Especiais Filmes Notícias 

4 coisas que você precisa saber sobre Duna

A aguardada adaptação de Duna do diretor Denis Villeneuve finalmente chega nos cinemas nacionais depois de fazer sua pré-estreia no Festival de Veneza em Setembro.

Se você não sabe nada sobre a trama, ou sobre a história, não se preocupe, separamos algumas coisas e curiosidades sobre a história, os personagens, e a trama. E principalmente o que esperar do longa.

Duna | Crítica: Uma grandiosa história em um filme de impressionar

Josh Brolin e Timothée Chalamet em cena de Duna
Foto: Warner Bros. Pictures/Reprodução

Antes de mais nada. Sobre o que é Duna? O longa se passa em um futuro distante onde a galáxia é governada por um Imperador e os planetas são dominados por famílias de chamados nobres e que são divididas por tipos de feudos, onde cada uma tem uma função específica nessa nova sociedade. Outra coisa muito importante é que no mundo de Duna existe uma coisa, uma especiaria que movimenta a economia. É um tipo de droga em pó que é extraída do planeta Arrakis.

Nos livros é conhecida como Melange e dá certas habilidades para quem a utiliza. A extração da tal especiaria é uma tarefa muito perigosa, afinal, está envolvida com os gigantes e perigosos monstros de areia. São criaturas que vivem embaixo das areias, e das dunas, mas sobem para a superfície na medida que sentem o barulho e as vibrações das pessoas, ou outras coisas.

Zendaya em cena de Duna
Foto: Warner Bros. Pictures/Reprodução

O povo de Arrakis consegue sobreviver ao clima do deserto, por conta de seus trajes especiais, e também tem técnicas para andarem pelo deserto sem chamar atenção. E sabem as melhores formas de extrair a especiaria e como as utilizar como ninguém. Mas são dominados pelas Casas impostas pelo Império.

É o grande fator de disputa aqui. Afinal, a casa Harkonnen, liderados pelo impiedoso Barão Vladimir Harkonnen, controla a extração da especiaria há anos, e também domina a população local, conhecidos como Fremen. Duna então mostra o que acontece quando o Imperador troca o comando de Arrakis e passa a obrigação para casa Atreides.

Só que o nobre tem intenções ocultas e perigosas com esse plano que descobrimos ao longo do filme.

Rebecca Ferguson e Timothée Chalamet em cena de Duna
Foto: Warner Bros. Pictures/Reprodução

E não só eles, a organização religiosa de mulheres conhecida como Bene Gesserit também tem seus próprios planos, elas usam um poder conhecido como a Voz e basicamente controlam o Império por baixo dos panos. Elas estão na busca de um tipo de “O Escolhido”, alguém com poderes especiais que seria fruto de uma série de combinações entre membros de diversas casas.

No filme, vemos que Paul Atreides chances de ser essa pessoa. Mas será mesmo ele?

É uma história nova? Ou uma adaptação de alguma coisa? O diretor, e roteirista Denis Villenueve (ao lado de Jon Spaihts e Eric Roth) adaptam o roteiro do livro de mesmo nome do autor Frank Herbert lançado em 1965. Assim, Duna de 2021 será a terceira adaptação da obra de Herbert. Tivemos a primeira em 1984 comandada pelo diretor David Lynch e estrelada pelo ator Kyle MacLachlan (Twin Peeks) e também uma minissérie nos anos 2000 chamada Frank Herbert’s Dune e que foi ao ar no  Sci-Fi channel dos EUA.

E desde de então Duna, tanto o livro quanto os filmes, tem influenciado a cultura pop, e os filmes lançados depois dos anos 80, seja Star Wars ou até mesmo em Beetlejuice Os Fantasmas Se Divertem. E Duna vira e mexe é referenciado em animações como Os Simpsons, Futurama e até mesmo Bob Esponja calça quadrada.

E assim, Villeneuve juntou um grande elenco para fazer parte dessa nova empreitada no cinemas com Duna. Temos Timothée Chalamet como Paul Atreides, Zendaya como Chani, Oscar Isaac como Duque Atreides, Rebecca Ferguson como Lady Jessica,  Jason Momoa como Duncan Idaho, David Dastmalchian como Piter Devries, Stellan Skarsgård como o Barão Vladimir Harkonnen, Javier Bardem como Sietch Tabr e Josh Brolin como Gurney Halleck.

Duna chega exclusivamente nos cinemas nacionais em 21 de outubro.