Obi-Wan Kenobi | Review: Parte 3

Está de volta!! E por volta não estamos só falando da Lola, o droide companheiro de Leia, e sim de outras muitas participações especiais que o terceiro episódio de Obi-Wan Kenobi nos proporciona.

Por conta de uma temporada curta, com 6 episódios, já estamos no meio da atração que marca o Retorno do Jedi para as telas. E aqui nesse terceiro capítulo, Ben segue sua missão de levar Leia de volta para Alderaan e para seu pai, o Senador Organa, depois que a jovem foi sequestrada pela Inquisidora do Império conhecida como Terceira Irmã.

No meio da nave de carga, o Jedi e a Princesa partem rumo a um planeta de mineração e torcem para que a pista do pilantra interpretado por Kumail Nanjiani esteja certa e Ben ainda lida com a informação que Anakin ainda está vivo (mais sobre isso abaixo).

E falando no ex-Jedi, o episódio ainda mostra a Inquisidora por tentar subir nos rankings dessa facção do Império ao prometer a cabeça de Kenobi para o chefão, temido Darth Vader. Esse sim que está de volta, em sua total glória, roupa de couro, voz abafada e sabre de luz vermelho.

ALERTA DE SPOILER!

Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos da série/filme. Continue a ler por sua conta e risco.

Moses Ingram em cena de Obi-Wan Kenboi
Foto: © 2022 Lucasfilm Ltd. & ™. All Rights Reserved.

Sim, ele está de volta. Depois de dar as caras em Rogue One: Uma História Star Wars, Darth Vader retorna para a franquia e aqui no começo de sua jornada como o Lorde Sith que ajudou o Imperador a formar o Império Galáctico.

Com Ben e Leia presos em um novo planeta, não bastou muito para as tropas imperiais encontrarem e escanearem o rosto do Jedi, por mais barbudo e abatido que ele esteja agora, 10 anos depois que Anakin e Kenobi tiveram seu embate épico. 

Hayden Christensen em cena de Obi-Wan Kenobi
Foto: © 2022 Lucasfilm Ltd. & ™. All Rights Reserved.

Com a caçada da Terceira Irmã pelo Jedi, as forças do mal se reúnem para tentar capturar o personagem que nesse terceiro episódio recebe sua dose semanal de um cameo famoso em forma de um personagem. Depois do atores Benny Safdie e Kumail Nanjiani darem as caras na atração, Ben recebe ajuda de uma oficial do Império que trabalha para o que podemos chamar de um embrião da Aliança Rebelde interpretada aqui pela atriz Indira Varma, de Game Of Thrones.

Assim, com um túnel secreto que desafia conceito de espaço e tempo e a esperança de encontrar um piloto que os levariam seguros para o planeta de Leia, Ben e a garota confiam mais uma vez em um desconhecido nos confins da Galáxia. Mas eles não vão só cruzar com o desconhecido, na medida que Darth Vader em pessoa chega no planeta munido das informações dos Inquisidores.

E uma mini-revanche entre Aprendiz e Mestre se forma. Fica claro que os anos que passaram, e o sentimento de Vingança do(s) Sith, apenas o deixaram mais forte. E a luta entre os dois personagens foi intensa, mesmo que curta, foi marcada também por diálogos, pela fuga de Ben em diversos momentos, e pelo plano de vingança de Darth Vader em querer que Kenobi sofra no fogo igual ele sofreu.

Ewan McGregor em cena de Obi-Wan Kenobi
Foto: © 2022 Lucasfilm Ltd. & ™. All Rights Reserved.

E também que explica que a força, e saber onde o outro está, é uma coisa como se fosse um bluetooth, só funciona quando um está perto do outro. E explica, em partes, por que o Mestre ficou chocado quando descobriu que o antigo Aprendiz estava vivo. Ou quase isso.

Sinto que o episódio avança com bastante rapidez em sua trama e que não tem tempo para perder para contar essa história. Novamente, Ewan McGregor consegue transmitir os sentimentos de culpa, de perda, e de remorso em relação a tudo que aconteceu com Anakin e a jovem Leia (Vivien Lyra Blair) diminui um pouco o tom irritante do episódio 2, afinal, a gravidade parece ter aumentado na mesma proporção que o perigo. Já Moses Ingram, continua a entregar uma atuação de destaque e se mostra fundamental para a trama. 

Como Obi-Wan Kenobi vai se comportar nos seus dois últimos episódios fica difícil dizer com os acontecimentos do final dessa terceira parte. Teremos que nos apoiar em Uma Nova Esperança e esperar a próxima semana para descobrir. 

Obi-Wan Kenobi exibe seus episódios de forma semanal, toda quarta-feira, no Disney+.

One Reply to “Obi-Wan Kenobi | Review: Parte 3”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.