Tudo que sabemos sobre Motel Destino, o badalado filme brasileiro que estreou na competição de Cannes

0
123

Um dos destaques na programação do Festival de Cannes é o longa Motel Destino do diretor brasileiro Karim Aïnouz. É a segunda vez consecutiva que Aïnouz leva um longa para o festival francês e já somam mais de 6 vezes que o diretor se apresenta por lá.

O filme está na competição oficial e fez pré-estreia na cidade francesa na tarde de ontem (22). As críticas são favoráveis para o longa que já tem distribuição garantida para o filme no Brasil pela Pandora Filmes.

Mas sobre o que se fala Motel Destino? A sinopse diz que o longa se passa sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, onde o Motel Destino, um hotel que serve como palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. O lugar é administrado por Elias, um homem de cabeça quente, e sua inquieta esposa Dayana. A chegada inesperada de Heraldo, de 21 anos, que está fugindo depois de um golpe mal sucedido, perturba a ordem estabelecida. À medida que o noir tropical se desenrola, lealdades e desejos se entrelaçam para revelar que o destino tem seus próprios desígnios enigmáticos.

No elenco temos Iago XavierNataly Rocha, selecionados por teste entre mais de 500 atores, e Fabio Assunção,

“Eu me inspirei bastante na pornochanchada e no cinema noir. Posso resumir Motel Destino como um thriller erótico, mas ele é, antes de tudo, uma história de amor. O amor entre um jovem periférico que vive à revelia de um sistema que o quer morto e uma mulher que resiste aos atentados do patriarcado contra a sua própria vida”, adianta Aïnouz em comunicado para a imprensa.

Aïnouz escreveu o roteiro ao lado de Maurício Zacharias e Wilson Esmeraldo.

O que estão dizendo do longa depois das sessões de Motel Destino em Cannes?

O longa está com 5 críticas cadastradas no MetaCritics, um agregador de críticas similar ao conhecido Rotten Tomatoes, com uma pontuação de 76.

Segundo a Variety, o longa “como um thriller erótico, está mais preocupado com a primeira metade desse termo do que com a segunda, e isso é ótimo.”

Já o britânico The Guardian afirma “O filme tem uma atuação fantástica de seu trio central: três performances físicas intensas e sem autoconsciência, nas quais seus corpos estão frequentemente à mostra, sensuais, mas frágeis.

O prestigiado IndieWare comenta: “É sexy, perturbador, mas frio, apesar do calor equatorial fervente e da lava quente das atrações que fluem livremente.”

“Me interessa muito falar de desejo e revolta, temas de absoluta relevância no Brasil contemporâneo. ‘Motel’ é uma saga do encontro de um rapaz em fuga, totalmente vulnerável, com uma mulher aprisionada pelas dinâmicas de um casamento abusivo. Unidos pelo destino, seus caminhos se cruzam e a história se desenrola”, resume Aïnouz sobre o filme.

E quando poderemos ver Motel Destino nos cinemas nacionais?

O longa não tem previsão ainda de chegar nos cinemas nacionais. Mas confira o teaser abaixo.

Deixe uma resposta