta do Danny Boyle à direção da franquia, Eu Sei o que vocês fizeram no Verão passado, Anaconda com o Selton Mello e Jack Black e Paul Rudd, e muito mais que vamos divulgar nos próximos meses. Fiquem atentos. 😊

O Rio2C acontece entre os dias 27 de maio até 01º de junho na cidade do Rio de Janeiro.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
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