segunda-feira, 26 fevereiro, 2024
InícioFilmesAnimaçãoFestival Annecy 2023 | Sony Animation apresenta curta de Homem-Aranha No Aranhaverso

Festival Annecy 2023 | Sony Animation apresenta curta de Homem-Aranha No Aranhaverso

A Sony Animation foi o primeiro dos grandes estúdios a dar as caras no primeiro dia de painéis da edição 2023 do Festival de Annecy.

Diretamente do Teatro Bonlieu, o estúdio celebra o Homem-Aranha de Miles Morales que tem levado multidões aos cinemas com a sequência Homem-Aranha Através do AranhaVerso lançada no começo do mês.

E com isso, o estúdio da animação lança o curta The Spider Within: A Spider-Verse Story (A Aranha Dentro de Nós: Uma História do AranhaVerso, em tradução livre) no festival.

O projeto vai parte de um programa dentro da Sony Pictures Animation com a Sony Pictures Imageworks de mentoria chamado Leading and Empowering New Storytellers ou LENS.

A mentoria procura e treina potenciais candidatos de grupos não representados normalmente em animação com a oportunidade de experiências de liderança.

Assim, em sua primeira versão, o estúdio identificou 4 candidatos em diferentes etapas de suas carreiras que vão aprender e desenvolver novos conjuntos de habilidades de liderança, selecionar uma equipe e trabalharem juntos em um curta animado.

O LENS teve duração de 9 meses, mas o time responsável trabalhou no curta durante 6 semanas apenas.

O painel foi apresentado por Michelle Raimo Kouyate e David Schulenburg os criadores do programa, juntamente com os profissionais que compuseram a primeira turma:

Jarelle Dampier (Direção)
Khaila Amazan (Roteiro)
Joe Darko (Supervisão de Animação)
Clara Chan (Supervisão de VFX)

No curta, Miles Morales ainda sofre para balancear responsabilidades como adolescente, amigo e estudante e ainda como o único Homem-Aranha do Brooklyn. Depois de um dia desafiador e tentando equilibrar todos esses pratos, Miles experiencia um ataque de pânico que o faz confrontar sua ansiedade e aprender que pedir ajuda pode ser tão heróico quanto proteger a cidade, afirma a sinopse.

Assim, além da exibição do curta, o quarteto de produção comentou um pouco sobre a criação do projeto, as inspirações e como foi trabalhar com uma história dentro do Aranhaverso.

Miles Morales em cena de Homem-Aranha No AranhaVerso, animação vencedora do Oscar.
Foto: Sony Pictures Animation. All Rights Reserved.

O que acontece no curta The Spider Within: A Spider-Verse Story?

Com aproximadamente mais de 6 minutos, The Spider Within: A Spider-Verse Story se passa dentro do Universo apresentado nos dois filmes da franquia animada de Miles Morales. O curta explora questões de saúde mental, e como lidar com a ansiedade, e aqui, mostra Miles na medida que vemos o nosso protagonista lidar com a pressão de manter sua identidade Aranha secreta, salvar a cidade, e claro, ir bem nos estudos e tudo mais.

Sem estabelecer, efetivamente, onde está está localizado no Universo, mas provavelmente antes dos vistos retratados em Homem-Aranha Através do AranhaVerso, vemos Miles chegar em casa depois de um dia para lá de cansativo, e encontrar seu seu pai preparado para uma maratona de filmes de terror. Na qual, Miles recusa.

A estética visual do curta continua a mesma dos filmes, só que nas cenas temos uma ambientação mais pendente para o terror na medida que um cansado Miles vê seu sensor Aranha apitar quando chega no seu quarto. Já é noite, mas Miles precisa lidar com um vilão.

E a figura que lembra uma sombra parece muito familiar na medida que Miles e a silhueta começam uma luta no meio do metrô de Nova York. Ao usar seus poderes, Miles vê a figura misteriosa se transformar em uma gigante aranha, e depois em várias Aranhas, até que Miles consegue sair do transe que estava.

Fica claro que Miles lida com suas próprias inseguranças disfarçadas e personificadas como um vilão. E assim, ele decide desabafar com seu pai e os dois saem para conversar pelas ruas de Nova York.

Durante o bate-papo após o time envolvido no curta comentou alguns detalhes da produção.

Miles Morales e o pai, o detetive Jeffreson em cena de Homem-Aranha No AranhaVerso, animação vencedora do Oscar.
Foto: Sony Pictures Animation. All Rights Reserved.

O diretor Jarelle Dampier diz que o tema do curta tem haver com as suas próprias experiências ao lidar com a saúde mental, principalmente depois da pandemia. “Depois que me ofereceram esse trabalho para dirigir o curta, eu tive o maior ataque de pânico que já tive na vida. Eu passei a noite no hospital. É uma história real.”

Joe Darkom que trabalhou na supervisão de animação, comentou um pouco sobre trabalhar no projeto e principalmente na figura das sombras que atormenta Miles. “Essencialmente, o DNA da figura das sombras é uma mistura de tudo o que as pessoas com ansiedade e que sofrem ataques de pânico vivem, mas resolvemos colocar essa experiência dentro da linguagem cinematográfica e nos aspectos de terror que [escolhemos] e que ditaram as decisões que tomamos.”

Darkim comentou que em uma das versões iniciais da figura das sombras era apenas rabiscos e silhuetas bagunçadas. Mas eles já tinha visto um pouco os desenhos e as artes conceituais do personagem do vilão Mancha, visto em Homem-Aranha Através do AranhaVerso e não queriam que o público se confundissem. “Nós realmente queríamos ficar longe disso e ter certeza que a figura das sombras [tivesse um visual único] e não confundisse as pessoas em as fazer pensar se estaria conectado com o Mancha.”

E a forma como a figura das sombras foi introduzida variou bastante. E um dos desenhos exibidos, vimos que a Sombra chegaria no quarto de Miles como um se tivesse pendurado em uma teia e que lembraria a figura de uma caveira. (infelizmente não temos os visuais para mostrar).

E no final, Darkim comentou que o modelo final do design da criatura deveria ser feito para deixar claro que a Sombra e Miles tem o mesmo formato corporal, afinal, são a mesma pessoa e que é o personagem lidando com seus próprios medos e angústias.

Clara Chan (que trabalhou nos filmes do Aranhaverso e está na Sony Animation por mais de 20 anos), a responsável pelos efeitos visuais comentou que eles decidiram trabalhar com suas cores primárias para criar a ambientação do curta. O azul quando Miles está no quarto e o vermelho que representa a raiva, principalmente quando Miles luta com a criatura.

No final, quando Miles “vence”essa batalha o curta ganha outras tonalidades de cores.

Sobre a trama em si de The Spider Within: A Spider-Verse Story, a chefe dos roteiristas comenta sobre a decisão de focar no pai de Miles. “Nós tivemos essa conversa [de quem mostraríamos no curta].” afirma a roteirista Khaila Amazan.

Não vemos muito conversas sobre saúde mental entre pai e filho. E nesse caso, principalmente entre dois homens, e dois homens negros. Eu realmente queria mostrar aquela ternura que acontece na vida real porque eu tive conversas assim com meu pai e então eu só queria realmente isso e a importância de [se falar sobre isso].” afirma.

Perguntado quando o público poderá ver o curta, Dampier comentou: “Ainda não sabemos, quando soubermos eu vou espalhar para todo mundo. Vocês foram as primeiras pessoas do mundo, a assistir fora [dos escritórios da Sony Animation].

Os atores Brian Tyree Henry (Jefferson) e Shameik Moore (Miles) reprisaram os papéis de vozes originais dos filmes animados.

O curta ainda tem a música “Make it Out Alive” tocada nos créditos finais.

O Festival de Animação de Annecy acontece entre os 11 até 17 de junho com cobertura presencial do ArrobaNerd.

O Festival de Animação de Annecy acontece entre os 11 até 17 de junho com cobertura presencial do ArrobaNerd.


Miguel Morales
Miguel Moraleshttp://www.arrobanerd.com.br
Sempre posso ser visto lá no Twitter, onde falo sobre o que acontece na TV aberta, nas séries, no cinema, e claro outras besteiras.  Segue lá: twitter.com/mpmorales

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Newsletter

Assine nossa Newsletter e receba todas as principais notícias e informações em seu email.

Mais Lidas

Patos! | Crítica: Animação voa alto e diverte

Patos! entrega uma animação sobre uma família de patos em aventura que voa alto e diverte. Nossa crítica do longa.

Últimas

As Five mostra a evolução de Benê em teaser da temporada final

O Globoplay estreia em 1º de março a última temporada da série As Five, e hoje liberou o teaser de Benê, personagem intrigante da atriz Daphne Bozaski. A série...

Os vencedores do SAG Awards 2024