quinta-feira, 14 agosto, 2025

TOP 5 MAIS LIDAS

Posts relacionados

Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado | Crítica: Aula de como revitalizar uma franquia

Eu não sei o que VOCÊS fizeram no verão passado, mas se tem uma coisa que eu sei, com certeza, é que 1 ano atrás, a diretora e escritora Jennifer Kaytin Robinson deveria estar se divertindo bastante com o rascunho do roteiro do novo Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado (I Know What You Did Last Summer, 2025).

Madelyn Cline, Chase Sui Wonders, Sarah Pidgeon em cena do novo Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado. Foto: Sony Pictures Entertainment. All Rights Reserved.

Afinal, assim, como Halloween, Pânico e Premonição, Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado meio que marcou época nos anos 90 e 2000 e curiosamente todos eles foram revitalizados em novos filmes que surfam na onda, acho que agora, já em baixa dos filmes apoiados puramente em nostalgia. Capitalizados também pelos filmes anteriores estarem disponíveis no streaming, esses terrores mostram que nem tudo que é perseguido por algum mascarada permanece realmente morto em Hollywood.

Mas o que tem de especial nesse novo Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado é que Robinson verdadeiramente entende a obra, e não só moderniza essa história, a diretora também co-escreveu o roteiro com Sam Lansky, como também entrega um novo capítulo para esses filmes, e possivelmente também um novo início de franquia.

O novo Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado não tenta inventar a roda quando se trata do gênero slasher e segue bem a cartilha do que fazer quando se precisa fazer uma revitalização de franquia como foi feito aqui. É o chamado sequência-legado, onde se traz personagens antigos e junto com novos contam uma nova história. Coisa que depois de Justiceiras na Netflix, Robinson acerta em cheio nessa nova empreitada e entrega um slasher divertido e extremamente sexy de se acompanhar.

Sim, sexy. Vocês vão entendem quando assistir. Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado faz um slasher bem temperadinho e que checa todos os pontos necessários para fazer isso acontecer. Esse novo longa espelha os novos personagens com os personagens do filme original, onde aqui temos o grupo principal temos formado por Teddy (Tyriq Withers) como o jovem rico com o pai que faz tudo desaparecer, Danica (Madelyn Cline, o grande destaque), loirinha rainha do baile e meio cabeça de vento, Stevie (Sarah Pidgeon), a garota esforçada que não tem tanto dinheiro igual aos colegas, os agora amigos, mas antes namorados, Milo (Jonah Hauer-King) e Ava (Chase Sui Wonders) que retornam para a cidade natal para participarem de um evento organizado por Danica.

E claro, Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado traz de volta os personagens do filme original, para servirem de “mentores” para o novo grupo, onde temos o retorno de Jennifer Love Hewitt como Julie James e também de Freddie Prinze Jr. como Ray Bronson, depois de quase 30 anos do lançamento do longa original. 

E também, como falamos, coloca esse grupo numa nova história que segue a mesma fórmula da primeira vez: um acidente de carro no dia 4 de julho muda a vida para sempre de um grupo de jovens que 1 ano depois, recebem um bilhetinho com os dizeres “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado” e também são perseguidos por um assassino com uma capa, chapéu e um gancho que anda pelas ruas da cidade litorânea aterrorizando um por aí.

Jennifer Love Hewitt  em cena do novo Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado. Foto: Sony Pictures Entertainment. All Rights Reserved.

Robinson sim, segue a fórmula, mas é bom ver as mudanças que o texto tem para a história. Seja como o acidente na noite do 4 julho com o grupo dos jovens aconteceu e a forma como aconteceu, e a forma como a trama se desenrola na medida que o assassino da vez faz suas vítimas. É um texto incrível, maravilhoso, cotado para Oscar, claro que não, mas a régua são os filmes anteriores, e aqui ela está baixa.

E Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado além de mudar aqui e ali algumas coisas também é extremamente eficaz em trabalhar as reviravoltas e atirar para todos os lados enquanto dá pistas para tentarmos descobrir junto com os personagens quem é o novo assassino da vez. Eu acho que até a 1a primeira hora do filme, a história segura bastante suas cartas e, pessoalmente, acho que poderia ser qualquer um do grupo principal, mas a forma como a narrativa vai por afunilando as opções e por ir a fundo na “mitologia” criada pelos filmes anteriores (com algumas surpresas que eu não imaginaria nem em sonhos *piscadinha*) e que acaba por fazer um bom quebra cabeça. 

E um bastante sangrento. Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado tem boas mortes e bons momentos slasher que vão deixar os fãs do gênero bastante felizes. Ao mesmo tempo que Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado aposta no simples, no que deu certo, não dá para negar que sim temos algumas forçações de barra, algumas conveniências, e altos momentos questionáveis até mesmo para um filme de terror.

Mas, particularmente, acho consegue se sobressair ao unir um bom texto, cheio de referências da cultura pop e frases de efeito como “Então, aqui estamos nós, é 1997, tudo de novo!” e “Nostalgia é superestimada” que saem da boca desses bons personagens, seja os novos ou os antigos.

Entre os destaques, Cline acerta no humor e surfa no pós-Barbie, Wonders que vem de um ótimo ano em atuou com pesos pesados em O Estúdio e aqui também consegue ter bons momentos, juntamente com Pidgeon que vem da série The Wilds, onde era a melhor do grupo, e tem uma vibe “garota trabalhadora” no meio dos ricaços. E até o elenco masculino com Hauer-King, Withers e Joshua Orpin (que interpreta o o noivo de Danica e que morre no começo do filme, tá no trailer) estão bem.

O elenco tipo “série da CW” dá conta do que é exigido aqui. Ninguém está num longa de terror conceitual de Jordan Peele. Meio que todos eles tem carisma, tem sex appel, e Robinson usa todo o elenco da melhor maneira possível para um filme do gênero e ainda para um novo Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado. E até mesmo Hewitt e Prinze Jr. que andaram afastados dos holofotes nos últimos anos, retornam a reprisar esses papéis assim como Jamie Lee Curtis fez com Halloween e Neve Campbell com Pânico e estão parecendo se divertir por estarem lá, por mais doidas que sejam as conveniências e tudo mais para encaixar suas histórias com as novas.

E ao retornar para esse universo, Robinson, talvez, faça o mais ousado retorno dessas franquias de terror com o novo Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado. A roteirista subverte a história, o legado, a mitologia, e vai onde Pânico e Halloween não foram, e ao fazer isso, entrega momentos finais bastante interessantes e que vão deixar o público fisgado até o final. 

Se vai ser divisivo, vamos saber quando o longa estrear nos cinemas, e o público reagir ao que assistiu. E fiquem até o final dos créditos, por que Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado garante surpresa até mesmo quando o filme está para terminar.

No final, de forma bastante surprendente Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado faz um bom filme e sim, uma das grandes surpresas do ano, onde entrega aquilo que pareceu que não ia entregar e que ao estrear no meio dos blockbusters de meio de ano e faz um golpe certeiro.

Avaliação: 3 de 5.

Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado está em cartaz nos cinemas nacionais.

Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Deixe uma resposta

Últimas Notícias

Eu não sei o que VOCÊS fizeram no verão passado, mas se tem uma coisa que eu sei, com certeza, é que 1 ano atrás, a diretora e escritora Jennifer Kaytin Robinson deveria estar se divertindo bastante com o rascunho do roteiro do novo...Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado | Crítica: Aula de como revitalizar uma franquia