O que esperar da edição 2022 da CinemaCon?

CinemaCon está de volta! A edição de 2022 do evento acontece nos próximos dias, entre 25 e 28 de abril lá nos EUA.

Depois de retornar para uma edição física somente em Agosto em 2021, por conta da pandemia, o evento retorna na sua tradicional data em Abril para começar o ano efetivamente em Hollywood.

O evento se consolidou nos últimos anos como a oportunidade certa para os estúdios apresentarem para os distribuidores tanto americanos quanto ao redor do mundo seus principais lançamentos. Na guerra dos cinemas contra os streaming, e nesse retorno para um mundo pós pandemia, a relação entre essas duas partes super importantes da indústria do cinema deve ficar cada vez mais estreita.

O evento reúne nos EUA os exibidoras de cinema do mundo, os grandes estúdios e os distribuidores para falar de tendências, realizarem palestras, e claro, mostrar as novidades do mercado para 2022 e os próximos anos.

O evento também celebra a “moviegoing experience” ou seja, como os cinemas podem melhorar a experiência do usuário ao ir ao cinema. Para gente, isso pode parecer meio intangível, mas para eles é super importante, afinal é uma indústria que movimenta bilhões de dólares a cada ano e vive numa constante onda de precisar se inovar a cada momento, seja por causa da competição com  TV, internet e/ou os serviços de streaming.

Para nós, o que CinemaCon tem de melhor são as apresentações dos grandes estúdios que estão lá para vender seu peixe com produções e filmes que serão lançados nos próximos meses.

Assim, esse ano, teremos novidades das gigantes Warner Bros, Paramount Pictures, Walt Disney Co., Universal PicturesSony Pictures.

Separamos o calendário dos estúdios maiores e o que esperar de cada um deles e o que pode aparecer nas apresentações. Claro, só saberemos no dia de cada apresentação, mas já dá para ter uma visão geral com os filmes no calendário de cada um deles. Horários de Brasília.

Confira aqui:

25 DE ABRIL – SEGUNDA-FEIRA

  • Sony Pictures (22h30)
Brad Pitt em Trem-Bala
Foto: Sony Pictures

Novamente a Sony abre a CinemaCon com um painel de algumas horas depois de literalmente causar um rebuliço no evento no ano passado com a exibição do primeiro trailer de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa lá em Agosto. Sem um filme de Tom Holland na grade, pelo menos por enquanto, o estúdio deve apresentar seu line-up na medida que Tom Rothman, o CEO da Sony Pictures lidera a apresentação juntamente com outros executivos.

O que esperar do estúdio? Talvez um novo trailer do longa de ação Trem-Bala (Agosto) liderado por um grande elenco encabeçado por Brad Pitt. Segue na grade daqui o longa Um lugar bem longe também em Agosto.

Quem sabe não teremos as primeiras cenas de The Woman King e The Bride que são os únicos longas na grade que ainda não tivemos muitas informações. Será que a Sony Pictures também não mostra a primeira imagem de Aaron Taylor Johnson como Kraven – O Caçador? Quais outras novidades aguardam o estúdio? É o que vamos saber na segunda-feira.

26 DE ABRIL – TERÇA-FEIRA

  • NEON (13h15)

O executivo Tom Quinn, o CEO e Fundador da NEON (que não tem um distribuidor fixo no Brasil) lidera a apresentação do estúdio na terça-feira.

  • Warner Bros. Pictures (20h)

O executivo Toby Emmerich (um dos poucos que sobraram da fusão da WarnerMedia com a Discovery), o Chairman da Warner Bros. Pictures Group lidera a apresentação do estúdio já como a nova empresa.

Para os próximos meses a Warner tem o longa Elvis (fará sua pré-estreia no festival de Cannes em Maio) que chega em Junho nos EUA e Julho no Brasil e a animação Dc Liga dos Super Pets (julho).

Florence Pugh em cena de Não Se Preocupe, Querida
Foto: Warner Bros.

O estúdio pode apresentar o primeiro trailer de Não se preocupe, querida da diretora Olivia Wilde que deve aparecer em algum festival após Cannes – nossa aposta fica com Veneza ou/e (definitivamente) em Toronto em Setembro. A Warner Bros. poderia levar o ator The Rock para deslumbrar os exibidores e ajudar a vender seu próximo filme, Adão Negro que chega em Outubro.

E quem sabe não teremos alguma coisa de Shazam! Fury of the gods que chega em Dezembro, não é mesmo? E olha que esses são apenas os filmes já anunciados, o line-up do estúdio ainda é maior.

27 DE ABRIL – QUARTA-FEIRA

  • Walt Disney Company (13h45)

O executivo Tony Chambers, vice-presidente de lançamentos nos cinemas, Disney Media e de Entretenimento apresenta o line-up do estúdio que já vem com um blockbuster pronto para arrecadar toneladas de dinheiro, agora no começo de Maio com Doutor Estranho No Multiverso da Loucura. Devido aos spoilers, e o nível mistério que o longa apresenta, não acredito que a Disney vá mostrar o filme para os exibidores, mas é esperado algum tipo de novidade no evento e quem sabe on-line?

Com os trailers de Lightyear e Thor: Amor E Trovão liberados agora, na semana anterior do evento, imagino que a Disney não exiba nada de muito inédito dessas produções, talvez, o estúdio possa exibir algum material de bastidores dos filmes para os exibidores?

O que eu imagino que o estúdio vai apresentar, em primeira mão no evento, são cenas ou o teaser de Avatar 2, a grande aposta da 20th Century Studios para o ano para que finalmente o estúdio deixe de ser a “prima pobre” dentro as marcas da Disney dominadas por Marvel e Star Wars.

Talvez seja muito cedo para alguma coisa de Pantera Negra 2 ou The Marvels, mas nada como jogar um pouco de Marvel nos exibidores né? O mesmo vale para o aguardadissímo live-action de A Pequena Sereia e o novo Indiana Jones que ficam para 2023.

Com o foco no Disney+, os lançamentos nos cinemas ficam mais dedicados para grandes produções, mas ficamos na esperança dos lançamentos da Searchlight Studios serem lembrados na apresentação.

  • Universal Pictures e Focus Features (20h15)

Os dois estúdios vão combinar suas apresentações novamente no evento. A executiva Donna Langley, Chairman da Universal Film Entertainment Group lidera a apresentação ao lado do executivo Peter Kujawski da Focus Features.

Do lado da Universal Pictures, o grande destaque fica com Jurassic World – Domínio, o próximo grande lançamento do estúdio em junho que e promete movimentar a bilheteira pós-Doutor Estranho 2.

O estúdio ainda tem O Telefone Preto (que será exibido para os presentes) e ainda a animação Minions 2. Eu espero um novo trailer para o longa de terror com Ethan Hawke ainda mais pelo fato que será no mesmo dia da exibição do penúltimo episódio de Cavaleiro da Lua que o ator participa.

Ainda no campo de o que esperar, podemos ter as primeiras cenas ou imagens (não somos gananciosos, imagens são ótimas) de Beast com Idris Elba, Ticket to paradise com Julia Roberts, Dark harvest, a comédia Bros com Billy Eichner e alguma coisa de SuperMario.

Do lado da Focus Features, a produtora deve capitalizar com o lançamento de O Homem do Norte (só em Maio aqui no Brasil) e com o lineup de longas com apelo mais artístico e que miram a temporada de premiação como Mrs. Harris goes to Paris (foi para Outubro, deve pegar algum festival), She Said, Spoiler Alert, e Armageddon Time (que chega em Cannes) e que podem dar as caras no evento. O mesmo para TÁR com Cate Blanchett.

28 DE ABRIL – QUINTA-FEIRA

  • Paramount Pictures (13h15)

A Paramount abre o último dia de CinemaCon 2022 e leva a primeira apresentação de Top Gun: Maverick, o adiado e aguardado longa com Tom Cruise, que finalmente voa para Maio.

Brian Robbins, o Presidente e o CEO do estúdio ainda apresenta o line-up do estúdio para os próximos meses que conta com a animação O Lendário Cão Guerreiro e ainda o filme Secret headquarters com Owen Wilson. Com poucos filmes na grade oficialmente marcados, é a oportunidade do estúdio dar o caminho das pedras para os exibidores. As primeiras cenas ou as primeiras fotos de Dungeons & Dragons (que fica para 2023) deve ter apresentadas, afinal, nessa semana o estúdio liberou o título oficial da produção.

Capaz de termos também novidades para Pânico 6 (Janeiro/2023), afinal, as gravações já começam agora na metade do ano. Mas particularmente estou no aguardo de novidades de Babylon o longa de Damien Chazelle sobre a Hollywood antiga com Brad Pitt e Margot Robbie.

O estúdio pode ainda tentar lembrar os exibidores que mais Transformers vem aí com novidades de Transformers – O despertar das feras , de mais Missão: Impossível, e claro de Star Trek.

  • Lionsgate (18h45)

A Lionsgate fecha a CinemaCon 2022 com seu painel de seus próximos lançamentos. Normalmente no Brasil, os filmes da produtora saem pela Paris Filmes.

O executivo Joe Drake, Chairman do Grupo lidera a apresentação.

O line-up do estúdio fica com Shotgun Wedding (que deve sair pelo Prime Video por aqui) em Junho, Are you there god? It’s me Margaret em setembro, o terror The devil’s light em Outubro, e claro, a franquia John Wick que ficou lá para 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.