Um bate-papo com o elenco de dubladores da animação Elementos

0
1043

A Disney Brasil convidou o ArrobaNerd para bater um papo com o elenco de vozes nacionais da nova animação da Pixar Elementos.

Assim falamos com Faísca, voz de Luiza Porto, e Gota, voz de Dláigelles Silva, na versão nacional, onde eles contaram as principais curiosidades sobre o processo de dublagem do longa que chega nos cinemas nacionais.

Elementos | Crítica: Uma animação de aquecer o coração e que transborda emoção

Faísca e Gota em cena de Elementos
Foto:  © 2023 Disney/Pixar. All Rights Reserved.

Trabalhar com animação para o um outro idioma é bem mais do que apenas traduzir os nomes dos personagens, o título e tudo mais. E sim, localizar tudo que acontece na história para a cultura local do país em questão, e deixar, o mais próximo, possível da realidade do público que vai assistir o longa.

E esse trabalho de preocupação do estúdio com Elementos veio desde de traduzir os nomes dos personagens, por exemplo Ember virou Faísca e Wade virou Gota no país, e até mesmo dos diálogos que o longa apresenta.

Disney libera lista de dubladores para a animação Elementos

O diretor de dublagem Diego Lima que comandou o processo de dublagem de Elementos comenta sobre a questão: “Sempre falamos que é um processo… é um processo da direção, da tradução que é uma adaptação já do texto original, mas que também tem muita participação dos atores. Porque enquanto eu reviso o material, antes de gravar, eu tenho uma ideia, mas aí vem a Luiza que tá já muito na personagem, já tá defendendo aquele arquétipo, ou do Dláigelles que já tá dentro daquele universo, ele sugere uma outra coisa… então, na verdade tudo faz parte de um processo.” diz ele.

“A mágica acontece mesmo dentro do estúdio.” afirma o profissional. “Alguém fala alguma coisa [engraçada], seja um operador de áudio, ou a Vânia [Gerente Criativa da Disney] fala alguma coisa, vamos por lapidar, e as coisas vão por chegar, e colocamos tudo na interpretação deles. Tem participação deles [os atores] o tempo todo nesse processo de adaptação.” comenta.

O diretor completa: “A Luiza mesmo poderia dizer que tinha uma palavra aqui que funcionava com essa coisa de fogo… um chamuscou. O Dláigelles comentou um “posso colocar meu shape” aqui por que é uma coisa que fala com o público jovem. Então vamos por embarcar na deles.”

Já Porto comenta: “Isso era muito legal. Nós ficávamos caçando expressões [para usar] como “Gota d’água”. São essas pequenas coisas… para deixar a obra mais brasileira possível também, né?”

E Silva completa: “Muitas vezes o texto vem com algumas expressões que funcionam no Brasil, mas não são tão atuais, né? Então durante o processo lá da gravação, tentamos trazer uma expressão mais atual possível para poder realmente trazer [o longa] para mais perto de novas gerações.”

Faísca e Gota casal do ano?

Elementos
Faísca e Gota em cena de Elementos
Foto:  © 2023 Disney/Pixar. All Rights Reserved.

A química entre os dois personagens principais é muito boa e realmente os atores Leah Lewis (The Half of It) e Mamoudou Athie (Jurassic World Domínio) estão muito bem. E na versão brasileira, um dos destaques do longa também fica para a relação entre os dois personagens e suas vozes.

Perguntados como eles trabalharam para criar essa química, a dupla de dubladores comentou um pouco como eles gravaram suas cenas para Elementos. E assim, como Lewis e Athie, Porto e Silva gravaram separados suas falas.

Porto comenta: “Gravámos separado, como no processo normal de dublagem, que é individual. E é engraçado ouvir que que eles gravaram separados por que a química também acontece durante o jogo. E a gente olhando assim, acha que isso não pode acontecer separado, mas também acontece.” afirma a voz da Faísca no Brasil.

A dubladora é só elogios para a colega americana que afirma: “É muito bom quando a atriz é muito boa né? E você tem material para poder criar sobre aquilo e poder fazer e trabalhar.” diz ela.

Eu gostava muito de ouvir a gravação do Dláigelles… Porque além dele ser muito talentoso e muito bom e isso ajuda também no jogo. Então acho que assim eu não me sentia completamente sozinha, né? Eu tinha o jogo com ele lá, às vezes, eu gravava antes que ele.” comenta.

Ela conclui: “Foram vários dias de gravação, então a troca de uma certa forma acontecia também, mas foi tudo separado.”

Já Silva comenta: “Em alguns momentos passava a gravação [da Luiza], então eu consegui ouvi-la. E era bom porque me dava embasamento ali da interpretação. “

E é legal porque assim mesmo a pessoa estando longe, a gente sente que ela tá próxima. E vamos por ouvir ali a interação e vamos por ali interagir também da mesma forma, e na mesma intensidade, e isso ajuda muito para nós podermos nos guiar, em relação a interpretação [um do outro] para não fugir, ficar um diferente do outro, né?” diz ele.

Gota, o personagem mais chorão da Pixar?

Quem viu o filme sabe que Gota é um personagem bastante emotivo e que tem diversas partes do longa que ele chora por demais. Silva comenta como foi para eles chegarem na versão definitivamente do choro do Gota que vemos no filme.

“O Diego tinha comentado comigo que o Gota tinha uma personalidade muito parecida com a minha. E ao longo do processo eu fui percebendo. Eu não sou uma pessoa chorona. Mas eu sou muito emotivo, tento ser amigo assim de todo mundo e tal. Então eu sinto que o Gota tem essa essa característica e eu tinha as referências.” comenta.

“Os atores são muito bons, então nós baseávamos ali na interpretação do original e tentávamos trazer, fazer, repetir e reproduzir a mesma coisa.” comenta ele.

Conheça a cidade dos elementos no trailer da animação Elementos da Disney e Pixar

Faísca, uma protagonista jovem com problemas de adultos

Elementos
Faísca em cena de Elementos.
Foto:  © 2023 Disney/Pixar. All Rights Reserved.

Porto fala sobre o trabalho com Faísca e como ela aprendeu com a personagem.

A dubladora comenta: “A Faísca para mim, ela veio como uma parte mais madura, né tanto de voz, de interpretação, de conflito, né? Eu acho um conflito dela, um conflito maduro, da vida adulta, de ter que fazer essa escolha entre família entre o que ela deseja, o que a gente quer de fato. Então foi uma personagem que me deu bastante, ela me ensinou muito também de pensar como a gente, às vezes precisa ser um pouco molinho, sabe?”

Então gravar a Faísca foi um baita aprendizado. Eu acho que o que eu levo é a maturidade de ter passado por um projeto como esse de ter visto, e assim, tem entendido a empatia dessa personagem também, né?” conclui.

O longa tem direção de Peter Sohn.

Completam o elenco de vozes originais os atores Ronnie del Carmen como voz de Bernie, o pai de Ember; Shila Ommi Cinder como a mãe de Ember; Wendi McLendon-Covey como Gale, a chefe de Wade; Catherine O’Hara como Brook, a mãe de Wade; Mason Wertheimer como Clod, o vizinho de Ember; e Joe Pera como um burocrata da cidade chamado, Fern.

Na cidade onde fogo, água, terra e ar vivem em comunidade, uma jovem chama chamada Ember e um rapaz água chamado Wade que só segue o fluxo vão descobrir algo elementar: quão parecidos realmente são.

Elementos está em cartaz nos cinemas nacionais.

Deixe uma resposta