domingo, 25 fevereiro, 2024
InícioDestaquesLoki | 2x04 - Coração da AVT | Review

Loki | 2×04 – Coração da AVT | Review

E seguindo o ritmo do quarto episódio de uma série da Marvel Studios (ou de boa parte das séries de streaming ultimamente), o 2×04 de Loki foi um episódio muito bom e cheio de reviravoltas.

Com Coração da AVT tivemos não só Victor Timely (Jonathan Majors) de visita para a organização que ele mesmo criou (tá uma de suas variantes), como também a conclusão do arco narrativo, que por mais urgente que parecia ser, levou 4 episódios para ser desenvolvido e finalizado.

O episódio terminou no ápice, com um estouro, e a sensação que fica é que os próximos dois que vão ser importantes para a série e que devem dar uma chacoalhada, não só na atração de maneira geral, mas também no que podemos esperar para o futuro do MCU, afinal, foi uma mudança que afeta todas as linhas do tempo de alguma forma.

E claro, que tivemos mais Srta. Minutos! Assim, vamos falar do episódio aqui abaixo, com spoilers hein?

ALERTA DE SPOILER!

Este artigo contém informações sobre os principais acontecimentos da série/filme.
Continue a ler por sua conta e risco.

Eugene Cordero, Sophia Di Martino, Ke Huy Quan, Owen Wilson, Tom Hiddleston e Jonathan Majors em cena do episódio 4 da segunda temporada de Loki. Foto Photo by Gareth Gatrell. © 2023 MARVEL. All Rights Reserved.

O 2×04 entregou um episódio que serviu para amarrar algumas pontas e preparar o terreno para o final da temporada. Serviu também como um episódio de respostas, mas também um que nos deu várias novas perguntas.

Então vamos por partes, começando pelas respostas.

RESPOSTAS!

Primeiro descobrimos quem queimou o Loki (Tom Hiddleston) enquanto ele cruzava com a Sylvie (Sophia Di Martino) na porta do elevador como vimos lá no primeiro episódio da temporada. FOI O PRÓPRIO LOKI. 

E a frase que faria sentido ele fazer isso, fez todo sentido mesmo. Afinal, a AVT estava a um passo de explodir por conta da pressão que as linhas do tempo estavam fazendo na máquina que Victor Timely criou.

E a fofoca, a informação, se desdobrou em duas novas informações super bacanas, e meio que foi um easter-egg dentro de um easter-egg.

A relógio danadinha contou para Renslayer (Gugu Mbatha-Raw) que a personagem e Aquele Que Permanece (Jonathan Majors) lutaram juntos na Guerra Multiversal e que, no final, depois deles terem vencido, a promessa era que os dois iriam governar a AVT.

Mas claro que como já tínhamos visto anteriormente, Kang e suas variantes não gostam de trabalhar juntos e depois que a personagem retorna para a organização, Aquele Que Permanece manda a Srta. Minutos acionar o Protocolo 42 que nada mais é que apagar as memórias de todos. 

Outro easter-egg bem bacana do episódio 2×04 é que descobrimos a origem do lema da TVA: “Para Todo Sempre. Sempre.” que é um diálogo que Aquele Que Permanece e Renslayer trocaram, como vimos nas cenas entre os dois mostrada pela Srta. Minutos.

Achei interessante vermos que Aquele Que Permanece também roubou até mesmo o diálogo com a personagem, além de privar Renslayer do controle da organização depois que eles venceram a Guerra. Isso só mostra que os personagens, mesmo que variantes e um pouco diferentes, são essencialmente as mesmas pessoas.

Outra revelação importante do episódio, mas que talvez não tenha tido um peso mais importante, por ter sido extremamente casual na forma como foi revelada, foi que a resposta para a pergunta de quem ligou para Mobius e Loki que vimos lá no episódio 1? Foi O.B. (Ke Huy Quan) !

Ainda sobre o personagem, o episódio também mostrou o significado do nome dele, que desde do episódio 1 tinha me deixado com a pulga atrás da orelha sobre o motivo de O.B. ter esse nome. O.B. vem de  Ouroboros que na mitologia é uma cobra que morde o próprio rabo e que significa nascimento, morte e renascimento.

E isso, se mostrou basicamente o tema do episódio em si, que ficou claro quando Timely conhece o personagem, ambos trocam figurinhas sobre a criação do guia da TVA e cena mostrou que esses eventos seguem a temática do ovo ou a galinha. Quem veio primeiro?Quem criou o livro prmeiro? Afinal fica claro que ambos influenciam um ao outro com a criação do livro.

Afinal, Renslayer deixou o livro para o personagem como vimos no capítulo passado, ao mesmo tempo que O.B. só conseguiu trabalhar no livro depois que a organização foi criada, baseada nas ideias de Timely com o livro. É um circulo sem fim, um time looping, onde as interações de Quan e Majors foram bem bacanas e os dois atores se destacaram aqui.

Elenco reunido em cena de Loki temporada 2. Foto: Photo courtesy of Marvel Studios. © 2023 MARVEL. All Rights Reserved.

NOVAS PERGUNTAS

Como falamos o episódio entregou respostas, mas também novas perguntas, sendo a principal delas: QUE M*ERDA ACONTECEU COM A LINHA DO TEMPO? TODO MUNDO MORREU? Eu preciso de respostas, Kevin Feige!!

Como vimos, depois de 4 episódios com a máquina que cuida da linha do tempo se mexendo mais que um aspirador de pó ligado, sem ninguém segurando ele, o negócio explodiu. 

O.B., Timely e Casey (Eugene Cordero) tinham um plano… tipo aqueles infalíveis do Cebolinha? Que nada mais era que  jogar um objeto na máquina para tentar aumentar o tamanho das esferas e fazer com que mais linhas do tempo passassem por ele.

Mas é claro que tinha a possibilidade de que a máquina não ia aguentar ou que a radiação do tempo impedisse eles de fazer isso. O que aconteceu? Isso! Mas mesmo depois de explodir eu ainda acho que não matou ninguém. Ou tenha poupado só Mobius (Owen Wilson), afinal, ele já teve contato com a energia temporal? Ai o personagem poderia ir para outras linhas do tempo atrás de Loki e cia? Muitas perguntas.

E também acho que vamos descobrir mais todo essa questão/mitologia sobre o tempo em si. Tipo não é por que as linhas do tempo explodiram que o conceito de tempo, espaço, tenha ido para cucuias né?  Ainda acho também que o conceito do Ouroboros vai servir para essa situação.

Talvez a explosão tenha sido um tipo de “Reinicia o modem e espera 30s ” sabe? São muitas teorias. Mas acho que a única certeza é que Timely entrou lá por vontade própria e já sabendo que ele ia virar macarronada de domingo. Ainda mais depois que a Srta. Minutos falou para ele que ele nunca seria tão bom quanto ele. Sendo ele o Aquele Que Permanece. Talvez ele, Timely, tenha pensado que não valia a pena estar mais lá.

Mas acho também que, talvez, a frase, tenha sido mais como um golpe baixo da relógio, do que qualquer coisa, principalmente depois que Timely recusou as ofertas da laranja no episódio passado.

E no final, o 2×04 foi mostrar que não dá para impedir uma mulher traída e um relógio megalomaníaco de irem atrás de vingança. O episódio termina com a Srta. Minutos resetada, Renslayer e X-5/Bradley (Rafael Casal) foram prudados e voltaram para aquela realidade onde as variantes vão e que vimos na temporada passada, a General Dox (Kate Dickie) foi esmagada pela prisão, onde vimos Srta. Minutos ser mais uma vez uma doida varrida, e os personagens não conseguiram impedir as linhas do tempo de explodirem.

O que será que vai acontecer nos próximos dois episódios? Só o tempo dirá.

Loki retorna com um novo episódio na próxima quinta-feira no Disney+.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Try Apple TV

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Confira a lista de dubladores nacionais da animação Patos!

Claudia Raia, Ary Fontoura e mais na lista de dubladores nacionais da animação Patos! Chega em janeiro nos cinemas.

Os vencedores do SAG Awards 2024

Últimas

Os vencedores do SAG Awards 2024

Confira a lista completa com os vencedores em TV e Cinema do SAG Awards 2024, o prêmio do sindicato dos atores de Hollywood.