Destaques Entrevistas Filmes 

Um bate-papo com Carrie-Anne Moss sobre seu retorno para a franquia Matrix com Matrix Resurrections

Mais de 20 anos do lançamento do primeiro Matrix nos cinemas, a atriz Carrie-Anne Moss está volta para um novo filme da franquia com Matrix Resurrections.

Depois do sucesso que a trilogia inicial fez, Moss ficou ainda em Hollywood e trabalhou em séries de nicho como Chuck, Humans e claro nas produções da Marvel TV com a Netflix onde retornou para o mundo nerd e geek de vez em Punho de Ferro, Jessica Jones e Os Defensores.

Mas agora em 2021, Moss retorna para a personagem que a colocou no mapa em Hollywood e pega seu casaco preto, seu óculos escuros e parte ao lado do colega Keanu Reeves em mais uma aventura dentro da Matrix.

Matrix Resurrections | Crítica: Novo capítulo da franquia faz um agrado visual para os fãs e iniciantes

Em bate papo com o site, Moss comenta sobre seus desejos em voltar mais uma vez para a franquia, a relação com Reeves e sobre suas cenas de ação.

Carrie-Anne Moss em cena de Matrix Resurrections.
Foto: Warner Bros. Pictures

Para interpretar Trinity novamente e voltar para a Matrix, eu fui movida pela possibilidade”, afirma a atriz.

Moss comenta os primeiros momentos antes do acordo para o quarto filme ser fechado e um pouco das discussões em como sua personagem voltaria.

“Eu acho que quando Lana [Wachowski, diretora do longa] primeiro falou [sobre o projeto] comigo, nós falamos no telefone… Eu nunca em um milhão de anos esperaria receber aquele telefonema. É como se eu tivesse protegido meu coração um pouco no sentido… isso vai acontecer de verdade mesmo?”, diz ela.

Eu estava tão empolgada em voltar para esse mundo, para esse espaço criativo com ela [a diretora] e a camaradagem com Keanu de novo… e a amizade que nós temos e a oportunidade de interpretar essa personagem novamente e com ele como Neo de novo…”, completa ela.

“Eu mal posso colocar palavras em quão tocada eu fiquei com a oportunidade em fazer isso novamente”, finaliza ela.

Moss comenta também qual sentimento lançar um novo longa desperta nela e o que ela espera que os fãs e os espectadores podem esperar de Matrix 4. “Eu estou empolgada para termos as discussões que tivemos da primeira vez agora novamente. Uma coisa que eu amo sobre esse filme é que ele trata de todos esses assuntos diferentes que Lana conseguiu transmitir em sua arte. É como ele te faz pensar, como ele te faz abrir sua mente, e te faz ver as coisas de uma perspectiva diferente. Te faz se indagar sobre questões que você nunca se perguntou antes. Não é só definitivamente um filme. Então, sim, estou empolgada com ele“.

Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss em cena de Matrix Resurrections.
Foto: Warner Bros. Pictures

Sobre seu trabalho nas cenas de ação e de luta, Moss comentou um pouco sobre os desafios que ela teve para fazer certas cenas do longa. Uma informação do editor: talvez Moss tenha ou não tenha medo de altura.

A atriz comenta: “Fazer essas cenas foi um dos pontos altos com certeza”, diz ela. “E o que eu tenho a dizer que é por mais que eu não curta muito altura eu absolutamente amo superar meus medos. E claro, eu treinei”.

Moss comenta sobre o processo de treinamento para realizar algumas cenas, uma específica no filme, em que Trinity e Neo precisam pular de um edifício. “Nós treinamentos com pequenos pulos e eu tinha um grande time que me apoiava nisso. E uma coisa interessante, Keanu e eu tínhamos diferentes formas de fazer isso. Eu não posso falar muito sobre o processo dele, mas pelo que eu vi ele gostou meio que ver a parte técnica. Tipo de ver como todos os diferentes equipamentos e peças funcionavam. Para mim, eu não queria saber nada sobre isso. Eu só queria ver as pessoas que estavam fazendo o os movimentos. Eu queria olhar nos olhos deles e me conectar com eles”, diz ela.

A atriz completa: “Então foi assim que fizemos, eu reuni todos eles e falei “Olha eu sou uma mãe, eu tenho três crianças, e eu quero muito fazer essas cenas, e eu vou fazer, mas eu preciso saber algumas coisas. Eu preciso conhecer vocês, e preciso confiar em vocês. E se nós conseguirmos fazer isso, eu sei que eu posso fazer tudo certinho que vamos fazer aqui.” E isso foi muito tocante, eu acho que até teve gente que chorou, pois foi uma coisa muito vulnerável para dizer, eu estou com medo”.

E quando efetivamente chegou o momento de fazer a tal cena, Moss comentou um pouco sobre o processo: “Eu passei muito tempo em uma profunda meditação, na verdade. Apenas visualizando [a cena]. Eu estava em um quarto de hotel em São Francisco e eu deixei ele super escuro e eu poderia visualizar tudo“.

Na real o processo todo foi muito divertido. Eu penso sobre tudo e acho que não teria ninguém no mundo que eu quisesse segurar as mãos do que Keanu. E que eu e ele pudemos fazer isso juntos, e termos nossas próprias experiências nisso tudo, por que foi muito intenso. E todo a equipe… e todo mundo que fez isso acontecer. Eu tenho uma foto de todos nós juntos e que mostra todo mundo que fez isso dar certo. Todos eles são pessoas de verdade, com corações, e que ligam muito… foi muito tocante. É muito legal”, finaliza ela.

O filme foi co-roteirizado por Lana Wachowski ao lado de Aleksanfer Hemon (Entre a Vida e a Morte) e David Mitchell (Sense 8).

Retornam ao longa Keanu Reeves como Neo, Carrie-Anne Moss como Trinity, Jada Pinkett Smith como Niobe, Lambert Wilson como Merovingian, e Daniel Bernhardt como Agente Johnson.

Entram para o elenco com personagens não revelados Yahya Abdul-Mateen II, Andrew Caldwell, Priyanka Chopra, Jonathan Groff, Neil Patrick Harris, Jessica Henwick, Ellen Hoffman, Eréndira Ibarra, Toby Onwumere, Max Reimelt, Christina Ricci, e Brian J. Smith.

Matrix Resurrections chega em 22 de Dezembro de 2021 nos cinemas.