No primeiro dia de Rio2C, o painel de abertura do evento no palco SUMMIT da Samsung TVPlus foi apresentado pela executiva Maria Aguete da OMDiA que compartilhou diversas informações e dados sobre as plataformas de conteúdo FAST e como o mercado tem se desenvolvido nos últimos meses, quem são e o que esse público consome e as principais tendências para os próximos anos.
- Em primeiro lugar: O que é um canal FAST?
Você conhece esse serviço gratuito de streaming? Confira como funciona e quais canais
Do inglês, a sigla FAST vem das iniciais de Free Ad-Supported Television, ou seja são canais de streaming gratuitos que se assemelham a canais de TV do modelo tradicional e que oferecem em suas programações programas com intervalos.
Os canais FAST normalmente são acessíveis em TVs conectadas ou por aparelhos conectados as TVs. Entre os principais destaques de canais FAST temos o Samsung TV Plus, Pluto TV, ROKU e até mesmo o GloboPlay.
Ao lado da executiva Aline Jabbour, a diretora da Samsung TV Plus para a América Latina, que participou de um Q&A, Aguete desmembrou o mercado internacional, da América Latina, e do Brasil e mostrou dados, números e métricas no evento.
Confira os principais destaques do painel.
- A importância do Brasil no mercado FAST
O Brasil é um dos TOP 3 mercados globais para FAST atrás de Reino Unido e EUA e um dos líderes dentro do mercado FAST, onde a Samsung TV Plus está em 9º lugar no TOP 10 no país de serviços de streaming mais vistos.
As oportunidades de crescimento para o conteúdo FAST são enormes, pontuou a executiva na apresentação. Segundo dados liberados no evento, em 2024, a média global diária em minutos de tempo que uma pessoa passa nas redes sociais é de 144 mins. Já com a TV linear é de 108 minutos. No streaming, o número chega em 84 minutos.
- It’s All About Money!
A executiva comparou os valores de propaganda com os valores de tempo gasto nas três modalidades citadas acima. Globalmente, para redes sociais, as porcentagens são de 50% participação na receita de publicidade vs 20% de participação de tempo gasto. Para video streaming, os números são menos de 10% vs 15%. A executiva conclui que os gastos em publicidade não estão sendo bem aproveitados e que há margem para crescimento.
E no Brasil, especificamente, há uma possibilidade de investimento ainda maior, já que os números para vídeo streaming chegam em menos de 0,5% para participações de receita vs 10% de tempo gasto.
“No Brasil, observe quanto dinheiro está sendo gasto em mídia social e TV linear e como outras plataformas estão sendo ignoradas, onde há uma enorme oportunidade. Portanto, a grande oportunidade está nessas outras áreas, nas quais deveria haver mais dinheiro para anúncios.” afirma Aguete.
Para 2025, as receitas estimadas para o mercado de Media & Entretenimento chegarão a US$ 55 bilhões. Um crescimento estimado de 9,4%. Somente em vídeo online serão US$ 24 bilhões comparados com outros segmentos como cinema (US$ 2,4 bilhões), TV tradicional (US$ 20 bilhões), e games (US$ 6,2 bilhões).
Apenas no Brasil, o segmento de Online Video vai lidar os gastos para os próximos 4 anos e deve chegar em US$ 14 bilhões.
- Como anda o mercado de video online no Brasil?
No país, a Netflix é líder absoluta e conta com uma faixa de 20 milhões de usuários por aqui. Representa 30% do mercado. Seguido por Prime VIdeo com 14%, Globoplay com 10%, Disney+ e Paramount+ com 9%, a Max com 6% e YouTube Premium com 6%.
O Brasil é o segundo mercado mais importante para a Netflix, após o americano.
Os serviços FAST estão entre os 10 lugares mais assistidos nas SmartTVs em todo mundo.
Nos EUA, os principais aplicativos nas TV são Netflix, Youtube e Prime Video. No Brasil, o trio de apps seguem os mesmos com Globoplay, e +SBT nas seguintes posições. O Pluto TV e o SamsungTVPlus aparecem em 8º e 9º lugar.
- Onde estão as maiores oportunidades de receita no FAST?
Os EUA são o principal mercado onde as oportunidades de receita para FAST são mais atrativas. Para 2025, as receitas publicitárias vão chegar em 5,9 bilhões de dólares, onde até 2029 devem bater US$9,4 Bilhões.
Mas na região da América Latina, o crescimento deve ser mais de 2,5 nos próximos 4 anos. E o Brasil vai lidar o mercado FAST e ser o segundo país dos mercados internacionais a ter mais receitas. Para 2024, foram pouco mais de US$ 100 milhões e a projeção para 2029 é de chegar em US$ 303 milhões, segundo os dados da executiva.
- Onde o conteúdo FAST é assistido?
Quase ⅘ de usuários de FAST assistem os conteúdos em TV e ½ veem em SmartTVs. 75% assistem em TV conectadas, 25% em aparelhos mobile e cerca de 10% em computadores.
No Brasil, 45% assistem conteúdo FAST nas SmartTV e 51% são em aparelhos Samsung, 20% da marca LG e 8% na Philco.
O EUA lidera o ranking de países onde existem mais canais: são 1920 canais no país vs quase 500 no Brasil. Países como Canadá, por exemplo, tem 715, já o Reino Unido que lidera os mercados internacionais tem 805.
E basicamente toda empresa de media e entretenimento aposta em um conteúdo FAST. Da NBC Comcast, para a Paramount, para a Warner TV e BBC Studios.
Na América Latina, filmes e drama são os líderes de gêneros consumidos dentro do segmento FAST.
- Quem assiste o conteúdo FAST?
No Brasil, 30% das pessoas assistem conteúdo FAST. É esperado um aumento de 4x mais para os próximos 4 anos.
Comparado a 2,5x em relação aos EUA, por exemplo. Nos EUA, os dados demográficos ficam são 25-34 seguidos de 35-44 e 45-54.
“O Brasil cresce mais rapidamente do que qualquer outro país do mundo. E essa porcentagem de pessoas que assistem ao Fast apenas cresce, cresce e cresce.” afirma a executiva.
- O que esperar da monetização para o conteúdo FAST?
Para a executiva, a maior demanda de FAST e de receitas representam as maiores oportunidades para o segmento.
A consolidação dos canais de FAST e a aposta em programação premium serão um dos atrativos.
- Por que assistir conteúdo FAST?
A executiva responde: “Porque há conteúdo que todos querem assistir, porque está crescendo muito rápido. Porque atrai muitos anunciantes para estarem lá, porque há muito conteúdo que as pessoas não têm utilizado e conteúdo premium que também pode vir e, para mim, esse é o destaque. EUA, Reino Unido e Brasil, os três principais mercados para o FAST.”
“A executiva terminou o painel dizendo: “Portanto, o mundo está de olho no FAST, e o mundo está de olho no Brasil, porque estamos indo muito bem no FAST, no streaming, nos filmes, nos prêmios Oscar, nas séries e em outros sucessos mundiais.
A autor viajou à convite da SamsungTVPlus para cobrir o Rio2c.
Os dados foram compilados e apresentados pela Omdia.