Artigos Filmes 

Com os Festivais de volta e de forma simultânea, temporada de premiação começa com Oscar Buzz para Kristen Stewart e Will Smith

A temporada de premiações está de volta! E o início dos tapetes vermelhos e do burburinho para quem vai ser indicado para os principais prêmios começou na medida que o calendário saiu de Agosto e foi para Setembro.

Setembro vai trazer festivais importantes onde os estúdios lançarão seus filmes em sessões de pré-estreia de gala com seus atores prontos para desfilarem seus figurinos como se fosse 2019, num mundo pré-pandemia.

Com a imagem do Globo de Ouro arranhada, confira as datas das principais premiações em 2022

Veneza deu o ponta-pé inicial no dia 1 com a pré-estreia de Madres Paralelas do diretor Pedro Almodóvar (da polêmica do cartaz com um bico do peito como destaque) e Ataque dos Cães (The Power Of The Dog no original) que a Netflix segurou as críticas até o dia seguinte (consta com 100% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes) e elogios para a diretora Jane Campion e para os atores Benedict Cumberbatch e Kirsten Dunst.

Já para o dia 2 de setembro, no Festival tivemos também as primeiras exibições de filmes grandes. Um deles é The Card Counter (100% de aprovação no Rotten Tomatoes) com elogios para a atuação de Oscar Isaac que tem 3 projetos no Festival além do filme (Duna e a série Scenes From a Marriage).

Completam o elenco do drama os atores Tye Sheridan, Willem Dafoe e Tiffany Haddish. O longa não tem previsão de estreia no Brasil ainda.

Tivemos também a exibição de The Lost Daughter que ainda não teve as críticas liberadas pela Netflix. O elenco é o destaque temos Olivia Colman, Dakota Johnson, Ed Harris, Peter Sarsgaard e mais. Adaptação do livro de Elena Ferrante que chega na Netflix somente no final de Dezembro.

Outro da Netflix é o longa The Hand Of God do diretor Paolo Sorrentino que não fez uma grande repercussão como os outros, mas conta com 77% de aprovação da crítica.

E no próprio dia 2, começou um segundo festival importante, só que nos EUA com o Festival de Telluride. Tivemos a exibição de Belfast do diretor Kenneth Branagh que o site Deadline já chama de um dos melhores filmes do ano e a Variety já coloca o longa como um dos favoritos na corrida para Melhor Filme no Oscar.

Outros filmes que estrearam no festival americano que tem ficado as sombras do Festival italiano foram C’MON C’MON com o ator Joaquin Phoenix e da produtora A24, o musical Cyrano onde já afirmam que Peter Dinklage merece uma vaga em Melhor Ator e ainda King Richard – Criando Campeãs que é o momento de Will Smith sair também na disputa na categoria.

Mas de volta para Veneza, o dia foi marcado por super-produções. A Neon lançou o aguardado Spencer com a atriz Kristen Stewart como a Princesa do Povo. O longa foi bem recebido pelos críticos e as conversas para Oscar para Stewart já começaram. E a concorrência por enquanto não está grande. No ano passado, em Veneza a Searchlight começou a campanha cedo para Nomadland e Frances McDormand. O prêmio foi para o filme, mas McDormand perdeu La Coppa Volpi de Melhor Atriz para Vanessa Kirby de Pieces Of a Woman. No final, ambas foram indicadas e Frances levou o Oscar de Melhor Atriz.

E o burburinho continuou na cidade italiana, onde o aguardado Duna fez sua pré-estreia no Festival e agradou 85% dos críticos cadastrados no Rotten Tomatoes. As categorias técnicas foram bastante elogiadas e o filme levou Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac e Zendaya para o tapete vermelho.

Temos ainda longos meses até a cerimônia do Oscar em Março de 2022.

Os destaques para os próximos dias ficam com Last Night In Soho do diretor Edgar Wright e ainda o início do Festival de Toronto no dia 9, outro festival importante para definirmos como ficará a temporada e que terá cobertura do ArrobaNerd.

TIFF 2021 | Ben Platt, Melissa McCarthy e Anya Taylor-Joy e mais na lista de filmes TIFF 2021